You are on page 1of 8

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS SUP. DE TEC.

EM CONSTRUO DE EDIFCIOS

Matria: ESTATSTICA

Assunto: Distribuio Normal

Alunos: Gederson H. Parisotto Charles Betuel Mansende Mvumbi

VARIVEL ALEATRIA
2
Suponhamos um espao amostral S e que a cada ponto amostral seja atribudo um numero. Fica ento definida uma funo chamada varivel aleatria, indicada por uma letra maiscula, sendo os seus valores, indicados por letras minsculas.

Assim, se o espao amostral relativa ao (lanamento simultnea de duas moedas) S = {(Ca, Ca), (Ca, Co), (Co, Ca), (Co, Co)} e se X representa O numero de caras que aparecem, a cada ponto amostral podemos associar um numero pra x, como podemos ver na tabela.
Ponto Amostral x

(Ca, Ca) (Ca, Co) (Co, Ca) (Co, Co)

2 1 1 0

DISTRIBUIO DE PROBABILIDADE
3

Consideramos a distribuio de freqncias relativa ao numero de acidentes dirios em um estacionamento:


Numero de Freqncias acidentes 0 22 1 5 2 2 3 1 = 30 E um dia a probabilidade de:
- no ocorrer acidente : - Ocorrem dois acidentes :

- Ocorrer um acidente :

- Ocorrem

trs acidentes :

Podemos ento dizer que:

Numero de acidentes 0 1 2 3

probabilidades 0,73 0,17 0,07 0,03 = 1,00

Essa tabela denominada distribuio de probabilidade.

Seja X uma varivel aleatria que pode assumir os valores . A cada valor probabilidade de ocorrncias de tais pontos no espao amostral. Assim temos:

Os valores x1,x2,x3,...,xn e seus correspondentes p1, p2,p3...,pn definem uma distribuio de probabilidade.

Assim, voltando tabela 1, temos:


Ponto Amostral (Ca, Ca) (Ca, Co) (Co, Ca) (Co, Co) x 2 1 1 0 P(X) + + + + =1/4 =1/4 =1/4 =1/4

+1/4 = 2/4

Logo, podemos escrever:


Numero de caras (x) 2 1 3 P(x) 1/4 2/4 1/4 =1

Ao difinir a distribuio de probabilidade, estabelecemos uma correspondncia unvoca entre os valores da variavel aliatoria X e os valores da variavel P. esta correspondecia define uma funo; os valores (i=1,2,....,n) formam o domnio da funo e os valores (i=1,2,3,...n), o seu conjunto imagem. Essa funo assim definida, e denominada funo probabilidade e representada por: F(x)=P(X=xi) A funo P(X=xi) determina a distribuio de probabilidade da varivel aleatrio X.

Assim, ao lanarmos um dado, a variavel aleatoria X, definida (pontos de um dado), pode tomar os valores 1,2,3,...6 Como a cada um destes valores esta associada uma e uma s probabilidade de realizao e P(xi)=1, fica deefinida uma funo de probabilidade, da qual resulta a seguinte distribuio de probabilidade:
X 1 2 3 4 5 6 P(x) 1/6 1/6 1/6 1/6 1/6 1/6 =1

Sabendo que, quando da realizao de um experimento qualquer em uma nica tentativa, se a probabilidade de realizao de um evento (sucesso) p, a probabilidade de no realizao desse mesmo evento (insucesso) 1-p=q. Suponhamos, agora, que realizamos a mesma prova n vezes sucessivas e independentes. A probabilidade de que um evento se realize k vezes nas provas dada pela funo: f(X) = P(X = k) = Onde: 7
- P(X=k) a probabilidade de que o evento se realize k vezes em n provas; - p a probabilidade de que o evento se realize e uma s prova sucesso; -q a probabilidade de que o evento no se ralize no decurso dessa prova insucesso;

e o coeficiente binominal de n sobre k, igual a *. *. Essa funo, denominada lei binominal, define a distribuio binominal.

Exemplo:

1 uma moeda e lanada 5 vezes seguidas e independentemente. Calcule a probabilidade de serem obtidas 3 caras nessas 5 provas. Temos: n= 5 e k =3 pela lei binominal, podemos escrever:
P(X=3)=

Se a probabilidade de obtemos (cara) numa s prova (sucesso), p= e a probabilidade de no obtemos (cara) numa so prova (insucesso) q= ento: ,

8
P(X =3)
=

Logo:

You might also like