You are on page 1of 21

INDIVIDUO, CULTURA E SOCIEDADE

O homem vive em sociedade > um animal social. Ao nascer recebe uma herana cultural: a lngua, gosto alimentar

A forma de ASSIMILAO da cultura = SOCIALIZAO > processo permanente de aprendizado das relaes que os homens estabelecem entre si. O homem produtor e produto do contexto social.

H uma permanente tenso entre ser indivduo e sociedade ao mesmo tempo.

Individuo e sociedade so fenmenos que se integram > vida humana CONVIVNCIA

CONVIVNCIA = viver juntos, trocar experincias

Na convivncia somamos diferenas e reforamos semelhanas.


Sendo diferente, tornamo-nos um NO grupo e, sendo sociveis, tornamos-nos um DO grupo. Socializao = processo dinmico e contraditrio > da as rebeldias, no aceitao das normas, no inconformismo e conflitos que causam rupturas e mudanas.

A vida nos grandes centros tornam as relaes hoje: IMPESSOAIS = voc sabe o nome dos vizinhos? Das ruas do seu bairro? FORMAIS E CONTRATUAIS = amigos!!!!!!!!!!! Tenho apenas colegas de trabalho. UTILITRIAS = aproximar de algum pensando na rede de relaes da pessoa. REALSTICOS = melhor colocar grade nas janelas ESPECIALIZADOS = farei engenharia com vista a me especializar em ponte mvel

Decises individuais afetam o coletivo > escolhas que tm desdobramentos

Convivncia enfrenta o problema da competio > gera individualismo > pois competir torna difcil o conviver, uma vez que implica reconhecer as desigualdades admitir formas de luta implcitas ou explicitas, contrastar nossas diferenas.
Existem conflitos entre grupos tnicos, pais e filhos, torcidas de futebol.

As instituies sociais = so formas de organizao das prticas sociais consideradas adequadas para atingir determinados objetivos. As instituies sociais so legitimas > resultam de aes que se repetem, se cristalizam, passam a ser aceitas como as melhores em uma determinada poca. .

Tudo o que envolve o ser e o fazer dos homens associados exerce uma atrao sobre ns > necessidade de nos sentir homens do nosso tempo . Por isso nos sujeitamos aos ditames sociais que padronizam os gostos, homogenezam as idias, fazem alguns mais iguais entre si e outro muito diferente, de muitos. Vlido para a moda, msica, religio. > Aes e condutas individuais e coletivas regem os impulsos humanos e provam o quanto o social nos atrai, seja para expressar a religiosidade, seja para atender os apelos do consumo material.

PRESSO SOCIAL leva os indivduos e grupos a adotarem padres vigentes de comportamento.


No resulta apenas da coero fsica ou psicolgica, mas tambm da incorporao de comportamentos socialmente admitidos, seja por fora das relaes econmicas , prticas religiosas, polticas ou morais.

Segundo o socilogo G. Smith Russel > nove

dcimos de tudo o que voc faz, diz, pensa, sente, desde que se levanta de manh cedo at a hora que vai para a cama dormir, voc diz faz, pensa, sente no como expresso prpria, independente, mas em conformidade inconsciente e sem critica com regras, regulamentos, hbitos grupais, padres, cdigos, estilos e sensaes que existiam muito que voc nascesse.

O maior instrumento da socializao o CONTROLE SOCIAL > que pode ser o olhar de reprovao do pai. O CONTROLE SOCIAL SO AS FORMAS PELAS QUAIS A SOCIEDADE INTROJETA OS VALORES DO GRUPO NA MENTE DE SEUS MEMBROS, PARA EVITAR QUE ADOTEM UM COMPORTAMNETO DIVERGENTE. O principal objetivo do controle social fazer com que cada individuo tenha o comportamento socialmente esperado.

O controle social no existe apenas para punir, mas para manter o equilbrio da sociedade e de dar proteo social efetiva aos seus membros. 3 funes: 1. A de ordem social > aplicao das normas e da lei 2. funo de proteo social > o cumprimento das normas beneficiam os menos protegidos da sociedade > ex. proteo dos direitos humanos 3. eficincia social > relacionada as regras e procedimentos que levam os indivduos a contribuir de forma produtiva para o bemestar e o desenvolvimento da sociedade > formao profissional, educao em geral

Para mile Durkheim, socilogo francs, o SOCIAL resultado das combinaes das conscincias individuais. um fenmeno com existncia e fora prprias.
Resultam da coero social > a fora que leva os indivduos a se conformarem com da sociedade em que vivem independente de sua vontade e escolha. Ex. o idioma que eu falo, a moeda do meu pas, etc. A no adequao resulta em sanes > legais ou espontneas.

Exteriores aos indivduos (independem de sua conscincia particular): existem e atuam sobre os indivduos independentemente de sua vontade ou adeso consciente. Ex. os costumes, as leis que existem antes do nosso nascimento e que somos coagidos a respeit-las, os sentimentos comuns aos grupos, etc. Generalidade: social tudo que geral. Isto , que se repete em todos os indivduos ou, pelo menos, para a maioria deles ao longo do tempo. Ex. a moral vigente, as formas de habitao.

Nas sociedades industriais os indivduos so interdependentes > precisam uns dos outros > cooperao compulsria, que resultante da diviso do trabalho. A preocupao com o indivduo origina-se com a sociedade capitalista a partir do sculo XVIII. Surgem as duas grandes sociais BURGUESIA E PROLETARIADO -com interesses antagnicos, mas complementares e interdependentes.

As diferenas entre as classes na sociedade capitalista so inconciliveis, em oposio figura do individuo valorizada. INDIVIDUOS > so considerados livres e iguais perante a lei. Livres para vender mercadoria e para trocar sua fora de trabalho por salrio. Na sociedade capitalista o que vale a liberdade da iniciativa privada, a concorrncia individual. Tudo tem preo.

DESIGUALDADE SOCIAL

Numa sociedade de desiguais no pode haver igualdade. As desigualdades se manifestam de todas as formas e em todos os ambientes sociais > mais bonitos, mais ricos, mais estudados, mais jovem, etc. Resulta muitas vezes em preconceitos, discriminaes. A globalizao veio potencializar o nvel de desigualdade entre pessoas e pases.

INDIVIDUO E CIDADO

Como pertencente a uma nao o individuo torna-se cidado > capaz de participara e de opinar sobre a vida poltica. A formao de uma conscincia comunitria resultado de um processo lento de elaborao cultural e depende da capacidade critica de partilhamento de condies de vida semelhante.

Conscincia coletiva: conjunto de crenas e dos sentimentos comuns mdia dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida prpria > a conscincia coletiva a prpria sociedade). A conscincia coletiva adquirida mediante os processos de socializao aos quais somos submetidos ao longo da nossa vida na sociedade. (educao)

No Brasil o sentido de comunidade e do sentido de cidadania muito fraco > resultado das nossas razes histricas autoritria e patrimonialista. O individuo valoriza muito pouco a sociedade e esta descuida do cidado.

Os direitos no so reconhecidos nem conhecidos, a justia lenta e morosa o que leva ao seu descrdito. .
Da fraqueza da lei social resulta a insegurana do cidado.

You might also like