You are on page 1of 13

Universidade Federal de Gois

EQUILBRIO QUMICO
Prof: Aline Bernardes Disciplina: Qumica Geral

EQUILBRIO QUMICO
Estgio na reao qumica quando j no h tendncia para mudar a composio da mistura reacional, ocorrendo com a mesma velocidade a reao direta e inversa. Objetivo: Controlar a direo de uma reao e o rendimento dos produtos.

TERMODINMICA E O EQULBRIO QUMICO


Quando uma reao ainda no produziu produtos suficientes para ter alcanado o equilbrio, a direo espontnea das mudanas no sentido de formar mais produtos (Gr <0). Se iniciarmos com a reao contendo excesso de produtos, a reao inversa espontnea (Gr >0). Para uma reao em equilbrio, no existe tendncia de espontaneidade em nenhuma direo (Gr =0).

CONSTANTES DE EQUILBRIO

CONSTANTES DE EQUILBRIO
Composio de uma reao em equilbrio, ou seja, previso de uma concentrao baixa ou alta de produtos: Valores altos de K (> 103): equilbrio favorece os produtos. Valores intermedirios de K (10-3 < X < 103): equilbrio no favorece os reagentes nem os produtos.

Valores baixos de K (< 10-3): equilbrio favorece os reagentes.

CONSTANTES DE EQUILBRIO
Prever a direo na qual a reao se processa quando os reagentes e os produtos esto presentes em uma concentrao arbitrria:

Se Q > K: a reao tender para a direo inversa at os reagentes.


Se Q < K: a reao tende a formar produtos. Se Q = K: reao em equilbrio.

TABELAS DE EQUILBRIO
Quando conhecemos composio inicial da reao e so dadas informaes incompletas sobre a composio do equilbrio, a informao que falta pode ser inferida pela estequiometria da reao.

TABELAS DE EQUILBRIO
Ex.) Quando o gs hidrognio reage com o iodo gasoso a temperaturas elevadas, estabelecido o seguinte equilbrio: H2(g) + I2(g) 2HI(g) Um estudante mediu a constante de equilbrio como 59,3 a 400 C. Se algum tentar comear com uma mistura que inclui 0,05 mol/L de hidrognio e 0,05 mol/L de iodo, quais sero as concentraes no equilbrio dos reagentes e produtos?

ALTERAO DAS CONDIES REACIONAIS: O PRINCPIO DE LE CHATELIER


Quando uma perturbao exterior aplicada a um sistema em equilbrio, o equilbrio tende a se ajustar para minimizar o efeito desta perturbao.
-Adio ou remoo de reagentes; -Compresso; -Temperatura.

ADIO E REMOO DE REAGENTES


No equilbrio: Q = K Adio de reagentes e remoo de produtos: Q < K Produtos sero formados para que Q = K. Remoo de reagentes e adio de produtos: Q > K Produtos sero decompostos para que Q = K.

EFEITO NO EQUILBRIO DE UMA VARIAO NA PRESSO QUANDO ESTO PRESENTES GASES


Na formao de N2O4, a partir de 2 mols de NO2, a reao direta diminui o n de mols de molculas no recipiente e a presso. Assim quando a mistura comprimida a composio do equilbrio tender a deslocar-se na direo dos produtos porque minimiza o efeito da presso.

EFEITO NO EQUILBRIO DE UMA VARIAO NA TEMPERATURA


Reao exotrmica: reagentes produtos + calor
Reao endotrmica: reagentes + calor produtos Aumentando a temperatura de uma reao exotrmica, haver favorecimento da formao de reagentes; aumentando a temperatura de uma reao endotrmica haver favorecimento dos produtos.

EFEITO DE UM CATALISADOR NO EQUILBRIO

Um catalisador aumenta igualmente as velocidades tanto da reao direta quando da inversa e consequentemente no afeta a posio de equilbrio ou as concentraes.

You might also like