You are on page 1of 15

Psicologia e Direito Civil

Direito da Famlia:

Percia psicolgica e assistncia tcnica; Formao e rompimento de vnculo familiar; Casamento e separao; Paternidade e reconhecimento de filhos; Interdio e sucesses; Adoo.

Percia e Assistncia Tcnica

Importncia da percia verificar qual a dinmica familiar e as interaes entre os membros daquela famlia. Objeto trazer para os autos elementos que auxiliem o magistrado na deciso. Diferena entre a atuao do psiclogo na percia e no psicodiagnstico. Pg 293.

Percia e Assistncia Tcnica

Atuao dos peritos, art 145 do Cdigo de Processo Civil:

Quando a prova do fato depender de conhecimento tcnico cientfico, o juiz ser assistido por perito, segundo disposto no art 421.

Processo de formao e rompimento do vnculo familiar


Conceito de famlia. Famlia Patriarcal X Famlia Conjugal. Processo de formao de vnculos afetivos contiuum afeto, corresponsabilidade, tolerncia, segurana,... Frustraes, mgoas e ressentimentos.

Coluso

Refere-se ao jogo inconsciente que se desenvolve desde a eleio do parceiro e se aprofunda na relao conjugal. Expectativas, frustraes, conflitos... Conflite inerente s instituies. Definio de patologia, incapacidade de lidar com ele.

Casamento

Cod. Civil, art. 1.511 o casamento estabelece comunho plena de vida,

com base na igualdade de direitos e


deveres dos cnjuges.

Unio Estvel

Cod. Civil, art. 1.723 reconhecida como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, configurada na convivncia pblica, contnua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia. A guarda e o exerccio do poder = casamento formal.

Dissoluo e rompimento do vnculo familiar

Cod. Civil, art. 1.579 o divrcio no modificar os direitos e deveres dos pais em relao aos filhos. Deve ser entendido como uma situao que envolve aspectos afetivos e emocionais.

Filhos: disputa de guarda e regulamentao de visitas

Poder familiar.

Guarda: unilateral, alternada e compartilhada.

Alienao Parental

Para Richard Gardner, a alienao consiste em programar uma criana para que ela odeie um de seus genitores sem justificativa, por influncia do outro genitor com quem a criana mantm um vnculo de dependncia afetiva e estabelece um pacto de lealdade inconsciente.

Consequncias:

Sintomas como depresso, incapacidade de adaptar-se aos ambientes sociais, transtornos de identidade e de imagem, desespero, tendncia ao isolamento, comportamento hostil, falta de organizao e, em algumas vezes, abuso de lcool, drogas e suicdio.

A sentena judicial visa solucionar conflitos e no perpetu-los

Paternidade e reconhecimento de filhos

A importncia do nome de famlia e a presena da figura paterna asseguram reconhecimento psicolgico, social e jurdico. Assumir a paternidade responsvel fundamental para o desenvolvimento emocional da criana, com a prtica de deveres materiais e afetivos.

Interdies e sucesses

Sucesses: verificar a capacidade para testar, se o autor tem condies de administrar seus bens e reger sua prpria vida. O advogado verificar a necessidade de uma percia psicolgica. Interdio percia psiquitrica: curador.

Adoo

ECA. Processo: envolve desde a destituio do poder familiar de origem, o abandono ou a institucionalizao da criana, at o perodo de convivncia e a finalizao com a ordem judicial e modificao nos assentamentos do registro de nascimento.

You might also like