You are on page 1of 34

TA 631 OPERAES UNITRIAS I (Transferncia de quantidade de movimento)

http://www.unicamp.br/fea/ortega/aulas/aula06-TubosValvulasAcessorios.ppt

Aula 06: Tubulaes, vlvulas e acessrios

6.1. Tubulaes Os tubos so dutos fechados destinados ao transporte de fluidos, e geralmente so de seo circular.

O termo usado para denominar um conjunto de tubos e seus acessrios tubulao ou sistema de escoamento.
O valor da tubulao est entre 30 e 70% do valor total dos equipamentos de uma indstria, dependendo do tipo de processo. Os tubos podem ser fabricados de vrios materiais, mas as tubulaes sanitrias so, normalmente, fabricadas em ao inoxidvel austenstico AISI 304 ou AISI 316.

O ao inoxidvel austenstico tem em sua composio maior quantidade de cromo que os ferrticos, alm de possuir nquel na liga. A vantagem a extraordinria resistncia oxidao e a temperatura, o que justifica o pagamento do seu alto preo em instalaes de processamento de alimentos. Se for necessrio, os tubos podem ter acabamento mais liso (sanitrio) que os de fabricao padro. Os tubos geralmente so definidos pelo dimetro externo e a espessura da parede de 1,5 mm para todos os dimetros disponveis no mercado, com exceo do tubo de 4" (tabela 6.1).

Tabela 6.1. Bitola (polegada) e espessura (mm) normalmente encontrada para tubos mantidos em estoque.
Bitola (polegada) Espessura da parede do tubo (mm) 1 1,5 2 2,5 3 4

1,5

1,5

1,5

1,5

1,5

2,0

Existem 4 tipos de unio em tubulaes sanitrias:


a) Tri-clamp: uma unio tipo
abraadeira, sanitria, que oferece meio liso e no contaminante para o produto. a mais indicada onde existe sistema de limpeza CIP. de fcil desmontagem e composta de dois encaixes iguais cncavos.

b) Flange: unio no sanitria


composta por duas flanges de face plana e anel.

c) Rosca: sanitria e
deve ser de fcil desmontagem para limpeza e inspeo. composta de macho, niple, porca e anel.

d) Solda: o sistema mais


sanitrio e resistente corroso. Minimiza a perda de carga e a contaminao. Muito usado em instalaes com sistema de limpeza CIP.

6.2. Vlvulas
So os acessrios mais importantes nas tubulaes, sem os quais estas seriam praticamente inteis. Destinam-se a estabelecer, controlar e interromper o escoamento. Em qualquer instalao deve-se usar o menor nmero de vlvulas possvel, porque so peas caras, sujeitas a vazamentos e que introduzem perdas de carga (que podem ser elevadas).

Os principais tipos de vlvula so: - Vlvulas de bloqueio - Vlvulas de regulagem - Vlvulas que permitem o escoamento em um s sentido - Vlvulas de controle de presso H uma grande variedade de sistemas usados para a operao das vlvulas e os principais so: 1) Operao manual: por meio de volante, alavanca, engrenagens, parafusos sem-fim,etc. 2) Operao motorizada: pneumtica, hidrulica e eltrica. 3) Operao automtica: pelo prprio fluido (por diferena de presses gerada pelo escoamento), por meio de molas e contrapesos.

6.2.1. Vlvulas de bloqueio


So as vlvulas que destinam-se a estabelecer ou interromper o fluxo e devem funcionar completamente abertas ou completamente fechadas.

6.2.1.1. Vlvulas gaveta


a vlvula de uso mais generalizado, mas que com a apario de vlvulas mais leves e mais baratas (esfera e borboleta, principalmente), seu uso cada vez menor. No aparecem entre as vlvulas sanitrias. O fechamento nessas vlvulas feito pelo movimento de uma pea denominada gaveta, que se desloca paralelamente ao orifcio da vlvula (Figura 6.1).

Quando esto totalmente abertas, a trajetria de circulao do fluido fica reta e desimpedida, havendo pouca perda de carga.

Quando esto parcialmente abertas causam perdas de carga muito elevadas, cavitao e violenta corroso e eroso.

a)

b)

Figura 6.1. Vlvulas gaveta. a) Pequena com castelo rosqueado. b) Grande com castelo parafusado.

6.2.1.2. Vlvulas macho


No sanitria. So aplicadas nos servios de bloqueio de gases (em qualquer dimetro, temperatura ou presso) e, tambm, no bloqueio rpido de gua, vapor e lquidos em geral, inclusive com slidos em suspenso (pequenos dimetros e baixas presses).

Figura 6.2. Vlvula macho.

Uma das vantagens dessa vlvula sobre a vlvula gaveta o menor espao ocupado. O fechamento dessas vlvulas se faz pela rotao de uma pea (macho), na qual h um orifcio, no interior do corpo da vlvula (Figura 6.2). Quando o macho gira, o furo se alinha tubulao, dando passagem ao fluido. Quando esto totalmente abertas, a perda de carga bastante pequena, porque a trajetria do fluido reta e livre. As variantes das vlvulas macho so:
A) Vlvulas esfera
Figura 6.3. Vlvula esfera. a) esquema com as partes principais. b) vlvula esfera sanitria comercial. a) b)

O macho dessas vlvulas uma esfera, que tambm furada de lado a lado. O material de vedao bastante flexvel, que no caso de vlvulas sanitrias devem ser elastmeros sanitrios, de grau alimentcio (buna-N, viton), para garantir que no haja vazamentos.
B) Vlvulas de 3 vias: O macho dessas vlvulas furado em "T" ou "L", ou ainda, em forma de cruz, dispondo a vlvula de 3 locais para que seja feita a ligao a tubulaes.

Figura 6.4. Vlvula de trs vias

6.2.2. Vlvulas de regulagem


So destinadas a controlar o escoamento, podendo trabalhar em qualquer posio de fechamento parcial.

6.2.2.1. Vlvulas globo


Nessas vlvulas o fechamento feito por meio de um tampo que se ajusta contra uma nica sede, cujo orifcio est geralmente em posio paralela ao sentido do escoamento. Causam, em qualquer posio de fechamento, fortes perdas de carga, devido s mudanas de direo e turbilhonamento do fluido dentro da vlvula.

Figura 6.5. Vlvula globo.


No sanitria!
Destina-se a servios de regulagem e de fechamento estanque em linhas de gua, leos industriais, que no sejam muito corrosivos, e para o bloqueio e regulagem em linhas de vapor e de gases.

As variantes da vlvula globo so:

Vlvulas em "Y":
Nessas vlvulas, a haste fica em um ngulo de 45 com o corpo, o de modo que a trajetria da corrente de lquido fica quase retilnea, com um mnimo de perda de carga.

So usadas para bloqueio e regulagem de vapor e so preferidas para uso com produtos corrosivos.
a) b)

Figura 6.6. Vlvula em "Y"

B) Vlvulas agulha:
O tampo substitudo por uma pea cnica, a agulha, que permite um controle preciso do escoamento. So vlvulas para regulagem fina de lquidos e gases, em dimetros de at 2".

Figura 6.7. Esquema de uma vlvula agulha.

6.2.2.2. Vlvulas borboleta


So basicamente vlvulas de regulagem, mas tambm podem trabalhar como vlvulas de bloqueio.
O emprego dessas vlvulas tem aumentado por serem leves, baratas e facilmente adaptveis a comando remoto. O fechamento da vlvula feito por meio de uma pea circular que gira em torno de um eixo perpendicular ao sentido de escoamento do fluido.

Podem ser manuais ou com controle pneumtico.


A vlvula borboleta, alm de ser barata, provoca pequena perda de carga e pode ser usada com lquidos de alta e baixa viscosidade.

Figura 6.8. Vlvula borboleta.


a) Esquema de funcionamento de uma vlvula manual. b) Vlvula comercial de acionamento automtico.

6.2.2.3. Vlvulas de diafragma


So vlvulas muito usadas para regulagem ou bloqueio de fluidos corrosivos (alimentos cidos). A vlvula se fecha por meio de um diafragma flexvel que aperta do contra a sede. O mecanismo que controla o diafragma no tem contato com o fluido e, por isso, so recomendadas para processamentos estreis. No possuem fendas e asseguram que no h reteno de partculas.

6.2.3. Vlvulas que permitem o escoamento em um s sentido


6.2.3.1. Vlvulas de reteno
Essas vlvulas permitem a passagem do fluido em apenas um sentido, fechando-se automaticamente por diferena de presses, exercidas pelo fluido em conseqncia do escoamento, no caso de haver a tendncia inverso no sentido do fluxo. So, portanto, vlvulas de operao automtica. Costumam provocar elevada perda de carga, como todas as vlvulas, e s devem ser usadas quando for imprescindvel.

Existem trs tipos principais de vlvulas de reteno:

A) Vlvula de reteno de levantamento: o fechamento


feito por um tampo semelhante aos das vlvulas globo. Esse tampo mantido suspenso, afastado da sede, por efeito da presso do fluido sobre a face inferior. Caso haja tendncia inverso do sentido do fluxo,a presso do fluido sobre a face superior do tampo, aperta-o contra a sede, interrompendo o escoamento

Figura 6.9. Vlvula de reteno de levantamento.

B) Vlvula de reteno de portinhola: o tipo mais usual. O


fechamento feito por uma portinhola que se assenta no orifcio da vlvula. Embora, a perda de carga seja elevada,costuma ser menor que a introduzida por vlvulas de reteno de levantamento, porque a trajetria do fluido retilnea.

a)

b)

Figura 6.10. Vlvula de reteno de portinhola. a) Esquema com partes principais. b)Escoamento vertical.

C) Vlvula de reteno de esfera: so semelhantes s


vlvulas de reteno de levantamento, porm, neste caso, o tampo substitudo por uma esfera. a vlvula de reteno de fechamento mais rpido.

a)
Figura 6.11. a) Vlvula de reteno de esfera.

b)

6.2.3.2. Vlvulas de p
So instaladas na extremidade livre da linha, ficando mergulhadas dentro do lquido no reservatrio de suco.
Elas impedem o esvaziamento do tubo de suco da bomba, colocada acima do reservatrio, eliminando a necessidade do escorvamento cada vez que a bomba posta em funcionamento.

6.2.4. Vlvulas controladoras de presso


6.2.4.1. Vlvulas de segurana e alvio
Essas vlvulas abrem-se automaticamente, quando essa presso ultrapassa um determinado valor para o qual a vlvula foi ajustada. A vlvula fecha-se em seguida,automaticamente, quando a presso cair abaixo do valor de abertura. Essas vlvulas so denominadas de "segurana", quando destinadas a trabalhar com fluidos compressveis (vapor,ar, gases) e "de alvio" quando trabalham com lquidos, que so fluidos incompressveis.
Figura 6.12. Vlvula de segurana.

6.2.4.2. Vlvulas redutoras de presso


Regulam a presso dentro de limites prestabelecidos. So automticas e fechamse por meio de molas de tenso regulvel, de acordo com a presso desejada. Esse tipo de vlvula mantm controle preciso de baixas presses, independente das variaes de vazo ou da presso de entrada. So muito utilizadas nas instalaes de vapor e ar comprimido, nas redes de abastecimento de gua nas cidades e nas instalaes de gua em prdios altos.
Figura 6.13. Funcionamento de uma vlvula reguladora de presso. 1) Vlvula em equilbrio. 2) Abaixa a presso e a vlvula fecha. 3) Aumenta a presso e a vlvula abre.

6.4. Vlvulas sanitrias de duplo assento


Pode servir como vlvula de mistura ou de duplo processo. Com essa vlvula possvel circular o produto por uma linha, enquanto se faz a limpeza CIP pela outra, sem haver risco de contaminao do produto. Esse tipo de vlvula tem se tornado norma em muitas indstrias, substituindo duas ou trs vlvulas de simples assento, economizando espao e custos de instalao.

Figura 6.14. Vlvulas sanitrias de duplo assento.

6.5. Acessrios
Os acessrios se classificam de acordo com a sua finalidade: 1) Fazer mudana da direo do fluxo (45 , 90 e 180 ):

Curvas de raio longo Curvas de raio curto Cotovelos

2) Fazer derivaes em tubos: Ts normais (90 ) Ts de 45 Ts de reduo Derivaes em "Y" Cruzetas

3) Fazer mudanas de dimetro em tubos:

4) Fazer ligaes de tubos entre si ou de equipamentos a tubos: Niples e luvas Abraadeira: facilita a limpeza da instalao Flanges Unies: facilita a troca de peas

5) Fazer o fechamento da extremidade de tubos Tampo Porca-tampo

You might also like