You are on page 1of 11

Sociedade Oitocentista

Sociedade de Classes
Com o triunfo do Liberalismo, este e a civilizao industrial produziram significativas mudanas sociais no mundo ocidental. Sempre que se verificava um avano do sc. XIX, verificava-se assim um desaparecimento das velhas sociedades. Assim, ao proclamar-se a igualdade dos homens perante a lei, j no fazia qualquer sentido os ttulos da nobreza, as honrarias, os brases e os demais privilgios judiciais ou fiscais, derivados do nascimento e perpetuados em diferentes estatutos jurdicos.

Nascer pobre ou no seio de uma famlia modesta no pesa como estigma nem bloqueia a ascenso, como sucedia nas sociedades de Antigo Regime. Pelo contrrio, nascer numa famlia abastada j no significa usufruir para sempre de uma existncia dourada.

Fundamentalmente, eram dois os grandes grupos sociais ou classes em que se dividia a sociedade oitocentista a burguesia e o proletariado. Separava-os o trabalho produtivo manual nas fbricas e no campo, excludo pelos burgueses e reservados aos proletrios.

A Condio Burguesa
Graas concentrao do poder econmico, politico e social a alta burguesia tinha uma notvel hegemonia. Em determinadas famlias o poder constitua-se por dinastias pelo poder poltico. O reconhecimento dos seus sucessos foi muito importante at na vida dos estados. A Inglaterra era a mais poderosa mas seguia-se a Frana, Alemanha e os Estados Unidos da Amrica onde a burguesia de negcios dificilmente se tinha desenvolvido. Na vida politica, a alta burguesia consolidou o seu poder econmico. Os grandes empresrios criavam grupos de presso e concorriam aos lugares grandes da administrao pblica. A alta burguesia exercia o poder social atravs do ensino, da imprensa, dos lanamentos de modas.

O Movimento Operario
Os operrios reagiam s duras condies de trabalho e de vida atrs descritas. Essa reaco pecou, inicialmente, por falta de organizao e, por isso, esteve condenada ao fracasso. Foi o caso do ludismo ( deNedLudd), particularmente forte na Gr-Bretanha nos anos 1811-1818, que levou os operrios a destrurem mquinas e a saquearem as habitaes dos industriais. Foi o caso, tambm, de insurreies, de greves e movimentos violentos que, por toda a Europa industrializada, irromperam, isto veio criar o associativismo e o sindicalismo.

Associativismo- traduziu-se na criao de associaes de socorros mtuos, tambm denominadas mutualidades ou sociedades fraternas. No sindicalismo residiu, porm, o futuro do movimento operrio. Consistiu na criao de associaes de trabalhadores para defesa dos seus interesses profissionais. A legalizao dos sindicatos, a influncia das doutrinas socialistas e do anarquismo concorreram para a fora e agressividade crescente do sindicalismo a partir de 1870-80. Em 1874, as Trade-Unions britnicas eram j organizaes de massa, com mais de um milho de aderentes.

As Propostas Socialistas
As propostas socialistas desenvolveram-me na primeira metade do sculo XIX e tiveram como objectivo a denncia dos excessos da explorao capitalista, a erradicao da misria operria e a procura de uma sociedade mais justa e igualitria. As estratgias para implementar, foram bem diferentes, pois o que leva a distinguir um socialismo utpico de um socialismo marxista.

O Socialismo Utopico
Distinguiu-se pelas suas propostas de reforma econmica e social recusa da violncia, criao de cooperativas de produo e de consumo e entrega dos assuntos do Estado a uma elite de homens. Proudhon defendia a abolio da propriedade privada. Socialismo=teoria, doutrina ou prtica social que defende a supresso das diferenas entre as classes sociais, mediante a aproximao pblica dos meios de produo e a sua distribuio mais equitativa.

Marxismo
O socialismo marxista retira o nome do alemo Karl Marx que, j
O marxismo acrescentou, aos princpios doutrinrios, um programa minucioso de aco, o marxismo tambm, deteve-se numa anlise rigorosa da Histria da Humanidade, concluiu uma sucesso de modos de produo que foram o esclavagismo, o feudalismo, e o capitalismo. Ao analisar, o modo de produo capitalista, Marx salientou que ele repousa na mais-valia, isto , o salrio do operrio no corresponde ao valor do seu trabalho, mas apenas aos valor dos bens de que ele necessita para sobreviver, pelo que a explorao do operrio o lucro do burgus capitalista.

A luta de classes travar-se-ia entre proletrios e burgueses, o que acabaria com o capitalismo.Tornava-se necessrio que o proletariado, organizado em sindicatos, e principalmente em partidos, conquistasse o poder poltico e exercesse a ditadura do proletariado. No final do Manifesto do Partido Comunista, Marx e Engels apelavam ao internacionalismo proletrio, isto , unio e solidariedade entre os trabalhadores de todo o mundo para que o capitalismo pudesse ser derrubado, assim se criaram as Internacionais Operarias. Karl Marx redigiu os estatutos da I Internacional, que surgiu em Londres em 1864, mantinha seces locais nos pases industrializados e apoiou numerosas greves em toda a Europa, apoiou tambm, a insurreio dos operrios da capital francesa em Maro de 1871, episodio conhecido por Comuna de Paris, tendo depois fracassado o que levara Karl Marx a o proletariado se organizar como um partido autnomo.

Criaram-se tambm os partidos socialistas ou sociaisdemocratas em apelo a Marx, ainda havia pessoas que se opunham as suas ideias. Era o caso dos proudhonianos e dos anarquistas, este eram liderados pelo russo Bakunine, assim acaba a I Internacional em 1876. Em 1889 cria-se a II Internacional, j Marx tinha falecido, mas Engels estava entre os fundadores. Os anarquistas foram afastados daquele organismo. Bernstein criou o revisionismo, que props uma evoluo pacfica, gradual e reformista do capitalismo para o socialismo, substituindo a luta de classes por um clima de entendimento e colaborao entre partidos dos operrios e partidos da burguesia, graas ao revisionismo os partidos voltaram a dividir-se e a II internacional acaba por extinguir-se em 1914, onde depois iria comear a guerra.

You might also like