You are on page 1of 19

Quality Software Web Applications Atributos

Jeff Offutt Informao e Engenharia de Software George Mason University

Introduo
Aplicaes Web so alimentadas por softwares distribudos que so implementados em muitas lnguas e estilos, incorporam reutilizao e componentes de terceiros, so desenvolvidos com tecnologias de ponta, interagem com usurios, bases de dados e outros sites.

Introduo
Aplicaes Web so construdas por grandes equipes com talentos muito diversos, habilidades, conhecimentos e experincias, incluindo programadores, engenheiros de usabilidade, comunicao de dados, administradores, especialistas de layout de informao e designers grficos.

Evoluo da Web
Nos ltimos cinco anos houve um crescimento extraordinrio no uso comercial da Internet. Sendo ela originalmente usada para comunicao (e-mail, arquivos, newsgroups e chats), como um veculo para a distribuio de informaes e, finalmente, como um meio de mercado completa para o comrcio eletrnico. Durante este perodo, os sites foram alterados, principalmente os mecanismos utilizados para exibio de informaes para visitantes, os chamados "folhetos suaves," tornando-se interativos, sistemas altamente funcionais que permitam que muitos tipos de empresas interajam com muitos tipos de usurios.

Evoluo da Web

Web Sites: Primeira Gerao

Evoluo da Web
Estas alteraes tm implicaes significativas para a engenharia de software. medida que a utilizao da Internet tem crescido, a quantidade, tipo e qualidade de software necessrio para alimentar sites tambm tem crescido. A mudana j era necessria, pois a primeira gerao de aplicaes de software web no suporta todas as altas exigncias que temos sobre os atributos de qualidade exigidos atualmente.

Evoluo da Web

Web Sites: Modernos

Impactos da nova mudana


CAUSA: Altas exigncias sobre os atributos de qualidade Os sites agora so sistemas de software totalmente funcionais; Visitantes passam a ser usurios (maior interao). Webmaster agora passou a ser gerentes, que lideram equipes multidisciplinares; Novos profissionais e habilitades so requeridos (Programadores, Administradores de dados, administradores de rede, engenheiros de usabilidade, designers graficos, especialistas de segurana, etc. Alm de uma gama de tecnologias: Java, Servlets, Enterprise JavaBens, applets, HTML, JavaScript, XML, UML, etc. Utilizao macia de componentes de software e middleware de terceiros.

Sofware de Mercado X Software baseado em Web

Embora pesquisadores e profissionais passaram anos em desenvolvimento de processos e tecnologias para melhorar e medir os atributos de qualidade, as empresas tem tido pouca motivao para melhorar a qualidade do seu software. Fornecedores ganham mais dinheiro oferecendo produtos de m qualidade mais cedo do que produtos de alta qualidade mais tarde. ( menor nvel de exigncia) No entanto a situao bem diferente em software baseado na web. As empresas baseadas em web dependem de clientes utilizando seu site e mais importante retornando aos seus sites. S ganham dinheiro se seu site satisfizer as necessidades do cliente. (maior nvel de exigncia)

Critrios da Qualidade
Confiana Usabilidade Segurana Disponibilidade Escalabilidade Manutenibilidade Desempenho e Time-to-market

Confiana
Sites de comrcio eletrnico lidam com itens muito importantes: dinheiro, dados pessoais, dados de cartes de crdito, endereos e hbitos de compra. Se o software web no confivel, sites que dependem do software vo perder clientes e as empresas podem perder grandes somas de dinheiro. Esses fatores se combinam para tornar a confiabilidade de software web crucial, e, mais importante, as empresas podem se dar ao luxo de gastar recursos para garantir a alta confiabilidade.

Usabilidade
Aplicaes de software tradicionais tm usurios, mas sites tem clientes. A maioria dos aplicativos de software web tem uma ampla base de clientes. Estes clientes tm crescido a esperar que o software seja to simples de aprender como fazer compras em uma loja. O cliente espera ser capaz de usar sites sem treinamento. Assim, o software deve fluir de acordo com s expectativas do usurio, oferecem apenas informaes necessrias e, quando necessrio, navegao em controles claros e bvios. Infelizmente, a maioria dos desenvolvedores de software no esto preparados para aplicar usabilidade em seus produtos.

Segurana
fcil ter um sistema de computao seguro. Voc meramente tem que desconectar o seu sistema de qualquer rede externa, e permitir somente terminais ligados diretamente a ele. Pr a mquina e seus terminais em uma sala fechada, e um guarda na porta.

Disponibilidade
Na Web, os clientes no s esperam disponibilidade "24/7", eles esperam que o site esteja operacional a cada dia do ano "24/7/365". Disponibilidade tambm significa que o software web deve estar disponvel quando acessado por browsers diferentes.

Escalabilidade
Os aplicativos de software web devem estar preparados para crescer rapidamente tanto em termos de nmero de usurios atendidos e em termos de servios oferecidos.

Manutenibilidade
O software tradicional envolve marketing, vendas, transporte ou at mesmo pessoas que faam as instalaes nas unidades dos clientes. Aplicativos baseados na Web tm uma maior frequncia de novos lanamentos, ou atualizaes.

Desempenho e Tempo de mercado


Se um site muito lento, os usurios perdem a pacincia e vo embora. Ser a primeira no mercado o objetivo mais importante para a maioria das indstrias de software.

Concluso
Os componentes de software da Web so mais flexveis do que os tipos anteriores de aplicativos de software. O software que mais complexo do que antes. O software que de alta qualidade. Software que pode ser atualizado de forma rpida e confivel.

Agradecemos pela ateno!


Estamos abertos a questionamentos! Alessandro Luiz Lage Natalina Welson

You might also like