You are on page 1of 27

Pena de Morte

A pena de morte uma sentena dada pelo juiz criminosos que normalmente cometeram assassinato; tambm conhecida como Pena Capital; um dos mais antigos institutos jurdicos; E existe desde o surgimento do homem.

Formalmente, tornou-se conhecida pelo Cdigo Hamurabi (considerado o mais antigo monumento da legislao criminal). Que fala sobre a proporcionalidade entre pena e delito ( Olho por olho, dente por dente) .

Conceito: ...se algum tirar um olho de outro, perder o seu igualmente; se algum quebrar um osso de outro, partir-se-lhe- um tambm; se o mestre de obras no construiu solidamente a casa e esta, caindo, mata o proprietrio, o construtor ser morto e, se for morto o filho do proprietrio, ser morto o filho do construtor.

A partir de tal Cdigo, a pena capital difundiu-se em diversas culturas. A pena capital, foi utilizada tambm pela Igreja Catlica no perodo da Santa Inquisio em que vrias pessoas foram mortas em nome de Deus.

Tipos de pena de morte:


Apedrejamento; Forca; cadeira eltrica; injeo letal; Decapitao; cmara de gs; Fuzilamento.

A pena de morte no Brasil e no mundo

A pena de morte encontra-se abolida para todos os crimes em quase todos os pases da Europa e da Oceania. Na Amrica do Norte, foi abolida no Canad e no Mxico e em algumas zonas dos Estados Unidos. Na Amrica do Sul, como o Brasil, o Chile e o Peru ainda mantm a pena de morte para alguns crimes, mas estes esto completamente fora da realidade do cotidiano dos cidados, como, por exemplo, traio em tempos de guerra.

Trinta e seis estados dos Estados Unidos, a Guatemala e a maior parte do Caribe, da sia e da frica ainda mantm a pena de morte para crimes comuns. O caso de alguns pases (como os em laranja no mapa acima) bastante peculiar, pois legalmente mantm a pena de morte mas j no executam ningum h bastante tempo.

Entre os pases que mais recorrem a pena capital est a China, que segundo a Anistia pratica mais execues do que todo o resto do globo, no entanto, os dados exatos so segredo de Estado no pas. O relatrio da Anistia apontou que as execues no Oriente Mdio tiveram um aumento. Em 2011 foram aplicadas quase duas vezes mais penas capitais do que em 2010. No total, mais de 550 pessoas foram executadas na Arbia Saudita, Imen, Ir e Iraque.

O relatrio aponta que dessas vtimas, sete no teriam mais de 18 anos ou os crimes imputados a elas foram perpetrados antes que atingissem a maioridade. No Ir, pas em que a pena de morte aplicada quando ocorre adultrio, relaes homossexuais ou abandono da f h depoimentos sobre a morte secreta de centenas de cidados.

Entre os pases do G8, o grupo dos mais ricos do mundo, somente dois aplicam a pena capital: Estados Unidos e Japo. No entanto, no Japo, em 2011, foi aplicada a primeira sentena capital desde 1992 e nos Estados Unidos foram mortos 43 prisioneiros (contra 46 em 2010). Ao que tudo indica o pas est dando mostras de que ir diminuir a utilizao de penas capitais. No ano passado o Estado de Illinois passou a abolir a pena de morte e Oregon implantou uma moratria de execues.

No continente europeu, a pena capital foi extinta pela Conveno Europeia para a Proteo dos Direitos Humanos e das Liberdades Fundamentais, mas Belarus, localizado em territrio da Ex-Unio Sovitica, executou a pena de morte em 2011. Atualmente 18.750 pessoas esto no corredor da morte. A Bielorrssia o nico pas da Europa que ainda aplica a pena capital. A Amnistia Internacional estima que 400 pessoas foram executadas desde que a Bielorrssia se tornou independente, em 1991. Os prisioneiros condenados s tomam conhecimento da execuo alguns momentos antes de ela ocorrer. O corpo no restitudo famlia e o local onde enterrado no revelado. Em 2010, o pas da Europa de Leste executou dois homens e condenou trs outras pessoas pena de morte.

Representantes do pas j manifestaram a inteno de abolir sentena. Em conjunto com a organizao no governamental Viasna, apela instituio de uma moratria na pena capital e alterao de todas as condenaes morte.
A pena de morte a "negao absoluta dos direitos humanos. um homicdio cometido pelo Estado", de forma premeditada e a sangue frio, lembra a Amnistia.

A Pena de morte no Brasil

O Brasil j foi adepto essa prtica at o ano de 1876, sendo que, nas Amricas, fomos o segundo pas a abolila (o primeiro foi a Costa Rica). O ltimo condenado, na cidade de Pilar , em Alagoas, chamava-se Francisco e era um escravo pertencente ao Dr. Joaquim Telsforo Ferreira Lopes Viana. Ele foi acusado de assassinar, juntamente com os tambm escravos Prudncio e Vicente, o casal Joo Evangelista de Lima e Josefa Martha de Lima, proprietrios do Hotel Central. O crime ocorreu em 28 de abril de 1874, dois anos antes da execuo.

Desde 1876 quando o escravo Francisco fora executado, embora as penas de morte continuassem a ser proferidas pelo juri eram todas comutadas pelo imperador sendo, no entanto, abolidas para os casos de crimes comuns somente no ano de 1889 aps a proclamao da repblica. O fato interessante, contudo, que ainda existe na Constituio atual do Brasil a previso de pena de morte para casos especiais e este fato praticamente desconhecido pela maioria dos brasileiros. No dito artigo consta o seguinte: A pena de morte proibida no Brasil, exceto em tempos de guerra, conforme a Constituio Federal e declara em seu artigo 5, no inciso XLVII4.

Embora esses crimes somente sejam aplicados em tempo de guerra, todos eles preveem penas de priso, atribuindo a pena de morte, somente em casos extremos.

tica e religio

A Constituio Federal impede a pena de morte e a pena de carter perptuo (priso perptua), salvo em tempos de guerra, conforme os termos do artigo 84, XIX.

Os juritas romnticos defendem a disponibilidade da vida humana, alegando que a obedincia s leis imutveis da natureza pressuposto da felicidade; que a vida algo dado pela natureza e impossvel de ser criada pelo homem; que o homem pode dispor do que no criou; que matar algum sempre um mal.
Os realistas jurdicos defendem a disponibilidade da vida humana, alegando que o homem no precisa obedecer s leis da natureza para ser feliz; que o homem tem capacidade de construir sua prpria escala de valores; que matar algum pode ser um bem.

Outro pensadores...

Voltaire criticava as prises arbitrarias, a tortura, a pena de morte e defendia a liberdade de expresso de pensamento. Para Peter Singer que condena qualquer tipo de sofrimento para seres que sentem, a pena de morte com certeza e anti-tico. Como Kant, Aristteles procura o bem da estar da humanidade, ento matar no seria uma atitude virtuosa. Kant tambm diz que todo e qualquer mal que voc inflige a outro est infligindo a si mesmo, e que os criminosos devem ser punidos na medida merecida.

Casos que mereciam ou no, a pena de morte.


O caso Nardoni O caso Chipkevich O caso Elo O caso Joo Hlio O Caso Richthofen A chacina da Candelria

Inocentes condenados a Morte.


Caso Cameron Caso Sacco e Vanzetti

Entrevistas
Muitas pessoas que defendem a pena de morte, afirmam que dever valer-se da mesma apenas em casos onde a recuperao se mostra completamente ineficaz. J o outro tipo de defensor afirma que a sua utilizao ajudaria a inibir ou reduzir significadamente o nmero de crimes graves.

Os que no concordam afirmam que a existncia de uma pena to severa quanto a pena de morte, no far com que os crimes diminuam. Outros dizem que se uma pessoa mata um assassino, essa pessoa nada mais ser que outro assassino. E, alm disso, Vingana no a mesma coisa que Justia.

No entanto, devemos avaliar vrios aspectos como preceito moral, a configurao das leis, o funcionamento do sistema penitencirio, dentre outros.

http://www.poemasepensamentos.com.br/2010/ 07/pena-de-morte-a-favor-ou-contra/ http://eticando.tumblr.com/page/2 http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid =20090516113459AAZLUw7 http://www.ceismael.com.br/artigo/pena-demorte.htm http://www.consciencia.org/rousseau.shtml

http://estcor.blogspot.com.br/2006/09/pe na-de-morte.html http://uj.novaprolink.com.br/doutrina/809 /aspectos_da_pena_de_morte http://www.penademorte.info/

You might also like