You are on page 1of 15

Equipe:

Anna Karina Leandro Elloyze Oliveira Flvia Rocha Lara Tavares

Introduo
Gentica animal o estudo dos mecanismos de herana nos animais e o melhoramento gentico a aplicao destes princpios com o objetivo de aumentar a produo animal.

A partir da multiplicao do material gentico que deu entrada no pas, temos a misso de produzir aves adaptadas s necessidades climticas e de manejo, e que possuam altos ndices produtivos para atender, de maneira adequada, s demandas, interna e externa, do mercado consumidor e gerao de renda nessa nova atividade agropecuria brasileira.

Populao Aves de Corte: Brasil e Mundo


Regio Sudeste, dcada de 50 Regio Sul, dcada de 70 Brasil se tornou o maior exportador de aves desde 2004, uma vez que exporta anualmente cerca 3.040 toneladas de carne de frango, seguido dos Estados Unidos, da Unio Europia, da Tailndia e da China.

Populao Aves de Corte: Brasil e Mundo


Alm de atender o crescimento da exportao a produo de aves no Brasil apresentou em todos os anos disponibilidade de carne de frango para a demanda do mercado interno, atingindo 7477,0 mil toneladas em 2007

Melhoramento Animal
O objetivo do melhoramento em aves, de produzir carcaas bem desenvolvidas com menor percentagem de gordura e maior percentual de carnes nobres com o peito,coxa e sobre coxa, nas raas ou linhagens de corte.

Caractersticas a serem selecionadas em aves de corte:


Baixo teor de gordura abdominal Conformao da carcaa Empenamento rpido Peso corporal Plumagem branca Velocidade de crescimento Viabilidade Produo de ovos e eclodibilidade (l. fmeas) Fertilidade dos machos (l. fmeas)

Programas de Melhoramento Gentico


Seleo Recorrente Recproca: Tem por objetivo melhorar a heterose entre duas populaes visando unicamente a obteno de linhagens.

Programas de Melhoramento Gentico


Endogamia (Cossanguinidade): A endogamia ocorre quando os acasalamentos so efetuados entre parentes mais prximos do que seriam se os indivduos tivessem sido escolhidos ao acaso de uma populao. O efeito primrio da endogamia provocar o surgimento de mais pares de genes em homozigose, diminuindo concomitantemente a porcentagem de heterozigotos, acarretando, dessa forma, manifestaes de muitos genes recessivos, os quais, .geralmente, provocam alguma degenerao na mdia do mrito individual.

Programas de Melhoramento Gentico


Exogamia (Cruzamento): O uso de cruzamentos entre raas ou linhagens diferentes busca a utilizao de heterose no sistema produtivo. A heterose (ou "vigor hbrido") definida como a superioridade dos filhos em relao mdia dos pais. Resultados em diversas espcies animais tm demonstrado que caractersticas reprodutivas so as grandes beneficiadas pela erramenta de heterose. Caractersticas produtivas, como peso, desenvolvimento e outras tambm so afetados positivamente

Qualquer programa de melhoramento gentico de aves para obter sucesso tem que estar sempre superando dois grandes desafios: - Manter eficiente programa de biossegurana que garanta aves livres de patgenos, principalmente os responsveis por doenas verticalmente transmissveis - Saber antever as necessidades futuras do mercado e expectativas dos consumidores, transformando-as em produtos competitivos e de qualidade.

Perguntas?

You might also like