You are on page 1of 13

EFETIVIDADE, EFICINCIA E EFICCIA

Conceitos

Eficcia a medida de quo prximo se chegou dos objetivos previamente estabelecidos. William J. Reddin o grau no qual um gerente alcana as exigncias de um produto de sua posio. Em geral associado ao sistema econmico.
Petrnio Martins Administrao da Produo

Conceitos

Eficincia a relao entre o que se obteve (output) e o que se consumiu em sua produo (input), medidos na mesma unidade. usual para avaliar sistemas fsicos. Quando avaliar sistemas fsicos sempre menor que 1. Quando avaliar sistemas econmicos sempre maior que 1.
Petrnio Martins Administrao da Produo

Conceitos

Efetividade capacidade gerencial para fazer as coisas certas, ou fazer com que elas sejam realizadas; inclui a escolha dos objetivos mais apropriados e os mtodos corretos de atingi-los. Efetividade Organizacional resultado das atividades que melhoram a estrutura da organizao, sua tecnologia e empregados.
Megginson, Mosley e Pietry Jr. Administrao Conceitos e Aplicaes.

PRODUTIVIDADE X QUALIDADE

Implantao da teoria da qualidade para aumentar a produtividade. Ciclo PDCA o mais utilizado. A produtividade na produo medida pela eficincia, para sistemas fsicos e financeiros. Produtividade Parcial Produtividade Nacional Produtividade na Organizao

Produtividade

Parcial a relao entre o produzido, medido de alguma forma, e o consumido de um dos insumos utilizados. Produtividade da mo-de-obra h/h Produtividade do capital valor em unidades monetrias por unidade produzida.

Produtividade

Produtividade Nacional PNB, PIB, PIB per capita, ndice de produtividade da mo-deobra.
Produtividade na organizao medida do output gerado entre 2 instantes e a medida do input consumido entre os 2 instantes.

DESEMPENHO

Avaliao do desempenho indstria e servios. Produtividade a relao entre o valor do produto e/ou servio produzido e o custo dos insumos para produzi-lo. output input output pode ser fora do controle da empresa input pode ser controlado pela empresa

PRODUTIVIDADE

Fatores que determinam a produtividade:


Relao capital-trabalho: nvel de investimentos em mquinas, equipamentos e instalaes em relao mo-de-obra empregada. Escassez de alguns recursos energia, MP. Mudanas na mo-de-obra trabalhador mais qualificado, melhor produo. Inovao e tecnologia P&D = melhoria na produtividade a mdio e longo prazo.

PRODUTIVIDADE

Fatores que determinam a produtividade:

Restries legais proteo ao meio-ambiente com seus custos impactam a produtividade. Fatores gerenciais capacidade de gesto de programas de melhoria da produtividade. Qualidade de vida ambiente melhor no trabalho.

PRODUTIVIDADE

Benefcios do aumento de produtividade: Aumento da satisfao do cliente; Reduo dos desperdcios; Reduo de estoques de MP, de produtos em processo e de produtos acabados; Reduo do preo de vendas; Reduo do prazo de entrega; Melhor utilizao de RH, mais segurana no trabalho; Melhores salrios; Aumento dos lucros.

PRODUTIVIDADE

Um aumento de produtividade requer mudanas na tecnologia, na forma de organizao do trabalho e na gesto de pessoas. Logo requer a definio de prioridades:

Processo, produto tecnologia, gesto, pessoas, clientes...

De acordo com Evans, as prioridades devem estar na qualidade do produto e na melhoria dos processos.

PRODUTIVIDADE
Qualidade do Produto

Ao Gerencial

Melhoria nos Processos

output/ Unidade de Input

input/ Unidade de output

Output einput

>Valor
percebido

>Preo

Produtividade Melhorada

Baixos Custos

>Participao
mercado

>Receita

Evans, J.

>Lucros

You might also like