You are on page 1of 15

Compostagem

Em termos cientficos, a compostagem pode ser definida como sendo a decomposio aerbia de substratos orgnicos, em condies que permitam atingir temperaturas suficientemente elevadas. O aumento de temperatura surge como resultado da liberao de calor durante a degradao biolgica dos resduos orgnicos.

Compostagem
Compostagem:
A compostagem um processo biolgico, atravs do qual os microrganismos convertem a parte orgnica dos resduos slidos urbanos (RSU) em material estvel tipo hmus, conhecido como composto. A compostagem, embora seja um processo controlado, pode ser afetada por diversos fatores fsicoqumicos que devem ser considerados, pois, para se degradar a matria orgnica existem vrios tipos de sistemas utilizados.

Composto:
Composto Urbano a denominao que se d para o produto da transformao de resduos slidos orgnicos no perigosos - restos vegetais (alimentos e podas de jardins) e animais - em sais minerais e molculas simples. A forma de apresentao mais comum do composto o hmus, de colorao escura e sem cheiro, estabilizador do solo.

Compostagem
Benefcios:
A. C.

B.

Estmulo ao desenvolvimento das razes das plantas, que se tornam mais capazes de absorver gua e nutrientes do solo; Aumento da capacidade de infiltrao de gua, reduzindo a eroso;

D.

E.

Mantm estveis a temperatura e os nveis de acidez do solo (pH); Dificulta ou impede a germinao de sementes de plantas invasoras (daninhas); Ativa a vida do solo, favorecendo a reproduo de microorganismos benficos s culturas agrcolas.

Compostagem
Tipos de Composteiras:

Compostagem
1) Teor de umidade - Se no houver gua em quantidade suficiente, a massa de lixo a ser compostada tender a secar, reduzindo a velocidade de decomposio e aumentando o tempo de compostagem. Se o teor de umidade muito alto, odores desagradveis so produzidos, alm de poder ocorrer uma percolao de nutrientes do composto pela elevada concentrao de gua. A compostagem nesta situao tambm ocorrer lentamente. O teor de umidade ideal para uma compostagem aerbia est na faixa de 40 a 60%.

2) Aerao - No processo de compostagem aerbia, se o teor de oxignio baixo os microorganismos aerbios morrem e so substitudos pelos anaerbios, os quais no decompem a matria orgnica com rapidez e ainda produzem gases odorficos. Para se garantir, o processo aerbio, a aerao necessria a toda massa de resduos, normalmente empregado o sistema de aerao forada ou utilizados mecanismos para o revolvimento peridico.

Compostagem
Como fazer o composto
Qualquer material orgnico serve para compostagem manual, sem picar ou triturar. De preferncia usar material de vrias espcies. Assim o composto final fica mais rico e completo. O material deve ser amontoado, bem molhado e de preferncia bem aerado, por isso recomendvel exp-lo chuva ou molh-lo vrias vezes. Depois de molhar, coloca-se esse material orgnico em montes de no mnimo 4 m3, para que se tenha uma boa fermentao. Isso igual a 2mX2m metros, por 1 m de altura. Deve-se cobrir o monte com folhas de banana ou plantas de milho, para proteger do sol ou ento enterrar.

Depois de 3 semanas, deve-se fazer o monte definitivo, com as seguintes medidas: 2,20m a 2,50m na base e 1,80m de altura e cobrir com 2 cm de folhas, terra ou composto velho, mais a cobertura usada na primeira vez. Depois de 3 meses o composto fica pronto para ser usado nas hortas mas no para ser incorporado, podendo-se aplicar 7 cm do material na horta. Se o objetivo incorporar o composto na terra, preciso revirar mais uma vez e deixar por mais mais 6 meses at que se transforme num material que parece terra preta. Para saber se o produto est apto, deve-se pegar o material e esfregar entre os dedos. Se ele pulverizar facilmente, j pode ser incorporado.

Compostagem
Como fazer o composto

LIXEIRA VIVA - MINHOCASA

You might also like