You are on page 1of 21

Como a sociologia realiza as suas investigaes

Pesquisa racial - tema abordado no livro texto.


Apresentao do assunto: Pesquisas Os meios de comunicao so srios? O que as pessoas falam nas pesquisas so

Falso ou verdadeiro depende do que? Iluso Quais os critrios utilizados para pesquisar?

Analises: Definio da cor de algum de acordo com o

nosso critrio; O que caracteriza a cor - Qualificaes intelectuais, papel que desempenha na sociedade; personagens de novela; o tipo de cabelo e at o estilo musical preferido. Diferenas entre autodeclarao e a cor que os outros atribuem a algum. E preciso que sejam estabelecidos critrios de anlise e a escolha dos mtodos.

Delimitao do contedo:

O que a sociologia estuda? Max Weber ( Economia e Sociedade)

sociologia compreende a atividade social atravs da interpretao o seu desenvolvimento e os seus efeitos. Weber define ao mesmo tempo um objeto e um mtodo: o primeiro a atividade social, e o segundo a compreenso.

Objeto de estudo: Weber atividade social - Durkheim

fatos sociais Durkeim - Livro: As regras do Mtodo Sociolgico 1894 os fenmenos sociais no se reduzem a ideias, representao ou sentimentos eles so exteriores aos indivduos e se impem a eles - parecem pessoais e ntimos - Fatos sociais so considerados como coisas. Weber atividades sociais nico objeto de estudo da sociologia dotados de sentido e orientados para outra pessoa. Exclui: a contemplao, a reza individual, o choque entre dois ciclistas, a abertura simultnea de guarda chuvas numa multido quando comea a chover, por ex. Weber - intencionalidade consciente a briga ou acordo so comportamentos dotados de sentido para que os atores envolvidos no processo interajam.

Como a sociologia realiza as suas investigaes: Durkheim - como a sociologia no procede por

experimentao direta Os fatos sociais no podem ser reproduzidos em laboratrio mais sim por experimentao indiretas

comparaes.
Weber socilogo comea quando as explicaes causais no conseguem mais da conta da realidade social atribui a

compreenso pelo mtodo da interpretao.

Max Weber
Ao Social
Ao que orientada pelas de aes de

outros; Todo comportamento cuja origem depende da reao ou da expectativa de reao de outras partes envolvidas.

Exemplo 1: Escrever uma carta certamente uma ao social, pois ao faz-lo o agente tem esperana que a carta vai ser lida por algum. Sua ao s ter significado enquanto envolver outra pessoa. No entanto escrever uma poesia, na medida em que ela envolve apenas a satisfao ou a expresso das sensaes do poeta, no uma ao social. ( individualismo ) .

Exemplos 2: Quando pisco um olho para dizer a algum

que estou tramando alguma coisa contra um terceiro a minha ao social. O sentido de minha ao (piscar o olho) tem a ver com o fato de que quero me comunicar com a outra pessoa.

Classificao dos 4 tipos de ao social- Max Weber


ao racional com respeito a fins
O sentido racional da ao se encontra na escolha dos meios mais adequados para a realizao de um fim; Qualquer meio eficiente vlido to somente por sua eficincia, independentemente de avaliaes morais ou ticas; a ao do empresrio capitalista, a ao do poltico que leu Maquiavel, a ao do crime organizado, a ao de Auschwitz.

Classificao dos tipos de ao social


Ao racional com respeito a valores O fim um VALOR que pode ter contedo tico, moral, religioso, poltico ou esttico; (ex. indivduo que prefere morrer a abandonar determinada atitude, onde o que se busca no um resultado externo ao sujeito mas a fidelidade a uma convico); a ao do poltico que prefere perder as eleies a renegar a sua ideologia.

Exemplo 3:
A ao social pode ser boa ou m. Dar um

soco na cara de algum uma ao social. O sentido do ato dar um soco tem a ver com a presena do outro e com alguma coisa que ele fez ou deixou de fazer.

Ao tradicional (motivada pelos costumes, tradies, hbitos, crenas, quando o indivduo age movido pela obedincia a hbitos fortemente enraizados em sua vida); Ocorre quando o agente cumpre hbitos e costumes arraigados simplesmente porque o que sempre foi feito; a ao daquelas pessoas que se casam na igreja e batizam os filhos sem nunca terem sido religiosas, mas apenas porque todo mundo faz assim.

Ao afetiva ou emocional
No racional. a ao inspirada por emoes imediatas tais como vingana, desespero, admirao, orgulho, medo, inveja ou entusiasmo; a ao de quem larga tudo por amor. a ao de quem d um tiro na cara da mulher quando descobre que foi trado. a ao de quem larga o emprego porque foi xingado pelo chefe.

O caso de um professor bem ilustrativo dessa complexidade: sua atitude de dar aula pode ser

determinada pelo seu desejo receber o salrio (ao com relao a fins), como tambm pela importncia que ele atribui a educao (ao com relao a valores) ou ainda pelo prazer que ele sente ao ver seus alunos aprenderem (ao afetiva), ou ainda porque toda a sua famlia composta de professores e ele sempre viveu no meio educacional (ao tradicional).

A tarefa da sociologia para Weber: Com relao a construo da lei sociolgica faz necessrio: adequao casual ( por meio de dados estatsticos) e adequao significativa: expressar um comportamento que tenha um

significado subjetivo para os atores, isto , que possa ser compreendido de acordo com um dos quatros tipos de ao acima. Obs. Interpretar a ao social. Interpretar captar o sentido da ao.

mile Drkheim

Fato Social, de acordo com Durkheim, o

fenmeno produzido pela sociedade que exerce

uma presso sobre os indivduos. Ex. lngua, moral e lei. Suas caractersticas so a exterioridade (no depende do indivduo para existir), coero social (causa constrangimento ao indivduo), generalidade ( comum a todos). A sano aplicada ao indivduo pela falta de adeso a fatos sociais aceitos pela comunidade pode ser legal ou espontnea (plano moral).

Sec. XIX governos amadores e curiosos confrarias Sociedades Estatsticas - posio privilegiada (mdicos, padres, juzes, professores, prefeitos) realizao de

Quem utiliza as anlises sociolgicas

pesquisas elaborao relatrios subsdios para atuao poltica evitar convulses sociais e guiar a ao governamental. Elaborao de relatrios subsdios para a atuao poltica no sentido de evitar convulses sociais e guiar a ao governamental.

Karl Marx Se posicionava contra o governo; Denunciava a explorao dos trabalhadores pelos capitalistas sob os olhos benevolentes do Estado.

mile Durkheim
O desenvolvimento da sociologia melhoria

das condies sociais. Ler pginas 27 .


Max Weber A sociologia pode transformar a sociedade.

Fim

You might also like