You are on page 1of 29

SEMINRIO 19 SISTEMAS DE CHAMADA

Lucas Rodrigues Thiago Piracicaba de Mattos Wellinton da Cunha Nascimento

Sistemas de Chamada

Os sistemas de chamada mais usados so o autor-data (alfabtico) e o numrico; Independente do mtodo adotado, deve ser seguido ao longo do texto, permitindo sua correlao na lista de referncias ou em notas de rodap.

1. Sistema Autor-Data

A indicao da fonte feita pelo sobrenome de cada autor(es) pessoal(ais) ou pelo nome de cada entidade responsvel(eis) at o primeiro sinal de pontuao, em letras maisculas, seguido de vrgula, da data de publicao e da(s) pgina(s) da citao (ou outra forma de localizao), no caso de citao direta, separados por vrgula e entre parnteses, aps a citao.

Exemplo 1

A concepo orgnica ou subjetiva da enfase ao aspecto subjetivo, define ou caracteriza o servio publico em ateno ao ente ou pessoa que o satisfaz ou realiza (MARIENHOFF, 1966, t. 2, p. 20).

Exemplo 2

Podemos definir aprendizagem como uma mudana relativamente permanente no comportamento e que ocorre como resultado da prtica (HELGARD; ATKINSON, 1979, p.270).

Exemplo 3

Reportando-se, ainda importncia do Seminrio de 1995, a resoluo reafirma a necessidade de redimensionamentos e novas aes, considerando o quadro educacional do Brasil e os desafios para CUT (CENTRAL NICA DOS TRABALHADORES, 1999, p. 102).

Exemplo 4

Professor e alunos so
dois elementos-chave num nico processo [...],equilibrando, na valorao de cada um, a importncia de ambos.[...] Da a fundamental importncia de levar o docente [...] a refletir sobre sua prtica profissional. [...] Por que ensina, para que ensina e para quem ensina so questes bsicas que, se respondidas, levaro imediatamente a outras perguntas decorrentes e absolutamente necessrias: como se aprende, quando se aprende e de que forma melhor se aprende? (VASCONCELOS, 2000, p. 21).

Exemplo 5

Os estudos sobre a populao economicamente ativa ocupada em atividade agropecuria mostram que
40% dos 7,5 milhes de domicilios rurais identificados pela PINAD3 de 1995 eram pluriativos (24%) ou no-agrcolas (17%), o que refora a tese de que o mundo rural hoje muito maior do que o agrcola [...] isto no significa dizer que o mundo rural no seja mais predominante agrcola, o que significa dizer que de cada quatro famlias que exercem apenas atividade agrcolas, trs ainda residiam em zonas rurais em 1995 (SILVA; DEL GROSSI, 1998, p. 8).

Exemplo 6

No texto do GERES podemos encontrar a preocupao com a avaliao institucional associada questo da autonomia. o que lemos em um dos pargrafos do relatrio:
O fio condutor do documento (o relatrio do GERES) articula a proposta de maior autonomia da Universidade condio para a melhoria da qualidade de educao superior com o reclamo e responsabilidade social da instituio, que deve ser avaliada por processos pblicos, atravs de critrios fixados pela prpria comunidade acadmico-cientfica (GRUPO EXECUTIVO PARA REFORMULAO DO ENSINO SUPERIOR, 1987, p. 11).

Exemplo 7

Thomas, aluno da turma, comenta:


Nossa histria tem um narrador, como nos gibis antigos. Queremos mostrar a forma de propriedade e de trabalho dos saxes. Est sendo bem legal, porque para fazer direito os quadrinhos temos que entender, no precisamos decorar nada (HISTRIA..., 1993, p.18).

Nas citaes diretas em que o sobrenome do(s) autor(es), o(s) nome(s) da(s) entidade(s) ou o ttulo da obra (sem indicao de autoria) j fizeram parte do texto, coloca-se, entre parnteses, apenas a data e a(s) pgina(s) da citao.

Exemplo 1

Etizioni (1967, p.16) em um dos seus ensaios sobre a teoria das organizaes, escreveu: [...] a anlise das organizaes resultar muito deficiente se no abranger o estudo dos participantes como pessoas [sujeitos]. Portanto, para compreender o homem na dinmica organizacional, preciso compreend-lo como sujeito, e somente depois em relao ao mundo.

Exemplo 2

Lachaume, Boiteau e Pauliat (2000, p.5) esclarecem: no sentido orgnico, o servio pblico uma parte, um componente, do aparelho administrativo do Estado ou das coletividades territoriais[...].

Exemplo 3

Tavares e outros (1998, p. 111), estudando a insero comercial de citricultores apontam que: a mudana do atual quadro de dificuldades por
que passam os citricultores, somente ser possvel atravs da adoo de medidas que permitam mudanas de carter organizacional dos produtores, sobretudo no que se refere atual forma de organizao da comercializao da produo . Estas medidas, quando associadas a introduo de prticas alternativas, como o controle biolgico de pragas e o uso de leguminosas, nos sistemas de produo, poderiam elevar substancialmente a receita lquida da propriedade.

Exemplo 4

No Brasil, a fiscalizao dos estabelecimentos odontolgicos de competncia dos Centros de Vigilncia Sanitria (CVS), rgos ligados s Secretarias Estaduais de Sade ou s Secretarias Municipais de Sade. Os CVS fiscalizam atravs das Normas de Biossegurana, baseadas em leis, portarias e normas tcnicas do Ministrio da Sade, Ministrio do Trabalho e Secretarias Estaduais e Municipais, regulamentadas para preservar a sade da populao (PORTO ALEGRE, 1998) .

Quando houver coincidncia de sobrenomes acrescentam-se as inicias de seus prenomes. Se mesmo assim existirem coincidncias colocam-se os prenomes por extenso.

Exemplo

Com a denominao hoje empregada ou sob outras formas de conceituar (a agricultura praticada em regime de economia familiar j foi denominada e por vezes ainda o pequena agricultura, pequena produo, agricultura do pequeno produtor e agricultura de subsistncia). Estudos sobre a viabilidade da agricultura familiar no Brasil datam de bastante tempo. E tais estudos apontam caractersticas e circunstncias que, vistas aos olhos de nossos dias, podem ser tomados como condies necessrias para a sustentabilidade da agricultura familiar. Entre tais caractersticas e circunstncias vlido destacar: o acesso ao crdito e a diversificao econmica (SILVA, J., 1979); o relacionamento com o mercado ou percentagem de comercializao da produo (SILVA, M., 1983); as disponibilidades de terra e de capital de investimento como limitaes para o aumento da renda (SILVA JNIOR, 1983); a significativa participao de membros da famlia agricultora no mercado de mo-de-obra regional ( 17,34% das propriedades), bem como a contratao de mo-de-obra no familiar por este segmento ( 23,46% das propriedades); e a baixa renda familiar obtida como causa do problema do padro de consumo dos produtores de subsistncia (SILVA, O., 1979).

Nas citaes indiretas, os diversos documentos de uma mesma autoria, publicadas em anos diferentes e mencionados simultaneamente, tm as suas datas separadas por vrgulas.

Exemplo

Dallari (1985, 1992) analisa as condies constitucionais e legais que definem a organizao do sistema sanitrio brasileiro.

As citaes de diversos documentos de um mesmo autor, publicadas em um mesmo ano, so distinguidas pelo acrscimo de letras minsculas, em ordem alfabtica, aps a data sem espaamento, conforme a lista de referncias.

Exemplo

Para tanto vou considera, no caso da Regio Aucareira de Campos, no Estado do Rio de Janeiro, diversas situaes ou maneiras de se configurar o sistema de hierarquias e papis, tendo em vista a multiplicidade de respostas de assalariados e produtores diretos ( termos de posio social) diante das mudanas tcnicas decorrentes da interdependncia entre agricultura e indstria ( NEVES, 1981, 1983, 1986, 1993, 1997a, 1997b, 1999a, 1999b) .

Nas citaes indiretas de diversos documentos de diversos autores, mencionados simultaneamente, separam-se as indicaes por ponto-e-vrgula e em ordem alfabtica do(s) autor(es) citado(s).

Exemplo 1

O reconhecimento acadmico da temtica permitiu a produo de olhares mais distantes em relao ao contexto da construo da conscincia pblica do problema social: a partir do final do sculo passado, alguns pesquisadores se dedicaram busca de formas de expresso das condies de vida das crianas em perodos anteriores (DEL PRIORE, 1996; MARTINS, 1993).

Exemplo 2

O alginato amplamente utilizado na odontologia, desde sua descoberta no final do sculo passado por um qumico escocs, a partir do exsudato mucoso produzido por algas marinhas marrons algae, denominado algina. Patenteado por Wilding na Inglaterra, 40 anos mais tarde, como material de moldagem em odontologia, atualmente um dos materiais mais empregados. O sucesso do seu uso deve-se fcil manipulao, ao conforto para o paciente, custo relativamente baixo e por no requerer equipamento elaborado (ANUSAVICE et al., 1993; GRIBI; LOTT, 1988; PHILLIPS et al., 1993).

No caso das obras sem indicao de autoria ou responsabilidade, devemos mencionar a primeira palavra do ttulo em letras maisculas, seguida de reticncias, da data de publicao do documento e da(s) pgina(s) da citao, no caso de citao direta, separados por vrgula e entre parnteses.

Exemplo

A paixo do pernambucano pelo mar nasceu aos 13 anos, no Recife. Na poca, ele s recebeu o aval da me, Susana Pontual (A VERDADEIRA..., 2002, p. 44).

Caso o ttulo inicie por artigo( definido ou indefinido), ou monosslabo), este deve ser includo na indicao da fonte, tambm em letras maisculas.

Exemplo

Em Nova Londrina (PR), as crianas so levadas s lavouras a partir dos 5 anos. No Paran, cerca de 110 mil crianas entre 12 e 14 anos esto nas lavouras de caf, algodo, mandioca, cana-deacar. Em Santa Helena (GO), meninos e meninas de 7 a 9 anos que trabalham em plantaes de algodo, tomate e cana vm sendo contaminadas por agrotxicos (NOS CANAVIAIS..., 1995, p.12).

In Memorian Thiago Salla (1992-2011)

You might also like