You are on page 1of 37

Uma nova mentalidade

Anos 60

Faa clique para editar o estilo

Trabalho realizado por:

6/5/12

Andreia Neves Nuno Ferreira

NDICE:
Introduo Ecumenismo Ecologia Maio de 68 / Direitos Cvicos Movimentos hippies Msica dos anos 50 e 60 A mulher e a liberdade social Bibliografia
6/5/12

1.

INTRODUO:

Neste trabalho vamos demonstrar um pouco da dcada de 60, onde nesta dcada se viveu uma exploso de juventude em todos os aspectos que influenciou novas mudanas dos comportamentos.

6/5/12

2.

ECUMENISMO:

Utiliza-se o termo ecumenismo para os esforos em favor da unio entre as igrejas crists (catlica, ortodoxa e protestante).1 A necessidade do ecumenismo surge por causa de vrias divises, como por exemplo a Igreja oriental da igreja ocidental.

6/5/12

expanso colonial dos povos protestantes seguia-se a expanso religiosa. O enriquecimento destes povos gerou recursos capazes de prover a expanso missionria.

A partir dos movimentos F, Constituio, Vida e Aco, o ecumenismo espalhou-se por todo o mundo servindo para superar o divisionismo protestante ao nvel das formas de crena e ajudou a uniformizar a mensagem missionria.
6/5/12

Conferncia Missionria Mundial de 1910


Esta conferncia considerada o marco do ecumenismo .1 Nesta conferncia, Jonh proclamava aos lderes do protestantismo os objectivos do ecumenismo.

Esta conferncia resultou em dois congressos posteriores:


6/5/12

emEstocolmo, em1925eOxfordem1939

Secretariado Romano para a Unidade dos Cristos.


O papaJoo XXIIIcriou oSecretariado Romano para a Unidade dos Cristos. Este organismo alm de ajudar o papa e os bispos, ajudou na elaborao do decreto Unitatis Redintegratio, que definia o movimento ecumnico como uma graa do Esprito Santo tendo um carcter essencialmente 6/5/12

Conferncia Missionria Mundial de 1910


Em resposta a um desejo antigo de muitos cristos catlicos, o papa Joo XXIII convocou o Conclio Vaticano II com o objectivo de atender s mudanas e exigncias dos tempos modernos e de renovar a Igreja catlica nas suas vrias dimenses. O conclio Vaticano II (1962-65), chamado ecumnico por causa da sua dimenso universal, reflectiu sobre a seguinte questo de alcance ecumnico: qual o contributo dado por cada Igreja para a diviso dos cristos e o que poder cada uma fazer em ordem reconciliao e unidade? O papa Joo XXIII manifestou a sua vontade ecumnica: o reconhecimento pblico dos erros cometidos no passado pela Igreja catlica; da criao do Secretariado Romano para a Unidade dos Cristos e do convite dirigido a vrios representantes de outras confisses crists para participarem no Conclio como observadores. 6/5/12

Nostra Aetate
No dia 28 de Outubro de 1965, o Conclio Vaticano II, promulgou a Declarao Nostra Aetate ( Na nossa poca ) sobre as relaes da igreja com as religies no crists.

Ela tem 5 pargrafos:


1. 2. 3. 4. 5.

Prembulo As diversas religies no crists A religio muulmana A religio Judaica A fraternidade universal com excluso de qualquer discriminao;

6/5/12

5. Diferentes nveis do
ecumenismo:
O ecumenismo tem uma face plural. As iniciativas e o dilogo ecumnico ocorrem em diferentes nveis e entre diferentes actores. Boschclassifica estas iniciativas segundo 6 nveis.

6/5/12

Assim, o ecumenismo coloca-se na busca dajustia, dapaz, daecologiae da luta contra apobrezaexpressa nas diversasteologias da libertao.

6/5/12

3. Ecologia
Com os tempos a mudar a tecnologia mudou

tambm, dando com os seu progressos novas maneiras de viver populao mas no tardou a sentir-se os efeitos negativos deste progresso. Muito das experincias punham em risco a vida do Homem e dos ecossistemas devido a poluio e do desgaste dos recursos humanos que essas experincias necessitavam.

6/5/12

Durante os anos 60, os hippies eram os que

mais se preocupavam com a preservao do Meio Ambiente com isto os hippies, para escapar da poluio e do stress das cidades, criaram as comunidades alternativas.

6/5/12

Contudo outras maneiras se levantavam para

combater a poluio nasce assim um conjunto de organizaes como, Amigos da terra e Greenpeace, que tinham como objectivo principal alertar a populao pelos efeitos da poluio e garantir a proteco ambiental.

6/5/12

Osmovimentos hippies nasceram nas

4. Movimentos hippies

cidades de Los Angeles e So Francisco com ideias bsicas contra os valores materialistas. Estes criaram e tornaram famoso o seu slogan, Make love, not War.

6/5/12

As questes ambientais, a prtica de nudismo, a emancipao sexual, o desrespeito pelas armas e pela guerra eram ideias respeitadas recorrentemente por estas comunidades simbolizadas pela to clebre frase hippie Paz e Amor.

Os hippies adoptavam um modo de vida comunitrio em comunho com a natureza, negavam onacionalismoe aguerra do Vietname. Com as suas roupas leves e coloridas os hippies confraternizavam em festivais de 6/5/12 msicas ao ar livre, como um grande exemplo o

Para fortalecer muitos nomes se levantaram

para a concretizao dos desejos dos movimentos hippies um deles Allen Ginsberg que se tornou um cone entre os hippies com o seu poema Howl. Enquanto o seu nome se tornava famoso, Allen lana-se na cenahippie, onde divulga o LSDe participa uma lista incrivelmente grande de eventos, como o Human Be-In, em1967, emSo Francisco, e ainda conduziu as manifestaes contra aguerra do Vietname em Chicago, em1968.
6/5/12

Outro nome importante foi Jack Kerouac que

escreveu a sua obra-prima On The Road, um livro que se consagrou a bblia hippie na comunidade. A narrao do escritor impressionou bastante os jovens.

6/5/12

A gerao beat, ao qual os hippies eram designados demonstrou todas as suas desaprovaes e revolucionaram todos os modos de vida de uma maneira profunda e sem calculismo. Estes lutaram pelos seus interesses, pela paz atravs de manifestaes e revolucionaram os anos 60 com as suas novas prticas nomeadamente com o uso de drogas, nova maneira de vestir e a liberdade sexual. Esta gerao tornou-se pica e tambm importante na Histria.
6/5/12

5. MAIO 68
Uma de outras grandes revoltas juvenis deuse em Maio de 1968 em Frana, onde ficou conhecida como Maio 68. Motivados por figuras, como Fidel Castro, Che Guevara e Mao Ts-Tsung os estudantes universitrios aclamavam por melhores condies nas universidades face escassez de instalaes e professores devido ao baby boom e por fim clamavam, tambm, contra a guerra do Vietname.
6/5/12

Daniel Conh-Bendit, foi um importante nome que deu nfase revolta onde se tornou o comandante desta revolta depois de terem fechado a escola e ameaado expulsar os estudantes que supostamente lideravam o NO instituio. Os protestos foram obviamente reprimidos pela polcia, atravs da violncia, sendo que as ruas tornaram-se em autnticas batalhas campais.
6/5/12

Direitos Cvicos
Na dcada de 60 as sociedades viviam na

injustia e na opresso nomeadamente contra os negros. A Liberdade era uma palavra que no constatava em todos os vocabulrios. Vrios de sinais de revolta contra estas ideias comearam a surgir, desencadeando movimentos de contestao.

6/5/12

Rose Parks, foi uma senhora Norte Americana que ficou conhecida pelo facto de recusar ceder o seu lugar a um branco no autocarro em que os dois estavam a viajar. Foi talvez a grande impulsionadora nos movimentos revolucionrios a favor da igualdade. Outros nomes na luta contra o racismo como Malcom X e Martin Luther King lutaram pelos direitos da igualdade com todas as suas foras e vontades o que consequentemente serviu para mudar algumas 6/5/12 mentalidades e atitudes perante o grande

6. MSICA DOS ANOS 50 E 60

Os anos 50 podem ser considerados, anos de descoberta da msica ligeira, que atinge uma grande notoriedade nos anos 60. 6/5/12

O Rock anda Roll, conhecido pelo seu estilo vibrante (o mais popular entre os jovens nos EUA, na Europa Ocidental e depois no resto do mundo), era uma forma de expresso dos jovens. Em 1956 aparece o primeiro dolo do Rock and Roll Elvis Presley considerado o rei do Rock e muito apreciado pelo seu estilo bastante arrojado.

6/5/12

At 1962 esta ficou

6/5/12

conhecida como a poca de ouro do Rock and Roll porque nesse mesmo ano aparece uma banda jamais esquecida: os Beattles. Um grupo formado por quatro rapazes, adoptando o estilo da msica ligeira, foi um dos maiores sucessos musicais de sempre.

Seguiram-se os Rolling Stones, Bob Dylan, Juan Baez ou Donovan que alm serem cantores muito apreciados, promoveram nos EUA a aproximao no Rock msica Folk.

A msica assumia tambm como sendo uma maneira de criticar a vida social e poltica do Pas.
6/5/12

Estes msicos ficam directamente ligados ao

festival de Woodstock, principalmente Bob Dylan, este festival que foi um dos maiores festivais de msica de sempre, que funcionava como apelo ao fim da Guerra, sendo uma maneira de contestao por tais actos blicos. naturalmente dado um lema a este festival que premiasse a paz, sendo o lema Uma exposio Aquaniana : 3 dias de paz e msica!

6/5/12

7. A mulher e a liberdade social


A dcada de 60 um marco de mudanas no comportamento da sociedade. Os anos 60 podem dizer que foi uma exploso de juventude em todos os aspectos.

6/5/12

Seguia-se a imagem do bluso de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas e isso mostrava uma rebeldia ingnua sintonizada com dolos do cinema. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas ideias de liberdade On the Road da chamada gerao beat, comeavam a opor-se sociedade de consumo vigente.

Houve uma contracultura e o pacifismo do final da dcada.

6/5/12

A forma de vestir
comportamento de cada um. 1. Alis, a moda era no seguir a moda, o que representava claramente um sinal de liberdade, o grande desejo da juventude da poca.

A forma de vestir estava cada vez mais ligada ao

6/5/12

As mudanas no vesturio tambm alcanaram a

lingerie, com a generalizao do uso da calcinha e da meia-cala, que dava conforto e segurana, tanto para usar a minissaia, quanto para danar o twist e o rock.

6/5/12

A moda unissexo ganhou fora com os jeans e as camisas sem gola. Pela primeira vez, a mulher ousava vestir-se com roupas tradicionalmente masculinas, como o smoking (lanado para mulheres por Yves Saint Laurent em 1966).

Nessa poca, Londres havia se tornado o centro das atenes, a viagem dos sonhos de qualquer jovem, a cidade da moda.

A modelo Jean Shrimpton e Catherine Deneuve eram a

personificao das chamadas "chelsea girls". A sua aparncia era adolescente, sempre de minissaia, com seus cabelos longos com franja e olhos maquilhados.

Por outro lado, Brigitte Bardot encarnava o estilo sexy,

com cabelos compridos soltos rebeldes ou coque no alto da cabea (muito imitado pelas mulheres). 6/5/12

Maquilhagem

Entretanto, os anos 60 sempre sero lembrados pelo estilo da modelo e actriz Twiggy, muito magra, com seus cabelos curtssimos e clios inferiores pintados com delineador.

O foco estava nos olhos, sempre muito marcados. Os batons eram clarinhos ou mesmo brancos e os produtos preferidos deviam ser prticos e fceis de usar. As perucas tambm estavam na moda e nunca venderam tanto. Mais baratas
6/5/12

e em diversas tonalidades e modelos.

Talvez o que mais tenha caracterizado a juventude dos anos 60 tenha sido o desejo de se rebelar, a busca pela liberdade de expresso e liberdade sexual. Para as mulheres, o aparecimento da plula anticoncepcional, no incio da dcada, foi responsvel por um comportamento sexual feminino mais liberal. Gregory Pincus conseguiu que fosse aprovada a venda de um contraceptivo oral, permitindo a mulher viver livremente a sua vida sexual. Porm, elas tambm queriam igualdade de direitos, de salrios, de deciso. At o suti foi queimado em praa pblica, num smbolo de libertao.
6/5/12

8. Bibliografia
Alguns sites que nos ajudaram na realizao o trabalho:
www.google.com www.wikipedia.com http://hippiesesdica.blogspot.com/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Malcolm_Little

http://www.sinfoniasideral.hpg.ig.com.br/ecologia.

http://www.terra.com.br/mulher/especiais/diadamu 6/5/12

The end.
6/5/12

You might also like