You are on page 1of 27

Materno-Infantil

6 aula A Assistncia Nutricional Pr-Natal


Juliana de Brito Maia Miamoto 2012

INTRODUO
A assistncia pr-natal tem papel decisivo no resultado da gestao. Na sua ausncia, a mortalidade pr-natal cinco vezes superior quela encontrada nas clnicas de atendimento pr-natal regular. Durante o pr-natal so detectadas as gestantes de alto risco e medidas profilticas e teraputicas so empregadas objetivando o controle de quadros patolgicos que representam risco materno e fetal. Para o sucesso da assistncia pr-natal so necessrios: A participao da equipe inter e multidisciplinar, Um cuidado pr-natal precoce e a Garantia da assistncia de qualidade ao longo da gestao.

Baseando-se no enfoque de risco sugerido pelo Centro Latino-Americano de Perinatologia da Organizao PanAmericana de Sade CLAP

O Ministrio da Sade MS, diante dos dados de morbimortalidade materna e pr-natal, tem:
Normatizado as aes de assistncia pr-natal, segundo o grau de risco (de baixo e de alto risco) Disponibilizado recursos, Uniformizado conceitos e critrios para a abordagem das gestantes e Facilitado o processo de tomada de decises no atendimento obsttrico e pr-natal.

Define-se como gestao de alto risco


aquela na qual a vida ou sade da me e/ou do feto e/ou do recm-nascido tm menores chances de serem atingidas que as da mdia da populao. Em torno de 10 a 20% das gestaes so diagnosticadas como de alto risco, sendo associadas com altas taxas de mortalidade fetal. Por outro lado, em torno de 90% das gestaes evoluem sem complicaes, consideradas como gestaes de baixo risco. O cuidado nutricional pr-natal tem sido valorizado pelo impacto no resultado obsttrico. A identificao precoce de gestantes com inadequao no estado nutricional permite ao nutricionista intervir atravs de orientao nutricional individualizada. Essa prtica educativa voltada para melhoria do estado nutricional materno, tem impacto positivo nas condies ao nascer, conseqentemente pode minimizar as taxas de morbimortalidade pr-natal e neonatal, alm de contribuir para o sucesso do aleitamento materno.

Objetivos da Assistncia Pr-Natal (APN)


Preparao psicofsica para o parto e nascimento humanizado e lactao, Assistncia psicolgica durante a gestao, Orientao de hbitos de vida e de higiene prnatal; profilaxia, Diagnstico e tratamento das doenas prprias da gestao ou intercorrentes; Vigilncia do crescimento e vitalidade fetal; Prticas educativas de sade, nutrio e cuidados de puericultura.

CALENDRIO DE CONSULTAS
Incio da APN: aps a suspeita de gravidez. Intervalo mximo entre consultas deve ser de 4 semanas. Aps a 36s semana, o intervalo mximo deve ser de 15 dias, para avaliao da presso arterial, edema, altura uterina. movimentos fetais e batimentos cardiofetais. Idealmente, a consulta com o nutricionista deve ocorrer em todas as consultas da APN, ou, minimamente, uma consulta a cada trimestre gestacional.

1 Consulta
O principal objetivo da primeira consulta pr-natal a identificao de patologias especficas ou de fatores de risco que possam alterar adversamente a evoluo da gravidez, permitindo ao profissional de sade a adoo oportuna de medidas preventivas ou curativas. A identificao desses fatores concretizada mediante a realizao da histria clnica, exame fsico e solicitao de exames complementares.

ASSISTNCIA NUTRICIONAL PR-NATAL. PROCEDIMENTOS PARA CONSULTA DE NUTRIAO

Primeira Consulta Avaliao detalhada do pronturio identificando: Idade gestacional; Atividade profissional; Pareceres da equipe de sade; Fatores de risco: idade materna <17 anos e > 35 anos, ocupao (esforo fsico, carga horria de trabalho, stress, exposio a agentes fsicos, qumicos e biolgicos), situao conjugal insegura, baixa escolaridade (<5 anos), condies de saneamento ambiental desfavorvel, altura <1,45 m, peso <45kg e >75kg, dependncia de drogas lcitas e ilcitas.

Exame Fsico: obrigatria a realizao de um exame fsico geral, minucioso, na primeira consulta, avaliando o estado geral da paciente, pulso, presso arterial, exame do abdmen, membros e mamas. realizado pela enfermeira o tambm o exame fsico ginecolgico, consistente na avaliao das mamas e exame detalhado da genitlia, aproveitando esse tempo para a colheita de material para colpocitologia oncolgica

Histria reprodutiva anterior desfavorvel (morte prnatal explicada/inexplicada, recm-nascido com crescimento intra-uterino retardado, pr-termo ou malformado, abortamento habitual, esterilidade/infertilidade, intervalo interpartal menor que 24 meses ou maior que 5 anos, nuliparidade e multiparidade, sndrome hemorrgica ou hipertensiva, cirurgia uterina anterior); Doena obsttrica atual (desvio de crescimento intrauterino, nmero de fetos e volume de lquido amnitico, ganho ponderal inadequado, trabalho de parto prematuro e gravidez prolongada, pr-eclmpsia e eclampsia, amniorrexe prematura, hemorragias da gestao, entre outras); Intercorrncias clnicas (cardiopatias, pneumopatias, nefropatias, endocrinopatias, hemopatias, hipertenso arterial, epilepsia, doenas infecciosas, doenas autoimunes, ginecopatias) baixa renda per capit,

Avaliao dos sinais, sintomas digestivos e funo intestinal; ex: nuseas, vmitos, indisposies, pirose, constipao, clicas, etc. Avaliao das condies para o aleitamento materno: inteno de amamentar, tipo de mamilo, experincias anteriores com a amamentao; tabus associados com a amamentao; Avaliao de exames complementares;

Tipagem sangnea e fator RH (se no tiver no pronturio) Hemograma Completo Glicemia de jejum Exame analtico da urina (EAS) VDRL Parasitolgico de fezes Sorologia para rubola: IgG e IgM (se no tiver exame anterior evidenciando imunidade) Sorologia para Citomegalovrus : IgG e IgM (se no tiver exame anterior evidenciando imunidade) Sorologia para Hepatite HbsAg Sorologia para Toxoplasmose: IgG e IgM (se no tiver exame anterior evidenciando imunidade) Sorologia anti-HIV (prvio consentimento da paciente) Ecografia transvaginal (se idade gestacional < 12 semanas) ou ecografia gestacional, quando ultrapassada essa idade

Colpocitologia onctica (se no fez no ltimo ano).

Avaliao nutricional detalhada : antropomtrica (PPG, PA, A, CB, PCT, PCSE, GP, IMC-PG), diettica (Rec 24 h, Freqncia alimentar, pores e lista de substituio dos alimentos etc.), clnica (inspeo geral de massas corporais, mucosas, unhas, hidratao, colorao, etc.) e exames laboratoriais;, objetivando o ganho de peso recomendado e a preveno das carncias nutricionais especficas; Orientao para condicionamento dos mamilos; Esclarecimento de dvidas da gestante.

Consultas Subseqentes
Reviso do pronturio; Avaliao do ganho de peso at a data da consulta atual, reavaliao do clculo do ganho de peso recomendado at a 40a semana; Anamnese alimentar detalhada; Investigao de sinais e sintomas digestivos e da funo intestinal; Acompanhamento dos exames complementares; Ajuste da orientao nutricional, conforme exames laboratoriais e ganho de peso gestacional; Reforo dos cuidados com as mamas. Esclarecer as dvidas.

Avaliao do Estado Nutricional


Avaliao Antropomtrica Tem como objetivos:
Identificar as gestantes com desvio ponderal no incio da gestao; Detectar as gestantes com ganho de peso menor ou excessivo para a idade gestacional em funo do estado nutricional prvio; Fornecer base para elaborao de condutas adequadas, visando melhorar o estado nutricional materno, suas condies para o parto e as condies ao nascer. Vale ressaltar que a avaliao do ganho de peso deve ocorrer em todas as consultas da assistncia pr-natal, para orientar o cuidado nutricional. Para avaliao do estado nutricional materno gestacional, no final da dcada de 80, o MS recomendou a utilizao da Curva de adequao do peso em relao estatura, proposta por Rosso, que vigorou at o ano de 2000. Criar protocolo de avaliao e carto de avaliao, com grficos de acompanhamento

Avaliao Diettica
A avaliao diettica deve ser bem detalhada, com ateno: para o nmero de refeies, composio das refeies e grupos de alimentos presentes. (Avaliar cuidadosamente), o uso excessivo de refrigerantes, bebidas alcolicas, infuses em geral (caf, ch e alimentos ricos em lipdios, pastelarias, doces, chocolates, produtos dietticos e edulcorantes, doces ou mesmo se h excesso de alimentos s refeies. Investigar tabus, alimentares, alergia e/ou intolerncia alimentar, modificaes (incluso/excluso) alimentares em funo da gestao ou de sinais e sintomas digestivos Investigar casos perverso do apetite (pica), consumo de produtos/substncias sem carter alimentar (terra, barro, tijolo, gua de sabonete, cabelo, fsforo, raspas de gelo).

Mtodo
O mtodo de inqurito diettico mais empregado o da freqncia de consumo semiquantitativo, constitudo de lista de alimentos divididos por grupos de alimentos,categorias de freqncia de consumo por alimentos quantidade Usual de consumo dos alimentos, fornecendo uma estimativa da alimentao habitual do indivduo, bem o da quantidade de alimentos consumida.

Na lista de alimentos a ter seu consumo analisado deve-se incluir os suplementos nutricionais, acar, gorduras de adio, corantes bebidas alcolicas, edulcorantes e produtos dietticos. Fazer por per capta o uso de sal, acar, leos.

Avaliao Clnica
Na avaliao clnica, investigar sinais e sintoma digestivos que so muito comuns durante a gestao que, na dependncia da severidade do quadro, podem interferir na ingesto dos alimentos e conseqentemente no ganho de peso gestacional. Avaliar ainda funcionamento intestinal e patologias ou intercorrncias associadas. Investigar a presena de sinais sugestivos de carncia nutricional,

Avaliao dos Exames Laboratoriais


A avaliao dos exames de sangue de rotina orienta quanto ao estado nutricional materno e quanto ao estado de sade geral da gestante. O estabelecimento de pontos de corte para normalidade especficos para gestantes se d em funo dos ajustes fisiolgicos da gestao.

Exames
Na primeira consulta da assistncia pr-natal recomendada pelo MS3 a solicitao dos seguintes exames de rotina: Tipagem sangnea, Sorologia para Lues - VDRL (sfilis), Urina tipo 1 (detecta proteinria, piria ou bacteriria, hematria, cilindrria, outros elementos), Dosagem de hemoglobina (anemia), Glicemia de jejum, colpocitologia onctica (se necessrio), Bacterioscopia do contedo vaginal (se necessrio).

Avaliao dos Exames Complementares


Ultra-Sonografia - avalia a idade gestacional, acompanhamento do crescimento fetal, avaliao da morfologia fetal, estudo do volume do lquido amnitico; diagnstico da vitalidade fetal. Dopplerfluxuormetria - avalia a velocidade do fluxo sangneo nos vasos durante o ciclo cardaco. A presena de incisura da artria uterina aps 26 semanas de gestao um indicador de prognstico para o surgimento da sndrome hipertensiva da gravidez.

CONTROLE DA PRESSO ARTERIAL


OBJETIVO Detectar precocemente estados hipertensivos que se constituam risco materno e fazer a interpretao

Interpretao
Considera-se hipertenso arterial sistmica na gestao: O aumento de 30 mmHg ou mais na presso sistlica (mxima) e/ou de 15 mmHg ou mais na presso diastlica (mnima), em relao aos nveis tensionais previamente conhecidos. Nveis tensionais > 140 mmHg de presso sistlica e > 90 mmHg de presso diastlica. A deteco de hipertenso arterial requer avaliao detalhada de edema e proteinria que so sinais sugestivos de sndrome hipertensiva da gravidez. A avaliao da presso arterial na gestao de extrema importncia, pois, detectando-se precocemente as sndromes hipertensivos da gravidez, pode-se reduzir a morbimortalidade materna e fetal associada. As gestantes com hipertenso arterial prvia gestao devem ser consideradas de alto risco.

VERIFICAO DA PRESENA DE EDEMA Objetivo


Detectar precocemente a ocorrncia de edema patolgico

Acompanhamento conforme o calendrio de rotina

Interpretao Acompanhamento conforme o calendrio de rotina

You might also like