You are on page 1of 34

HIDROCARBONETOS DE PETRLEO

Trabalho correspondente ao 2 EE - ATIVIDADE DE GRUPO Disciplina: Geotecnia Ambiental Turma: ST Professora: Stela Fucale

EQUIPE: Joo Carlos de Mendona Joo Leonardo Aguiar Karina Silva de Mesquita Nathlia Dantas Nathalya Luyza Ferreira

Petrleo

O petrleo uma mistura complexa de hidrocarbonetos e quantidades variveis de no hidrocarbonetos.


Elemento Carbono Hidrognio Enxofre Composio (Peso) 80 a 90% 10 a 15% At 5% Elemento Oxignio Nitrognio Outros Composio (Peso) At 4% At 2% Traos

Hidrocarbonetos

Rochas Sedimentares

Petrleo - Classificao

O petrleo pode ser classificado como:


leo Condensado Gs Natural Hidratos de Gs

Classificao Geolgica dos Petrleos


Parafnicos Naftnicos Parafnico-naftnicos Aromticos intermedirios Aromtico Aromtico-naftnicos

Caractersticas dos Contaminantes

Gasolina
A gasolina uma mistura complexa de hidrocarbonetos, seu ponto de ebulio pode variar de 30 a 225. Essa mistura pode envolver mais de 1200 compostos de carbono.

Caractersticas dos Contaminantes

Hidrocarbonetos Aromticos
Benzeno Benzeno e Homlogos

Riscos de Contaminao

Os contaminantes so considerados perigosos por serem prejudiciais ao sistema nervoso central e por causarem leucemia em exposies crnicas.

Tipos de Contaminao

BTEX
Benzeno Tolueno Etil-benzeno Xilenos Carcinognico

Txicos

Tipos de Contaminao

Gasolina
BTEX 10 a 18%

leo Diesel
PAHs hidrocarbonetos aromticos policclicos ou polinucleares

A presena do etanol pode alterar a migrao da gasolina atravs do subsolo.

Tipos de Contaminao

Zona de degradao do etanol

Remediao
Caracterizao do solo para sua destinao. Remoo

EPI - Equipamentos de Proteo Individual Equipamentos adequados para a remoo, armazenamento e transporte do material removido.

Redisposio

Remediao

Esquema de migrao da contaminao

Principais mtodos geofsicos para investigaes ambientais

Geo Radar (GPR)


Eletromagntico indutivo (EM) Eletrorresistividade (ER) Magnetometria

Geo Radar (GPR - Ground Penetrating Radar)

Aparelhagem

Mtodo de Operao

Eletromagntico (EM)

Condutivmetro EM34 (prof. de investigao: 7.5,15, 30 e 60m)

Mtodo de Operao

Eletrorresistividade (ER)

Resistivmetro de campo

Magnetometria

Utilizao do magnetmetro

Biorremediao de Solos Contaminados por Petrleo


Adio de microrganismos indgenas ou exgenos (bioaumento) Introduo de nutrientes (bioestmulo) ou de material estruturante Ajuste de pH Umidade Aerao Entre outros.

Biorremediao Agentes Biolgicos

Microrganismos:
Bactrias Fungos

Plantas

CONAMA

Art. 3

Pargrafo nico. Previamente entrada em operao e com periodicidade no superior a cinco anos, os equipamentos e sistemas,... devero ser testados e ensaiados para a comprovao da inexistncia de falhas ou vazamentos, segundo procedimentos padronizados, de forma a possibilitar a avaliao de sua conformidade, no mbito do Sistema Brasileiro de Certificao.

CONAMA

Art. 4o O rgo ambiental competente exigir as seguintes licenas ambientais:


Licena Prvia (LP) Licena de Instalao (LI) Licena de Operao (LO)

CONAMA

Art. 8o Em caso de acidentes ou vazamentos que representem situaes de perigo... os responsveis pelo estabelecimento, pelos equipamentos, pelos sistemas e os fornecedores de combustvel que abastecem ou abasteceram a unidade, respondero solidariamente, pela adoo de medidas para controle da situao emergencial, e para o saneamento das reas impactadas, de acordo com as exigncias formuladas pelo rgo ambiental licenciador.

Caso Estudado
Cais Jos de Estelita

Localizao

Breve Histrico

Grande desenvolvimento no Sculo XIX;

Realizao das Coletas

Resultados

Ponto 1 Bifurcao dos trilhos

Ponto 2 rea com sucatas

Ponto 3 Zona do Clnquer

Ponto 4 Vages abandonados

Resultados

Ponto 5 Depsitos de pneus

Ponto 6 Derramamento de leo

Ponto 7 Tonis de melao

Ponto 8 Clnquer e sucatas de vages

Resultados

Ponto 9 Armazenamento de vages

Ponto 10 Bueiro prximo a sucatas

Projeto Imobilirio Novo Recife

Futura vista do Cais Jos de Estelita

Projeto Imobilirio Novo Recife


A obra ser realizada por um consrcio entre as construtoras Moura Dubeux, Queiroz Galvo e GL; Foram adquiridos 100.000m, mas alguns dos galpes no sero demolidos; 10% da rea ser utilizada para abertura de vias e ruas, que tero uso pblico; 20% do terreno comprado ser usado para implantao de uma grande rea verde, com jardins planejados;

Projeto Imobilirio Novo Recife

Sero construdos 13 edifcios (flats, residncias e empresariais);

Consideraes Finais
Este trabalho visou reforar a ideia de uma investigao mais profunda e apurada dos problemas que podem ser acarretados pela contaminao do solo por hidrocarbonetos de petrleo, procurando trazer como exemplo a rea do Cais Jos Estelita. Bem como salientou mtodos de investigao, novas tecnologias de remediao e incentivar a realizao de novos estudos, para auxiliar o processo de descontaminao dessas reas e a reinsero das mesmas nos ncleos urbanos.

Referncias Bibliogrficas

AGNCIA NACIONAL DO PETRLEO - GS NATURAL E BIO COMBUSTVEIS. A ANP e o meio ambiente. Disponvel em: <http://www.anp.gov.br/?pg=39926&m=&t1=&t2=&t3=&t4=&ar=&ps=&cachebust=1323198241767>. Acesso em: 29 maio 2012. CETESB. Mtodos geofsicos. Disponvel em: <http://www.cetesb.sp.gov.br/solo/areas_contaminadas/anexos/download/6200.pdf>. Acesso em: 29 maio 2012. FREITAS, Marcelo Luiz Gonsalves. AVALIAO DO POTENCIAL DE CONTAMINAO DE REAS URBANAS: ESTUDO DE CASO: REA NO CAIS JOS ESTELITA. 2011. 92 f.Programa (Ps-graduao) Curso de Engenharia Civil, Upe, Escola Politcnica de Pernambuco ,, Recife-pe, 2011. Disponvel em: < http://www.pec.poli.br/conteudo/teses/Marcelo%20Freitas%20-%20Disserta%E7%E3o%20completa.pdf>. Acesso em: 28 maio 2012. HTTP://TEDE.UNIOESTE.BR/TEDE/TDE_ARQUIVOS/1/TDE-2006-12-11T093729Z56/PUBLICO/EDNEIA%20SANTOS%20OLIVEIRA%20LOURENCO.PDF. Http://tede.unioeste.br/tede/tde_arquivos/1/TDE-2006-12-11T093729Z56/Publico/Edneia%20Santos%20Oliveira%20Lourenco.pdf. 2006. 118 f. ---- (Programa de Ps Graduao em Engenharia Agrcola) - Departamento de Centro de Cincias Exatas e Tecnolgicas, Universidade Estadual do Oeste do Paran, Cascavel, 2006. Disponvel em: <http://tede.unioeste.br/tede/tde_arquivos/1/TDE-2006-1211T093729Z-56/Publico/Edneia%20Santos%20Oliveira%20Lourenco.pdf>. Acesso em: 28 maio 2012. OLIVEIRA, Sabrina Dias De. Emprego de Fungos Filamentosos na Biorremediao de Solos Contaminados por Petrleo: Estado da Arte. 2008. 55 f. Centro De Tecnologia Mineral, 45. Disponvel em: <http://www.cetem.gov.br/publicacao/series_sta/sta-45.pdf>. Acesso em: 27 maio 2012. Universidade Federal de Santa Catarina. Modelo de Anlise de Risco para locais contaminados com hidrocarbonetos de petrleo e lcool. Disponvel em: <http://www.sinmec.ufsc.br/sinmec/lab/jonas/modelo_hc.html>. Acesso em: 29 maio 2012.

You might also like