You are on page 1of 32

A Violncia entendida por diferentes culturas, como o uso excessivo do emprego de fora contra algo ou algum.

A fora bruta pode ser


empregada de diferentes formas: fsica, psquica, moral, ameaando ou atemorizando baseada na ira que utilizada simplesmente para agredir.

Entende-se, ainda, como violncia toda ao contrria ordem ou a disposio da natureza.

compreendida, tambm, como, qualquer ao que se afasta de sua natureza, que invade os limites de tolerncia pessoal e/ou social e, no respeita a peculiaridade da pessoa humana.

A sociedade mundial no tem dado a devida ateno s crianas e adolescentes que so socialmente frgeis e, que muitas vezes adotam condutas violentas como forma de auto-proteo, ou reproduzindo a violncia em que vive.
Incidncia da violncia por idade da vtima
IDADE Violncia Fsica Violncia Psicolgica Abuso Sexual Explorao Sexual Negligncia Total 0-6 anos 765 828 2.383 37 923 4.936 7-14 anos 2.194 2.793 8.674 1.503 2.574 17.738 15-18 anos 477 719 2.193 1.347 576 5.282 Total 3.436 4.340 13.250 2.887 4.073 27.986

Fonte: Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate Fome. 11/12/2006.

Cartaz de1905

Anuncia trote na Universidade Mount Holyoke College, em Massachusetts, Estados Unidos

Os trotes universitrios, humilhantes e violentos, ainda so pouco discutidos e s ganham visibilidade quando os meios de comunicao veiculam cenas de barbrie. A literatura mostra a existncia desse costume em diversos pases, no Brasil, surgiu como herana de Coimbra. Os trotes em algumas instituies brasileiras j fizeram inmeras vtimas. O primeiro registro de morte, de um aluno da Faculdade de Direito, ocorreu em Recife, em 1831.

Deve ser considerado como um mecanismo de dominao fundamentado por discriminao, intolerncia, violncia e preconceitos de classe, etnia e gnero. O abuso de poder sua marca principal.

Entre a brincadeira e a Coao

Calouros so forados pelos veteranos a entrar em piscina de lama no primeiro dia de matrcula na USP

caracterizado por violncia recorrente, desequilbrio de poder e inteno de humilhar; a prtica, freqente nas escolas, pode levar as vtimas depresso e ao suicdio.
Desejo consciente e

deliberado de maltratar uma outra pessoa e coloc-la sob tenso; termo que conceitua os comportamentos agressivos e anti-sociais.
(Clo Fante)

A prpria identidade diminui enquanto os membros se entregam ao grupo, muitas vezes sentindo uma unio satisfatria com os outros - Eu no concordo com os atos que esto sendo praticados, mas se a maioria est fazendo, eu concordo. Pensamento grupal refora a presso.
Ex: gangues de jovens, torcidas de futebol, militares gananciosos, amotinados urbanos e o que os escandinavos chamam de ataque de horda, estudantes em grupo que se atormenta ou atacam reiteradamente um colega inseguro e fraco.

H ainda o problema da formao de grupos at gangues pela ao do agressor, que podem futuramente partir para a prtica de atos de delinqncia. A atuao preventiva nesses casos a melhor sada. Devemos coibir essas prticas e propagar, em vez da violncia, a tolerncia e a solidariedade. Agindo assim contribuiremos para reduzir a prtica futura de crimes violentos decorrentes das situaes de bullying.
Llio Braga Calhau

Bulliyng

A maior parte dos autores que investigam o problema da violncia escolar aceita uma definio ampla que inclui atos de delinqncia no necessariamente passveis de punio, ou que, de qualquer forma, passam despercebidos pelo sistema jurdico.

a forma virtual de praticar Bullying. uma modalidade que vem preocupando especialistas, pais e educadores, em todo o mundo, por seu efeito multiplicador do sofrimento das vtimas. Na sua prtica utilizam-se das modernas ferramentas da Internet e de outras tecnologias de informao e comunicao, mveis ou fixas, com o intuito de maltratar, humilhar e constranger. uma forma de ataque perversa que extrapola em muito os muros da escola, ganhando dimenses incalculveis.

Tanto no contexto profissional quanto na famlia h estreita ligao de dependncia afetiva, emocional ou financeira entre os protagonistas,faz com que as vtimas em geral se calem e carreguem consigo uma srie de prejuzos psquicos.
(Clo Fante)
assedio moral

A intimidao geralmente vista como um subconjunto dos comportamentos agressivos, sendo caracterizada por sua natureza repetitiva ou seja, a mesma vtima tomada como alvo inmeras vezes. E quase sempre existe desequilbrio de poder.
Alm disso, a vtima no consegue se defender com facilidade por uma ou mais razes.

Os maus-tratos repetidos podem ao longo do tempo causar graves danos ao psiquismo e interferir negativamente no processo de desenvolvimento cognitivo, emocional, sensorial e socioeducacional. Trata-se de uma forma quase invisvel, que sorrateiramente vai diminuindo o outro, como se fosse uma espcie de assassinato psquico.

"O Bullying fere o mais ntimo do ser humano, a sua alma"

Devido ao aumento exacerbado de casos de violncia nas escolas, este fenmeno, entrou na agenda poltica das naes, aps ficar relegado a uma situao invisvel por muito tempo. A violncia e seus impactos so temas freqentes nos debates nacionais e internacionais, especialmente quando se desdobram em tragdias que envolvem estudantes e instituies escolares. Quando os ataques so crnicos, as vtimas podem se tornar agressoras; em casos extremos, muitas vezes resultam em tragdias escolares, como as de Columbine (1999) e Virginia tech (2007), nos Estados Unidos, as de Taiva (2003) e Remanso (2004), no Brasil, e a da Finlndia (2007).

Imagens da cmera de segurana da escola em Columbine mostram alunos armados pouco antes do ataque.

1. - H uma interao agressiva entre os pais e filho caracterizada por reprimendas insultos e disciplina inconsistente, conduta irritvel e explosiva, o que leva os filhos a adquirirem um comportamento agressivo como modelo.

2. - Esta agressividade acaba determinando uma rejeio por parte dos outros, fracasso escolar e humor depressivo

RAY PIETRO/PHOTONICA - WIDE IMAGES

3. - Este

processo seguido por atos delituosos, passando a reproduzir a violncia do lar, aderncia a grupos de risco e abuso de sustncias, assim como por fracassos ocupacionais.
A taxa de mortalidade entre jovens (homicdios e suicdios), causada pela violncia, vem aumentando no Brasil.

Liberdade um termo que deveria ser usado no plural, liberdades. Liberdade para isso, para aquilo... e no para tudo, como exigem os adolescentes.

A tirania da liberdade incondicional, exigncia que se d sob o falso rtulo do modernismo e do politicamente correto, s interessa fortemente para aqueles que sobrevivem, e muito bem, do af juvenil em ir, comprar, beber, beber, comprar e ir.
E esses mercenrios da juventude no so, exatamente, donos de escolas, - so empresrios da noite, traficantes, propagandistas de costumes...

Mente aberta para todas as possibilidades de soluo do conflito e interao com os alunos daquele meio escolar. Sem a participao efetiva dos estudantes na reconstruo da situao problemtica a resposta imposta pode ser temporria e no resolver o problema das vtimas. No o princpio de autoridade por si s, que poder acabar com essas ocorrncias num determinado ambiente escolar. Uma resposta imposta do meio externo tende a no ser aceita pelos estudantes em mdio prazo.

Jamais falar com o agressor sozinho. mais seguro falar com ele perto de outras pessoas; No responder s provocaes; No manter a agresso em segredo. No se deixar intimidar. 1.Relatar os fatos famlia; 2.Relatar aos professores, coordenadores, diretores ou responsveis;

Ateno: Quando voc denuncia o(os) agressor(es) est auxiliando-o(s). Ele necessita de apoio e orientao, pois, certamente pode estar sofrendo violncia na famlia, ou ter sofrido o bullying.

Considerando que o fenmeno da violncia muito amplo e surge em diversos contextos, resta ento propor que toda a sociedade se mobilize para proteger os cidados de amanh, para que tenham um projetos de vida. E no um futuro sombrio, envolvidos em sofrimento e privaes.

Trabalho elaborado por : Maria

Teresita E. S. Amaral

Psicloga Clinica Valinhos, 2008 - Instituto So Paulo de Cidadania e Poltica

Plano Nacional de Educao em Direitos Humanos: Secretaria Especial dos Direitos Humanos / Presidncia da Repblica - Ministrio da Justia - Ministrio da Educao UNESCO/Brasil Bullying: Implicaes Criminolgicas- Calhau , Llio Braga Joo Pessoa (PB) 2008

Fenmeno Bullying Como prevenir a violncia nas escolas e educar para a paz - Fante, Cleo (Verus, 2005). Anais do 2 Congresso Brasileiro de Extenso Universitria Belo Horizonte 2004

Direitos Humanos e a adolescncia no contexto de uma sociedade violenta: estudo de representaes sociais Diva Neida Lira Lima Paixo ; Orientadora ngela Maria de Liveira Almeida Laboratrio - LAPSIS Deliberaes da VII Conferncia Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente Concretizar Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes: Um Investimento Obrigatrio Braslia 2007

1 - Despertar a conscincia da importncia da solidariedade no convvio social, observncia da justia social e segurana publica para a busca da paz. a) Discutir as seguintes questes: I. A solidariedade importante em nossa sociedade atual? Exemplifique. II. Quais os valores e atitudes de referencia que precisamos viver socialmente? III. Algum dos presentes j participou de iniciativa solidria? Cite. IV. Apontem pessoas que so exemplos de solidariedade no bairro, na escola e na sociedade. Vocs acham importante essa atitude? Comentem.

b) Segunda parte

Segurana Publica.

campo, isto , se em sua cidade houver Batalho policial ou delegacia, Foras Armadas, Exrcito ... Poder ir at o local para obter informaes interessantes sobre esses profissionais.

- O aluno far uma pesquisa de

Trabalhos para serrem respondidos.


1) Qual a funo da Policia Militar e Policia Civil? 2) Como feita a segurana por esses policiais? Explique. 3) Quais as medidas de segurana que a populao precisa observar para evitar a presena da policia em situaes que poderia ser desnecessria? Cite. 4) Explicar a funo das Foras Armadas. Exemplificar qual sua contribuio para o nosso Pas.

5) Pesquisar sobre a funo do Sistema de

Inteligncia. Cite sua importncia.

6) Pesquisar sobre a funo do Exercito. 7) Citar que contribuio a nossa sociedade tem com o trabalho da policia ambiental, policia ferroviria, policiamento escolar, policia de diverso publica e outras? Explicar a funo de cada uma. Concluso: O orientador no fechamento das dinmicas ressaltar o valor da solidariedade para enfrentar as questes como fome, educao, sade e nas denuncias no combate s injustias, etc.

Objetivo: Perceber os valores pessoais. E como ser nico, nos somos diferentes, mas, perante as leis todos ns somos iguais. Trabalho: a) cada um escrever dez caractersticas prprias. b) separa as caractersticas que facilitam sua vida e as que dificultaram. c) formar grupos para partilhar o que cada um escreveu sobre a sua pessoa.

Partilhar:
- as caractersticas prprias que mais aprecia? E quais as que voc no aprecia? - e descobri quais as caractersticas mais comuns no grupo.

Concluso:Esta dinmica facilitara a

criana ou adolescente a fazer descobertas e a refletir sobre sua prpria pessoa. E tambm permitir que o educador conhea melhor seu aluno e discutir com ele a importncia de se conhecer e procurar sempre melhorar nossas atitudes para ser bom cidado.

Objetivo: enunciar as qualidades de cada um, para reforar o bom relacionamento da classe ou grupo e integrao, adotando atitude de respeito pelas diferenas, numa sociedade democrtica e pluralista. Reconhecer o outro pelas suas qualidades. Desenvolvimento. 1 - Cada aluno apresentar um colega falando das qualidades dele. No apresentar o mesmo mais de uma vez. 2- Cada aluno avalie as qualidades que lhe foram atribudas.

Esta dinmica trabalha o positivo, isto muito bom para o grupo. Ento poder enriquec-la solicitando que uma pessoa seja apresentada por mais de uma pessoa do grupo, ou que ela prpria se apresente ao ouvir sua discrio por colegas do grupo.

Objetivo:
A importncia de trabalhar a espiritualidade de cada um e sua transcendncia, como algo que se revele ou manifesta na experincia humana, o resultado do processo de busca que o homem realiza na procura do Transcendente, ou que sublime e elevado. Que e tambm o caminho de cada se humano na busca de sua plenitude. Desenvolver Responder por subgrupos: Qual a diferena entre a vida material e a vida espiritual? Exemplifique. Se somos seres espiritualizados, como a religio poder atuar em nossa vida?

You might also like