You are on page 1of 20

Virtualizao de Servidores

Paulo para editar o estilo do subttulo mestre CliqueHenrique

5/23/12

Roteiro
O que Virtualizao? Por que virtualizar? Tipos de Virtualizao

5/23/12

O que Virtualizao?
O

conceito de virtualizao significa trabalhar com softwares especficos para criao de uma camada lgica entre o sistema operacional hospedeiro e a parte fsica conhecida como o hardware do computador, com o objetivo de proporcionar um ambiente com todas as funcionalidades semelhantes ao funcionamento de uma mquina real.

5/23/12

As

mquinas virtuais fazem o milagre da multiplicao do PC. Na prtica, no passam de espaos em disco e na memria, que podem ser apagados quando voc quiser (MACHADO, 2007).

5/23/12

Virtualizao

refere-se a tecnologias criadas para fornecer uma camada de abstrao entre sistemas de hardware de computador e o software que roda nestes sistemas (WATERS, 2007).

5/23/12

Para Laureano, (2006), a virtualizao prope uma forma mais eficiente de fazer uso da capacidade do processador para beneficiar os usurios. A complexidade dos computadores dificulta a instalao, configurao das mquinas e a sua utilizao. A virtualizao tem como objetivo reduzir a complexidade dos sistemas para usurios, que no precisaro utilizar um sistema to complexo, pois utilizaro uma mquina virtual bem simples de usar, com todas as definies feitas pelo sistema operacional.

5/23/12

5/23/12

Por que virtualizar?


De

acordo com pesquisas realizadas pela VMware, empresa desenvolvedora de ferramentas utilizadas na virtualizao, s empresas ainda utilizam o modelo tradicional em seus servidores utilizando apenas entre 5 e 15% de toda a sua capacidade (VMWARE, 2007).

5/23/12

reduo no nmero de ativos fsicos de hardware incide diretamente na economia de energia eltrica, objetivo principal das empresas em todo o mundo. O ganho de espao fsico, reduo de custos com refrigerao e segurana esto entre os principais motivos que levam as empresas para a virtualizao.

5/23/12

5/23/12

Atualmente

as empresas tm buscado cada vez mais a centralizao, reduo do nmero de servidores fsicos e custos com administrao em suas instalaes. Esse processo conhecido como consolidao de servidores.

5/23/12

Para

gerar uma economia de at 66% para uma empresa que utiliza o modelo convencional em seu parque de informtica, basta utilizar a virtualizao e a consolidao de servidores, que possibilitaro uma reduo para 53% com os custos de hardware e 79% os custos de operao (STTRATUS SOFTWARE, 2010).

5/23/12

Tipos de Virtualizao
Atualmente

existem diferentes tipos de virtualizao, entre elas podemos destacar a virtualizao total e a paravirtualizao (LAUREANO, 2006).

5/23/12

Virtualizao total
Na

virtualizao total o sistema que ser virtualizado no sofre nenhuma alterao. O sistema virtualizado executa de forma mais lenta e o monitor de mquinas virtuais precisa desenvolver alternativas para a execuo de operaes privilegiadas nos processadores que no possuem suporte a virtualizao, como nos processadores Intel 32 bits disponveis no mercado.

5/23/12

Na

virtualizao total, uma estrutura completa de hardware virtualizada, portanto, o sistema a ser virtualizado (sistema convidado) no precisa sofrer qualquer tipo de alterao (LAUREANO, 2006). tipo de virtualizao faz uma simulao completa do hardware que est por trs, permitindo o acesso direto ao hardware e possibilitando a execuo de qualquer aplicativo.

Esse

5/23/12

Na

virtualizao total cada mquina virtual e o (Virtual Machine Monitor) Monitor de Mquina Virtual esto isolados por completo, possibilitando a instalao de diferentes sistemas operacionais e promovendo um melhor desempenho do processador e da memria.

5/23/12

Paravirtualizao
Na

paravirtualizao o sistema que ser virtualizado sofre alterao para que seja mais eficiente a interao com o monitor de mquinas virtuais. Esse tipo de virtualizao faz uma simulao parcial do hardware que est por trs, garantindo com que cada mquina virtual tenha seu espao de endereamento, aumentando o desempenho da mquina

5/23/12

Na

paravirtualizao, o sistema a ser virtualizado (sistema convidado) sofre modificaes para que a interao com o monitor de mquinas virtuais seja mais eficiente (LAUREANO, 2006). tipo de virtualizao faz uma simulao completa do hardware que est por trs, permitindo o acesso direto ao hardware e possibilitando a execuo de qualquer aplicativo.

Esse

5/23/12

Na

virtualizao total cada mquina virtual e o (Virtual Machine Monitor) Monitor de Mquina Virtual esto isolados por completo, possibilitando a instalao de diferentes sistemas operacionais e promovendo um melhor desempenho do processador e da memria.

5/23/12

Referncias
VMware,

Inc. VMware vSphere Standard Edition. Palo Alto CA, EUA. Disponvel em: < http://www.vmware.com/files/br/pdf/VMwarevSphere-Standard-Edition-Datasheet.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2012. WATERS, John K. ABC da Virtualizao. Disponvel em: <http://cio.uol.com.br/tecnologia/2007/08/14 /idgnoticia.2007-08-14.5515750576/>. Acesso em: 14 abr. 2012. STTRATUS, Solues em TI. Virtualizao: 5/23/12 rode vrios sistemas operacionais na

You might also like