You are on page 1of 47

Educao Sexual: o papel dos Pais e Famlia e da Escola

Fernando Martins

Definio
A sexualidade uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, aces e interaces e, por isso, influencia tambm a nossa sade fsica e mental. Definio de Sexualidade da OMS

Educao sexual nas Escolas porqu?

ENQUADRAMENTO LEGAL

Lei n. 60/2009 de 6 de Agosto

Artigo 2. Finalidades
Constituem finalidades da educao sexual: a) A valorizao da sexualidade e afectividade entre as pessoas no desenvolvimento individual, respeitando o pluralismo das concepes existentes na sociedade portuguesa; b) O desenvolvimento de competncias nos jovens que permitam escolhas informadas e seguras no campo da sexualidade; c) A melhoria dos relacionamentos afectivo-sexuais dos jovens; d) A reduo de consequncias negativas dos comportamentos sexuais de risco, tais como a gravidez no desejada e as infeces sexualmente transmissveis; e) A capacidade de proteco face a todas as formas de explorao e de abuso sexuais;

Artigo 2. Finalidades (cont.)


f) O respeito pela diferena entre as pessoas e pelas diferentes orientaes sexuais; g) A valorizao de uma sexualidade responsvel e informada; h) A promoo da igualdade entre os sexos; i) O reconhecimento da importncia de participao no processo educativo de encarregados de educao, alunos, professores e tcnicos de sade; j) A compreenso cientfica do funcionamento dos mecanismos biolgicos reprodutivos; l) A eliminao de comportamentos baseados na discriminao sexual ou na violncia em funo do sexo ou orientao sexual.

Artigo 3. Modalidades 1 - No ensino bsico, a educao sexual integra-se no mbito da educao para a sade, nas reas curriculares no disciplinares, nos termos a regulamentar pelo Governo. 2 - No ensino secundrio, a educao sexual integra-se no mbito da educao para a sade, nas reas curriculares disciplinares e no disciplinares, nos termos a regulamentar pelo Governo. 3 - No ensino profissional, a educao sexual integra-se no mbito da educao para a sade, nos termos a regulamentar pelo Governo. 4 - O disposto nos nmeros anteriores no prejudica a transversalidade da educao sexual nas restantes disciplinas dos curricula dos diversos anos.

Artigo 4. Contedos curriculares Compete ao Governo definir as orientaes curriculares adequadas para os diferentes ciclos de ensino. Artigo 5. Carga horria

A carga horria dedicada educao sexual deve ser adaptada a cada nvel de ensino e a cada turma, no devendo ser inferior a seis horas para o 1. e 2. ciclos do ensino bsico, nem inferior a doze horas para o 3. ciclo do ensino bsico e secundrio, distribudas de forma equilibrada pelos diversos perodos do ano lectivo.

Artigo 6. Projecto educativo de escola A educao sexual objecto de incluso obrigatria nos projectos educativos dos agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas, nos moldes definidos pelo respectivo conselho geral, ouvidas as associaes de estudantes, as associaes de pais e os professores.

Artigo 7. Projecto de educao sexual na turma 1 - O director de turma, o professor responsvel pela educao para a sade e educao sexual, bem como todos os demais professores da turma envolvidos na educao sexual no mbito da transversalidade, devem elaborar, no incio do ano escolar, o projecto de educao sexual da turma. 2 - Do projecto referido no nmero anterior, devem constar os contedos e temas que, em concreto, sero abordados, as iniciativas e visitas a realizar, as entidades, tcnicos e especialistas externos escola, a convidar.

Artigo 8. Pessoal docente 1 - Cada agrupamento de escolas e escola no agrupada deve designar um professor -coordenador da educao para a sade e educao sexual. 2 - Cada agrupamento de escolas e escola no agrupada dever ter uma equipa interdisciplinar de educao para a sade e educao sexual, com uma dimenso adequada ao nmero de turmas existentes, coordenada pelo professor coordenador. 3 - Compete a esta equipa:
a) Gerir o gabinete de informao e apoio ao aluno; b) Assegurar a aplicao dos contedos curriculares; c) Promover o envolvimento da comunidade educativa; d) Organizar iniciativas de complemento curricular que julgar adequadas.

Artigo 8. Pessoal docente (cont.) 4 - Aos professores -coordenadores de educao para a sade e educao sexual, aos professores responsveis em cada turma pela educao para a sade e educao sexual e aos professores que integrem as equipas interdisciplinares de educao para a sade e educao sexual, garantida, pelo Ministrio da Educao, a formao necessria ao exerccio dessas funes. 5 - Cada turma tem um professor responsvel pela educao para a sade e educao sexual. 6 - As habilitaes necessrias, bem como as condies para o exerccio das funes definidas no presente artigo, devem ser fixadas por despacho do membro do Governo responsvel pela rea da educao.

Artigo 9. Parcerias 1 - Sem prejuzo do disposto no artigo anterior, a educao para a sade e a educao sexual deve ter o acompanhamento dos profissionais de sade das unidades de sade e da respectiva comunidade local. 2 - O Ministrio da Sade assegura as condies de cooperao das unidades de sade com os agrupamentos de escolas ou escolas no agrupadas. 3 - O Ministrio da Educao e os agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas podem ainda estabelecer protocolos de parceria com organizaes no governamentais, devidamente reconhecidas e especializadas na rea, para desenvolvimento de projectos especficos, em moldes a regulamentar pelo Governo.

Artigo 10. Gabinetes de informao e apoio 1 - Os agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas dos 2. e 3. ciclos do ensino bsico e do ensino secundrio devem disponibilizar aos alunos um gabinete de informao e apoio no mbito da educao para a sade e educao sexual. 2 -O atendimento e funcionamento do respectivo gabinete de informao e apoio so assegurados por profissionais com formao nas reas da educao para a sade e educao sexual. 3 - O gabinete de informao e apoio articula a sua actividade com as respectivas unidades de sade da comunidade local ou outros organismos do Estado, nomeadamente o Instituto Portugus da Juventude. 4 - O gabinete de informao e apoio funciona obrigatoriamente pelo menos uma manh e uma tarde por semana.

Artigo 10. Gabinetes de informao e apoio (cont.) 5 - O gabinete de informao e apoio deve garantir um espao na Internet com informao que assegure, prontamente, resposta s questes colocadas pelos alunos. 6 - As escolas disponibilizam um espao condigno para funcionamento do gabinete, organizado com a participao dos alunos, que garanta a confidencialidade aos seus utilizadores. 7 - Os gabinetes de informao e apoio devem estar integrados nos projectos educativos dos agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas, envolvendo especialmente os alunos na definio dos seus objectivos. 8 - O gabinete de informao e apoio, em articulao com as unidades de sade, assegura aos alunos o acesso aos meios contraceptivos adequados.

Artigo 11. Participao da comunidade escolar 1 - Os encarregados de educao, os estudantes e as respectivas estruturas representativas devem ter um papel activo na prossecuo e concretizao das finalidades da presente lei. 2 - Os encarregados de educao e respectivas estruturas representativas so informados de todas as actividades curriculares e no curriculares desenvolvidas no mbito da educao sexual. 3 - Sem prejuzo das finalidades da educao sexual, as respectivas comunidades escolares, em especial os conselhos pedaggicos, podem desenvolver todas as aces de complemento curricular que considerem adequadas para uma melhor formao na rea da educao sexual.

Educao sexual nas Escolas porqu?

ENQUADRAMENTO CURRICULAR

1 Ciclo
ESTUDO DO MEIO - O SEU CORPO

1 ANO
Reconhecer a sua identidade sexual.

3 ANO Conhecer as funes vitais (digestiva, respiratria, circulatria, excretora, reprodutora/sexual). Conhecer alguns rgos dos aparelhos correspondentes (boca, estmago, intestinos, corao, pulmes, rins, genitais) e localizar esses rgos em representaes do corpo humano.

2 Ciclo
Cincias da Natureza 5 ANO Como se reproduzem os animais? Comportamento dos animais na poca de reproduo 6 ANO Transmisso de vida. Reproduo humana e crescimento.

3 Ciclo
Cincias Naturais 9 ANO Transmisso da vida humana Bases fisiolgicas da reproduo humana

Contributos para uma abordagem na Escola e na Famlia da Educao Sexual


Quem deve fazer Educao Sexual?
S a Famlia? S a Escola? Ambas as Instituies?

Educao Sexual ou Educao para os Afectos?


A sexualidade humana envolve componentes morfolgicas, fisiolgicas, emocionais, afectivas, religiosas e culturais, entre outras NMEROS QUE PREOCUPAM 15% dos infectados com SIDA so jovens com menos de 25 anos H 28 mil adolescentes portuguesas grvidas por ano, o que constitui a segunda maior taxa de gravidez precoce na Europa. 8,8 % dos jovens com mais de 15 anos j teve relaes sexuais sem preservativo.

A sexualidade humana: introduo ao conceito


H aspectos de sexualidade em todas as fases da vida, que se vo alterando e modificando ao longo do tempo. Educao sexual o ensino sobre a anatomia e psicologia da reproduo humana e demais aspectos do comportamento que se relacionam ao sexo.

Abordagem Pedaggica
Possui as seguintes caractersticas:
Volta-se mais directamente para o processo ensino-aprendizagem de contedos relacionados com a sexualidade; Valoriza o aspecto informativo desse processo, podendo tambm dar nfase ao aspecto formativo, onde se propicia a discusso de valores, atitudes e preconceitos; pode ainda considerar a importncia da discusso de dvidas, sentimentos e emoes; Direcciona mais acentuadamente a reformulao de valores, atitudes e preconceitos, bem como todo o processo de libertao, para o nvel individual.

Abordagem Religiosa
Possui as seguintes caractersticas:
liga a vivncia da sexualidade ao amor de Deus e submisso s normas religiosas oficiais; tem como metas bsicas a preservao dos valores morais cristos e o desenvolvimento da vida espiritual; vincula sexo ao amor pelo parceiro, ao casamento e procriao; encara o casamento e a virgindade/castidade como os dois nicos modos de viver a aliana com Deus; valoriza a informao de contedos especficos da sexualidade (encarando-a, porm, como uma meta secundria); pode estar comprometido com uma educao para o pudor.

Abordagem Poltica
Possui as seguintes caractersticas:
orienta para o resgate do gnero, do ertico e do prazer na vida das pessoas; ajuda a compreender (ou alerta para a importncia de se compreender) como as normas sexuais foram construdas socialmente; considera importante o fornecimento das informaes e autorepresso; propicia questionamentos filosficos e ideolgicos (ou mostra a importncia desses questionamentos); encara a questo sexual com uma questo ligada directamente ao contexto social, influenciando e sendo influenciada por este; da nfase participao em lutas colectivas para transformaes sociais considera importantes as mudanas de valores, atitudes e preconceitos sexuais do indivduo para o alcance de sua libertao e realizao sexual. Porm, isto encarado como um meio para se chegar a novos valores sexuais, que possibilitem a vivncia de uma sexualidade com liberdade e responsabilidade, em nvel no apenas do indivduo, mas da sociedade como um todo.

Aparelho Reprodutor Feminino

Aparelho Reprodutor Masculino

A Puberdade o eu constantemente a mudar

A puberdade um perodo que ocorrem mudanas biolgicas e fisiolgicas e o corpo se desenvolve fisicamente e mentalmente tornando-se maduro e o adolescente fica capacitado para ter filhos. Ela no deve ser confundida como sinnimo da adolescncia, visto que a puberdade faz parte da adolescncia. Nesta fase, so observadas mudanas tais como: crescimento de plos pbicos, crescimento dos testculos e aparecimento das mamas.

Puberdade na Rapariga
10-11 anos: Incio da formao dos quadris com a acumulao de gordura, primeiro crescimento dos seios e dos mamilos; 11-14 anos:
Surgem os pelos pbicos (lisos), a voz torna-se mais grave, rpido crescimento dos ovrios, da vagina, do tero e dos lbios vaginais; Os pelos pbicos tornam-se crespos Idade do "salto de crescimento" (ver acima), os seios comeam a tomar forma (estgio primrio), amadurecimento dos vulos: menarca (primeira menstruao):

14-16 anos: Crescimento dos pelos axilares, os seios adquirem a forma adulta (estgio secundrio)

Puberdade no Rapaz
12-13 anos: Incio do crescimento dos testculos, do escroto e do pnis, mudanas temporrias no peito 13-16 anos:
Surgem os pelos pbicos (lisos), incio da mudana de voz, crescimento acelerado do pnis, dos testculos, do escroto, da prstata e da vescula seminal, primeira ejaculao Os pelos pbicos tornam-se crespos Grande "salto de crescimento"

16-18 anos: Crescimento dos pelos axilares, da barba, incio das "entradas" no contorno dos cabelos, marcante mudana de voz.

Adolescncia: a construo do adulto por dentro


Adolescncia a fase do desenvolvimento humano que marca a transio entre a infncia e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alteraes em diversos nveis - fsico, mental e social - e representa para o indivduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilgios tpicos da infncia e de aquisio de caractersticas e competncias que o capacitem a assumir os deveres e papis sociais do adulto.

Sexualidade na Adolescncia
Paralelamente ao incio da maturidade sexual tambm o comportamento sexual comea a desenvolver-se. Esse desenvolvimento um processo muito complexo e fruto da interaco de vrios factores, tais como o desenvolvimento fsico, psicossocial, a exposio a estmulos sexuais (que definida pela cultura), os grupos de contactos sociais (amigos, colegas de escola ou de clube, etc.), e as situaes especficas que permitem o acesso s experincias sexuais.

A Famlia e a Sexualidade na Adolescncia


Identidade sexual: heterossexual, homossexual ou outros Masturbao Pedofilia Incio da vida sexual e contracepo

O meu filho homossexual


Homossexualidade (grego homos = igual + latim sexus= sexo) refere-se ao atributo, caracterstica ou qualidade de um ser que sente atraco fsica, emocional e esttica por outro ser do mesmo sexo. Como uma orientao sexual, a homossexualidade refere-se a "um padro duradouro de experincias sexuais, afectivas e romnticas principalmente entre pessoas do mesmo sexo"; "o termo tambm refere-se a um indivduo com senso de identidade pessoal e social com base nessas atraces, manifestando comportamentos e aderindo a uma comunidade de pessoas que compartilham da mesma orientao sexual."

A homossexualidade no doena nem curvel


As principais organizaes mundiais de sade, incluindo muitas de psicologia, j no consideram a homossexualidade uma doena, distrbio ou perverso. Desde 1973, a homossexualidade deixou de ser classificada como tal pela Associao Americana de Psiquiatria e, na mesma poca, foi retirada da Classificao internacional de doenas (sigla CID). Em 1975 a Associao Americana de Psicologia adoptou o mesmo procedimento, deixando de considerar a homossexualidade como doena.

Seremos todos homossexuais?


Desde os clebres Estudos de Kinsey, em 1949, popularizou-se a afirmao de que 10% da populao humana teria uma orientao homossexual. No entanto, outros estudos indicaram valores diferentes, tais como 4% e 14%. A principal razo para a dificuldade na obteno de um valor credvel est no fato de muitos homossexuais esconderem sua orientao sexual por motivos diversos, alm de ser difcil e questionvel classificar e quantificar de forma cientfica o grau de homossexualidade ou heterossexualidade de algum.

Incio da vida sexual


Mudana histrica Idade a diminuir

Portugueses iniciam vida sexual aos 14 anos Raparigas tm mais conhecimentos sobre sexualidade do que os rapazes
Os rapazes em Portugal iniciam a sua vida sexual, em mdia, aos 14 anos e as raparigas aos 15 anos. Cerca de 75% dizem ter sentido satisfao com essa experincia. A concluso da Associao para o Planeamento da Famlia (APF) e do Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa (ICS), no estudo A Educao Sexual do Jovens Portugueses, divulgado recentemente. O estudo foi realizado em 63 escolas secundrias do pas e envolveu 2621 jovens dos 10 (60 %) e 12 (40%) anos. De referir ainda que nesta faixa etria, 42% dos jovens diz ter j tido relaes sexuais. Uma parte importante dos jovens refere ter dificuldade em falar com os pais sobre sexualidade. Nomeadamente, 59% dos jovens afirmam nunca falar ou falar pouco com o pai e 38% dos jovens afirmam nunca falar ou falar pouco com a me.

Diz a anlise que os jovens conversam mais sobre sexualidade com os amigos (quase entre os 50% e 70% em todos os temas), a me ( volta dos 40% em todos os temas) e onamorado ou namorada (entre os 20% e os 30%, mais risco de gravidez, contracepo, relaes amorosas, incio da vida sexual). Quanto aos conhecimentos sobre sexualidade, a equipa de investigao aplicou uma escala de conhecimentos com 27 questes bsicas sobre diversos aspectos da sexualidade, fecundao, contracepo e IST. Cerca de 46% dos jovens acertaram entre 60% e 75% das respostas e 13% acertaram em mais de 75% das respostas. Cerca de 41% dos jovens errou em mais de 55% das questes. O estudo tambm conclui que as raparigas tm mais conhecimentos sobre sexualidade que os rapazes (56% contra 47,5%).

Os temas sobre os quais os jovens esto mais bem informados so a funo do preservativo (93%), menstruao (87%), desejo sexual de homens e mulheres (84%), probabilidade de contgio de SIDA (83%), ejaculaes nocturnas (82%), maturidade fsica na puberdade (80%), sentimentos dos adolescentes (78%), tratamento das IST a dois (77%) e risco nas relaes sexuais (76%). De referir ainda que 43% dos jovens com experincia de relaes sexuais namoram actualmente e tm relaes sexuais. Destes, 41% iniciaram relaes sexuais menos de um ms depois de terem iniciado o namoro. Na ltima relao sexual, 74% dos jovens afirmam ter usado um preservativo e 50,1% estavam a usar outro mtodo.. 30 de Outubro de 2008
http://familia.sapo.pt/artigos/actualidade/noticias/893790.html

O que a contracepo?
Controlo de natalidade ou contracepo o regime de uma ou mais aces, dispositivos ou medicamentos de modo a prevenir ou reduzir a propenso de uma mulher ficar grvida. Estas aces, tambm conhecidas como mtodos anticoncepcionais, so fundamentais hoje em dia para o planeamento familiar.

Mtodos contraceptivos
Mtodos fsicos Mtodos de contracepo de barreira Mtodos hormonais Mtodos intra-uterinos Contracepo de emergncia Esterilizao
Laqueao das trompas Vasectomia

Mtodos comportamentais Mtodos de monitorizao da fertilidade Mtodos estatsticos Coito interrompido Abstinncia

Dilemas morais e sexualidade


Opes ligadas com a religio Mtodos anticoncepcionais Aborto e plula do dia seguinte

Sentimentos, gostos e decises


As vergonhas
A relao com o nosso corpo A famlia e as vergonhas

Os afectos
Educao para o afecto, o amor e sexualidade

A iniciao sexual
Namoros Deciso e local Ida ao Ginecologista

Comunicao e sexualidade
Quando as mos (e os lbios) falam Entender o outro Saber comunicar Saber dizer no, saber entender o no

Higiene e sade
Ginecologista Higiene do aparelho reprodutor Doenas Sexualmente Transmissveis (DSTs):
Sfilis Clamdia Gonorreia SIDA Tricomonase Linfogranuloma venreo Herpes Condiloma acuminado ou HPV

You might also like