You are on page 1of 12

A INDSTRIA DA SECA

A "indstria da seca" no Nordeste


Os problemas sociais existem em todo o Nordeste, mas a culpa pela misria da regio sempre recaiu sobre o fenmeno das secas. De fato, elas muitas vezes inviabilizam as atividades econmicas no serto, dizimando o gado e fazendo com que os sertanejos deixem suas terras em busca de melhores condies de vida. Mas a seca no a nica responsvel por toda a situao. Questes como a distribuio de renda e de terras costumam ser deixadas de lado nas discusses. Grupos polticos e econmicos aproveitam-se do flagelo da regio em benefcio prprio. Divulgando uma situao de calamidade pblica, essa elite consegue ajuda governamental como anistia das dvidas, verbas de emergncia e renegociao de emprstimos. Tais auxlios nem sempre beneficiam a populao afetada pela estiagem. Muitas vezes, o dinheiro pblico usado para a construo de audes e para o desenvolvimento de projetos de irrigao. Tudo isso caracteriza a chamada "indstria da seca", ou seja, uma srie de medidas que eternizam o problema para impedir que o auxlio desaparea.

A inveno do atraso nacional


O serto nordestino sempre conviveu com a seca, embora, at meados do sculo XIX, seus governantes e a elite local no a encarassem como um problema. As atenes na poca voltavam-se para a Zona da Mata e para os engenhos de acar. Na segunda metade do sculo XIX, quando o caf plantado no Sudeste se transformou no principal produto de exportao do pas, dirigentes e proprietrios da regio logo previram o trmino de seus dias de glria. Por isso, voltaram seus olhos para a seca e para a misria do serto. Afinal, em funo dos problemas ali existentes, eles poderiam pleitear auxlio ao governo central.

1877 Calcula-se que 500 mil pessoas morreram nesse ano por causa da seca. O Estado mais atingido foi Cear. O imperador dom Pedro II foi ao Nordeste e prometeu vender "at a ltima jia da Coroa" para amenizar o sofrimento dos sditos da regio. No vendeu. 1915 A intensidade da estiagem levou o governo a reestruturar o Instituto de Obras Contra as Secas (Iocs), que passou a construir audes de grande porte. At ento, o Iocs se concentrava em perfurao de poos, confeco de mapas e abertura de estradas. 1934/36 Considerada a maior seca de todos os tempos at o incio dos anos 80. A estiagem se estendeu pelos nove Estados nordestinos e chegou a Minas Gerais. A partir dela as secas do serto do Nordeste passaram a ser encaradas como flagelos nacionais.

As maiores secas da histria

1979/85 A mais longa e avassaladora seca deste sculo foi marcada por uma onda de saques que chegou ao auge em 1981. Diante da situao, o presidente Joo Figueiredo declarou que s restava rezar para chover. No deu certo. A seca e o governo acabaram juntos. 1997/99 Os sinais mais graves da estiagem comearam a ser sentidos em outubro do ano passado. Desta vez, um fenmeno social tornou-se marcante na briga para resistir ao flagelo ambiental: os saques em mercados, feiras e prefeituras das cidades sertanejas.

2001 O Rio So Francisco agonizou com a maior seca da sua histria. Somado ao assoreamento, a seca reduziu drasticamente o volume de suas guas. A barragem de Sobradinho, a mais importante da regio NE, atingiu os nveis mais baixos de sua histria. A gua no local em 1 de novembro de 2001 estava a 6,3% da capacidade, que de 34 bilhes de metros cbicos.

Medidas de combate seca


Camelos e retirantes - Durante a estiagem de 1877 a 1880, pela primeira vez o governo procurou instituir uma poltica de salvao para a regio. D. Pedro II, encantado com uma visita que fizera ao Egito, mandou importar camelos do Saara, pois pretendia cri-los para salvar o serto. Os problemas, entretanto, eram muito mais graves. Um nmero de sertanejos quase quatro vezes maior do que o da populao de Fortaleza ocupou a capital cearense, buscando fugir da seca. O resultado disso foram epidemias, fome, saques e crimes

Campos de flagelados
Na estiagem seguinte, em 1915, para impedir que os retirantes se dirigissem capital, o governo cearense criou campos de concentrao nos arredores das grandes cidades, nos quais recolhia os flagelados.
A varola fez centenas de mortos no Campo do Alagadio, prximo a Fortaleza, onde se espremiam mais de 8 mil pessoas na seca de 1915. A falta de condies sanitrias e de comida completou o trgico quadro.

A seca produz mo-de-obra barata


A seca de 1932 foi to catastrfica quanto a de 1877. Foram organizados sete campos de concentrao no Cear, onde ficaram reunidos mais de 105 mil retirantes. Eles eram recrutados para trabalhar de forma compulsria nas obras pblicas. Nas secas seguintes, o governo abandonou a formao dos campos de concentrao e comeou a estimular o sertanejo a abandonar em definitivo suas terras. Passou a planejar a migrao macia dos sertanejos para o oeste, a fim de povoar os sertes do Mato Grosso. Essa retirada ficou conhecida como a "Marcha para o Oeste". Pelo Censo de 1950, verificou-se que mais de 2 milhes de nordestinos haviam migrado para outras regies do pas. Entre 1950 e 1980, as grandes metrpoles do Sudeste tornaram-se o destino da maioria desses retirantes

Frentes de trabalho
Os municpios nordestinos passaram a contratar, em 1979, retirantes para trabalhar em obras pblicas. Mesmo assim, o problema do sertanejo jamais foi solucionado. S em 1993, a Comisso Pastoral da Terra identificou 146 aes de multides (invases ou saques) em 55 cidades do Cear.

A SECA NORDESTINA 98-99: DA CRISE ECONMICA CALAMIDADE SOCIAL

No final do sculo 20, nos anos de 1997 a 1999, o serto nordestino enfrentou uma das piores secas de sua histria. Tudo desidratou - roados, audes, bois e homens. Desta vez, um fenmeno social tornou-se marcante na briga para resistir ao flagelo ambiental: os saques em mercados, feiras e prefeituras das cidades sertanejas

governos de variados matizes tentaram modificar esse quadro descarregando mais de 12 bilhes de dlares na regio. Parte do dinheiro se perdeu graas superior habilidade que as elites locais tm para transformar recursos pblicos em patrimnio privado.

You might also like