You are on page 1of 11

ALFABETIZAO E LETRAMENTO: Questes sobre Avaliao

Mayra Prates Natlia Laner

A avaliao nos trs primeiros anos de escolaridade assume uma dimenso formadora fundamental.

Dessas dimenses destacam-se duas: A dimenso burocrtica ou tcnica da avaliao possui um carter classificatrio traduzido em resultados quantitativos determinantes da aprovao ou reprovao. A dimenso formativa ou continuada possui uma funo diagnstica, processual e qualitativa identificando nveis consolidados ou no e indicando estratgias de intervenes necessrias para o avano.

Atravs de incompreenses e equvocos o sistema de organizao escolar tem adotado duas situaes:

No caso da organizao por sries, em que o fracasso em uma das reas do conhecimento generalizado para outras reas, com isso a reprovao assume um papel perverso e que pode causar o abandono ou a excluso. Na organizao por ciclos, a concepo equivocada de progresso automtica, leva a outra forma de excluso ao permitir que os alunos avancem sem ter aprendido e desenvolvido as capacidades de cada nvel.

A avaliao um processo regulado por valores, os quais mudam em funo das formas de organizao escolar, dos projetos pedaggicos e das concepes e convices de cada professor.

Nesta concepo de avaliao consideramos duas funes ou aes inseparveis:

A funo diagnstica da avaliao busca saber quais as capacidades que o aluno inicia o processo de aprendizagem e at que ponto ele atingiu as capacidades esperadas. O monitoramento tem a funo preventiva que permite ao professor se orientar no que fazer para que o aluno resgate a oportunidade de aprender, acompanhando e intervindo na aprendizagem.

Instrumentos de registro do processo de alfabetizao:


Observao e registro; Provas operatrias; Auto- Avaliao; Portflio.

A conciliao da dimenso burocrtica e da dimenso pedaggica da avaliao uma tarefa rdua, que exige permanente reavaliao do sistema e de cada projeto institucional.

O professor deve ser cuidadoso ao utilizar critrios para avaliar se o aluno progrediu, tendo em vista que:

Um progresso pode manifestar-se atravs de condutas diversificadas, dependendo do aluno;

Sempre comparar o aluno com ele mesmo, levando em conta sua trajetria de aprendizagem.

Uma forma possvel de registro a ficha descritiva do desempenho dos alunos contemplando:

Capacidades esperadas para determinada srie ou ciclo; Desempenhos observveis nos alunos, nas capacidades mais globais e mais especficas; Possveis metas para a continuidade do processo.

Estratgias de Interveno na Aprendizagem dos Alunos


A partir dos resultados das avaliaes diagnsticas o professor poder propor: Reagrupamento dos alunos na prpria classe; Reagrupamento de alunos em dias e horrios previamente combinados; Reagrupamento de alunos para atendimento em tempo integral; Atendimento de necessidades especficas dos alunos; Atendimento diferenciado a grupos reduzidos de alunos.

Estratgias para avaliao do trabalho realizado pela escola

As dificuldades diagnosticadas ao longo do processo de alfabetizao so fonte de informaes para as decises relativas ao trabalho docente e ao projeto pedaggico da escola.
O trabalho docente precisa ser permanentemente reavaliado, pois quando identificamos problemas nas aprendizagens dos alunos, outros problemas podem tambm, estarem ocorrendo nas prticas de ensino do professor.

responsabilidade de todos os profissionais da escola a criao de um espao coletivo para discusso e anlise dos problemas de aprendizagem dos alunos, bem como a elaborao conjunta de planejamentos, a partir de avaliaes diagnsticas e metas estabelecidas quanto s capacidades esperadas para cada nvel.

Concluindo...

Cabe escola e aos profissionais que alfabetizam analisarem, para cada realidade, quais sero as condies aptas para garantir essas aprendizagens, levando em conta, como fator particularmente relevante, as experincias prvias dos alunos com a escolarizao e sua familiaridade com a cultura escrita. necessrio avaliar as aprendizagens dos alunos, o processo de ensino, a realizao de metas de planejamento, programas e projetos estabelecidos pela escola e pelo sistema. Faz-se necessrio assim, que se amplie o tempo dos professores para atividades de planejamento e avaliao do trabalho realizado e a garantia de formao continuada.

You might also like