You are on page 1of 36

RENDA FIXA E VARIVEL

TIPOS DE MERCADO

RENDA FIXA

Forma de remunerao definida. Podem ser: prefixados e ps fixados.

Prefixados: valor de resgate previamente definidos. So conhecidos a priori apenas o rendimento nominal. O rendimento real conhecido ao final da aplicao quando conhecido a taxa de inflao.

Ps-fixados: valor definido no vencimento. atrelados a algum indexador: IGP-M, IPCA etc, taxa de juros (TR, TJLP), ou cmbio. conhecida a taxa real de juros. O rendimento nominal s ser conhecido na liquidao da operao.

RENDA FIXA
Quanto ao emissor podem ser classificados em: Pblico: emitidos pelo governo federal, estadual e municipal. Ex. LTFs(letras do Tesouro Nacional): Para cobertura de dficit oramentrio do governo e provimento de crditos atravs de antecipao de receitas. Prefixados, negociados com desgio sobre o valor nominal Prazo definido na sua emisso.

Ex. LFTs (letras Financeiras do tesouro): ps-fixadas com base na SELIC. So emitidas para assuno pela Unio das dvidas dos Estados e do Distrito federal Podem ser emitidos por at 15 anos O resgate LFT-A feito em parcelas mensais e consecutivas. O resgate LFT-B total feito no vencimento. Ex. NTN ( Notas do Tesouro Nacional) Objetivo: alongar o prazo de financiamento da dvida do tesouro. So ps-fixadas atreladas a um indexador da economia : IGP-M, TR, TBF, TJLP

RENDA FIXA
Quanto ao emissor podem ser classificados em: Privado: Emitidos para financiamento das atividades. Garantem aos detentores remunerao predefinida. A remunerao varia em funo do prazo da operao e do risco de crdito de cada empresa.

RENDA FIXA
Principais Ttulos privados: Certificado de Depsito Bancrio(CDB). Recibo de Depsito Bancrio (RDB). Letras de Cmbio(LC). Letras Hipotecrias (LH) Certificados de Depsito Interbancrio (CDI) Debntures. Commercial paper

RENDA FIXA
O mercado secundrio de Ttulos privados de renda fixa no muito expressivo. O prazo de vencimento dos papeis geralmente muito curto, inferior a 02 anos. Debnture o papel com mercado secundrio mais atuante.

RENDA FIXA
Caracterizados por terem sua remunerao dependente de eventos futuros incertos. Ex: Aes Debntures com participao em lucros. Derivativos dada sua variabilidade dos resultados: termo, futuro, opes e swaps.

COMMERCIAL PAPER

Ttulo de dvida emitido por uma companhia no mercado nacional ou internacional para o financiamento de curto prazo. So opes ao emprstimos bancrios para as S.A. para captao de recursos para suas atividades.

Diferena entre commercial paper e debnture est no prazo.


Companhias fechadas: 30 a 180 dias. Companhias abertas: 30 a 360 dias.

COMMERCIAL PAPER
Pode se a primeira etapa para o fechamento de uma operao maior de aquisio ou um projeto de investimento. Permite estruturao mais rpida e com menor custo. Para emisses de prazo menor que 180 dias a CVM no exigem prospecto.

COMMERCIAL PAPER

Vantagens : Captao dos recursos diretamente dos investidores. Taxas inferiores aos emprstimos bancrios. Diminuio das garantias dadas para a captao. No pagamento de IOF. Desvantagens: Custo de distribuio e publicaes Aumento da divulgao das informaes e prestao de contas da companhia CVM e mercado.

COMMERCIAL PAPER
Forma de aquisio diretamente pelos: Investidores institucionais, Carteiras de bancos, Corretoras de Valores( revendem ao pblico auferindo comisso).

COMMERCIAL PAPER
Atratividade: Diversificao e curta maturidade que o proporciona. Podem ser negociadas em mercado secundrio.

ttulo

Acompanhamento e controle das emisses Feito pelo Sistema de Nota Promissria(NOTA) operacionalizado pela CETIP desde 1992. Atravs do Bovespafix, vinculado Bovespa.

Para colocao junto ao pblico, as S.A. devem ter registro na CVM, obter a concesso do registro de distribuio dos ttulos na CVM.

COMMERCIAL PAPER

Aspectos legais e societrios: Decreto n 57.663 24/janeiro de 1966 dispe sobre o contedo: Denominao nota promissria inserta no prprio texto do ttulo e expressa em idioma nacional. A quantia determinada a pagar. A poca do pagamento. Indicao do lugar de pagamento. O nome da pessoa a quem a ordem de quem deve ser paga. A indicao da data e do lugar onde ela passada. A assinatura de quem passa (subscritor)

COMMERCIAL PAPER

Aspectos legais e societrios:

Artigo 10 da Instruo CVM n 134/1990. Instruo CVM 292/98 Deliberao deve constar no estatuto social da companhia emissora. Pode ser feita pela Assembleia de acionistas ou rgos da administrao.

COMMERCIAL PAPER
Aspectos legais e societrios: Etapas do anuncio de incio de distribuio, encerramento e prospecto: Concesso do registro de distribuio pela CVM Publicao do anncio de distribuio. Colocao do prospecto disposio. Divulgao da distribuio jornais de grande circulao. Encerramento: 90 a 180 dias a partir do deferimento pela CVM.

COMMERCIAL PAPER

Mercado secundrio: No tem mercado secundrio forte.

Tem boa liquidez.


Possibilidade de recompra pela prpria empresa emitente, ou pelos dealers.

HISTRICO SOBRE DEBNTURES


At meados de 60 o mercado de capitais teve pouca importncia. Com a lei 4.728/65 houve uma evoluo no sentido de estruturar o mercado. A inflao inviabilizava a emisso de ttulos de dvida. Com a queda da inflao as empresas passaram a contar com recursos de prazos mais longos. A criao da CVM e da Lei das S.A. fortaleceu o mercado de capitais e a CETIP em 1986. Em 1976 empresas abertas registradas na CVM poderiam emitir debntures.

DEBNTURES
Ttulo emitido por sociedades annimas no financeiras de capital aberto, Garantia: seu ativo e com ou sem garantia subsidiria. Objetivo: recursos de mdio e longo prazos. Finalidade: financiamento de projetos de investimentos ou alongamento do perfil do passivo.

DEBNTURES
A captao efetiva de recursos d-se no mercado primrio. Oferta: Pblico em geral: emisso publica.

Investidores especfico: emisso privada.

DEBNTURES
A emisso e as condies so deliberadas em AGE. A emisso poder ser em sries. Debntures da mesma srie deve ter valor igual e os mesmos direitos. Razes: prazos diferentes, mais de uma instituio financeira no processo etc.

DEBNTURES
Requisitos legais:regulamentado pela Lei 6.404/99. Escritura de emisso:

Deve ser registrada em cartrio Documento legal que declara as condies sob as quais a debnture foi emitida. Especifica direitos dos possuidores e deveres dos emitentes. Especifica o pagamento de juros prmio e principal

DEBNTURES
Agente Fiducirio:

Os debenturistas formam um condomnio representado na empresa e na CVM por um Agente Fiducirio para zelar pelo direito dos debenturistas.

Pode ser pessoa fsica ou jurdica, ou um departamento de crdito de um banco.


Objetivo: assegurar que a emitente cumpra as clusulas da escritura. Os contratos de debntures especificam deveres, direitos e condies para remoo do agente.

DEBNTURES
Banco Mandatrio:

Responsvel pela confirmao financeira de todos os pagamentos e movimentaes efetuadas pelo emissor.

Exercida por bancos comerciais ou mltiplos com carteira comercial.

DEBNTURES
Condies de remunerao:

Composta de atualizao monetria, taxa de juros e participao nos lucros e prmios de reembolso. A taxa de juro pode ser prefixada. Protege o investidor em momentos de baixa dos juros. Taxa de juros flutuantes em que se prev pactuao dos juros (ajustes de taxas). Protege o investidor da variao das taxas de juros de mercado. Em cenrio de juros altos acompanham a variao de mercado. Taxa de juros real acrescida de um ndice de correo de preos da economia Clausula de Repactuao de taxas: estabelece as novas condies para o prximo perodo. Caso no aceite( debenturista) a empresa ter de efetuar o resgate dos ttulos e colocar junto a outro investidor. O valor nominal das debntures geralmente expresso em unidade monetria nacional.

DEBNTURES
Condies de remunerao:

Os juros podem ser pagos periodicamente durante todo o prazo de emisso. No resgate da debnture.

Prazo de resgate superior a 01 ano, os juros so pagos em geral periodicamente.

DEBNTURES
Caractersticas: Nome da empresa. Nmero de emisso e o nmero de srie. Data da emisso. A data do vencimento de cada srie. O ndice de atualizao monetria.

DEBNTURES
Caractersticas:

Garantias ( ordem de recebimento em caso de falncia):


Subordinadas: os credores s tm preferncia sobre os acionistas. Quirogrfica: os debenturistas no tem qualquer tipo de garantia ou preferncia aos credores. Flutuante: Os titulares das debentures tem privilgio geral sobre o ativo total da empresa, sem qualquer impedimento na negociao dos bens. Real: a garantia dada em penhor ou hipoteca de determinados bens por parte da emissora, limitada a 80% dos bens ativos da sociedade. A sociedade no pode negociar os bens at o vencimento das obrigaes com os debenturista.

DEBNTURES

Limites por Tipo de Garantia/Espcie Tipo Limites Real: At 80% do valor dos bens gravados da emissora ou de terceiros, quando o valor de emisso ultrapassar o do capital social. Flutuante: At 70 % do valor contbil do ativo da emissora, lquido de suas dvidas garantidas por direitos reais sobre bens de sua propriedade.

Quirografria: No pode ultrapassar o valor do capital social da emissora.

DEBNTURES
Tipos de debntures:

Simples ( no conversvel em aes): o credor recebe juros e correo monetria.

Conversvel: o credor pode optar em transformar suas debntures em aes aps determinado prazo de emisso.
As debntures, por opo resgatada quando do vencimento em dinheiro, ou equivalente em aes. Os acionistas tem o direito de preferncia subscrever a emisso.

DEBNTURES
Tipos de debntures:

Permutvel: o credor pode optar em transformar suas debntures em aes que no as da empresa emissora aps determinado prazo de emisso. Pode ser aes do mesmo conglomerado.

DEBNTURES
Caractersticas:

A quantidade de emisso e seu valor, o nmero de debntures emitidas e o valor unitrio.


A forma :

Nominal : a negociao das debntures deve ser devidamente registrada pela companhia emissora em livros especficos.
Escritural: exige que as negociaes sejam controladas pela instituio financeira depositria. O cronograma de eventos: datas de pagamentos de juros, prmios etc.

DEBNTURES
Negociao dos ttulos:

Bolsa de valores.

Mercado de Balco ( fora do ambiente bolsa).


A intermediao realizada por instituio do mercado de capitais. uma

DEBNTURES
Toda emisso deve ser registrada na CVM: autorizao de lanamento pblico dos ttulos. Por ser normalmente escritural deve ser registrada na CETIP/SDN ( Sistema Nacional de Debntures). Bovespa Fix: sistema eletrnico tem por objetivo negociar, liquidar e custodiar ttulos de dvida corporativa em Bolsa.

DEBNTURES
Resgate das debntures: Realizado conforme previsto nas escrituras

Resgate antecipado facultativo: permite a qualquer momento o resgate total ou parcial dos ttulos em circulao no mercado.

Pode ser programado datas fixas para o resgate, sendo oferecido prmios para compensar a antecipao.
Sem prazos previamente estabelecidos. A sociedade a definio das datas. Resgate obrigatrio: as datas e quantidades de recompra dos ttulos e outros procedimentos so previamente estabelecidos na escritura de emisso.

DEBNTURES
Resgate das debntures: Realizado conforme previsto nas escrituras Sem prazos previamente estabelecidos

You might also like