You are on page 1of 24

Poluio

TRABALHO REALIZADO POR: BRUNO


PARA A PROFESSORA :

PINTO N 2

ISOLINA CATITA

Tipos de Poluio
POLUIO VISUAL POLUIO SONORA

POLUIO DA GUA
POLUIO DO SOLO POLUIO DO AR (OU ATMOSFRICA) POLUIO LUMINOSA

POLUIO VISUAL
Esta deve-se ao excesso de comunicaao viasual(cartazes, anuncios e placas)dispostos nos ambinetes urbanos, encontra-se nos centros comerciais e nas grandes cidades, e promove o desconforto espacial e visual a quem l passa.

POLUIO SONORA
Vivemos rodeados de sons, pessoas a falar, mquinas electrodomsticos a fazer ruido, automveis que passam, crianas que brincam e berram, todos estes sons mais fortes no so bem aceites pelo nosso organismo o que leva a stresse e outros danos irreversiveis no ser humano, um ambiente citadino tem muito mais desta poluio do que um ambiente rural, por isso e aconselhavel frias no campo para descontrair de todo este stresse.

POLUIO DA GUA
A gua representa 70% da massa do corpo humano. Sintomas de desidratao:
Perda de 1% a 5% de gua
Sede, pulso acelerado, fraqueza

Perda de 6% a 10% de gua


Dor de cabea, fala confusa, viso turva

Perda de 11% a 12% de gua


Delrio, lngua inchada, morte

Uma pessoa pode suportar at 50 dias sem comer, mas apenas 4 dias sem beber gua.

Quantidade de gua disponvel


A quantidade de gua doce disponvel para consumo extremamente escassa
Distribuio da gua no planeta 97,5% nos oceanos 1,8% em geleiras 0,6% nas camadas subterrneas A cada 1000 L 975 L 18 L 6L

0,015% nos lagos e rios


0,005% de umidade no solo 0,0009% em forma de vapor na atmosfera

150 mL
50 mL 9 mL

0,00004% na matria viva

0,4 mL

1000 L de gua

6,15L (para consumo humano)

69 % = 4,24 L

23 % = 1,42 L

8 % = 0,49 L

Estados Unidos:

600 L por habitante dia

frica :

10 L por habitante dia

Para que a gua dos oceanos possa ser usada necessrio que o sal seja retirado. Todos os mtodos de dessalinizao consomem grandes quantidades de energia. S podem ser usados em regies secas prximas ao litoral.
termmetro sada de gua de resfriamento

balo de destilao condensador entrada de gua de resfriamento

bico de Bunsen

entrada de gs

Poluiao das aguas


Como ja viram a agua e um bem muito precioso, nao e um recurso eterno, ACABA, por isso devemos utilizala de forma muito racional. A sua puluiao tem de ser travada pois traz imensas consequencias para os homens e para os animais, desiquilibrando muitos ecosistemas. Abaixo vou falar de algumas das causas mais conhecidas de poluiao da agua.

petrleo
Quando acontecem acidentes com navios petroleiros ou derrames prepositados no mar de petroleo as conseguencias sao as seguintes: o petrleo cria uma mancha que cobre a superficeda agua, mata todo o fito plncton e o zooplncton, e no deixa os raios solares passar at as algas o que leva a paragem do processo de fotossntese, isto vai levar ao colapso do ecossistema pois todos os pequenos peixes vo morrer, pois no podem comer nem fitoplncton nem zooplncton. A gua vai ficar com pouco oxignio devido a paragem da fotossntese podendo os peixes morrer com falta de oxignio na gua. Tambm podem morrer por intoxicao derivada do petrleo. Queda

de ecossistemas

Lenois de gua
Os lenois de agua sao poluidos devido as chuvas acidas que se inviltram, a produtos toxicos lanados nas terras pelos agricultores.
Lenois de agua rios Mares e oceanos

Evaporao ( nuvens )

Misturado com gases toxicoas da origem a CHUVAS ACIDAS

Chuvas acidas
As chuvas acidas poluem as aguas onde caem, intoxicandoas e matando todas as formas de vida la existentes. Um sere humano comendo algum peixe contaminado corre risco de vida. Estas chuvas resoltam da mistura das emisoes de gases poluentes e das particulas de agua que se juntam no ceu.

ESGOTOS
a forma mais comum da poluio das guas. causada pelo lanamento de dejetos humanos nos rios, lagos e mares levando a um aumento da quantidade de nutrientes disponveis nesses ambientes, fenmeno denominado eutrofizao .A eutrofizao leva a que muitas bacterias estejam na agua e consumam os nutrientes e o oxigenio dos peixes e plantas. Devido a eutrofizao por esgotos humanos, os rios que banham as grandes cidades do mundo vem a sua fauna e flora destruda tornando-se esgotos a cu aberto. O lanamento de esgotos nos rios acarreta ainda a propagao de doenas causadas por vermes, bactrias e vrus.

EFEITOS DA POLUIO EM GUAS DE ABASTECIMENTO PBLICO Contaminao ou poluio bacteriana; Variaes rpidas e imprevisveis na qualidade das guas Poluio qumica das guas : Dureza Corroso Cor, sabor e odor Desenvolvimento de algas Espumas Encarecimento do tratamento : EFEITOS DA POLUIO EM GUAS DE ABASTECIMENTO INDUSTRIAL Dureza excessiva, corroso nas canalizaes; Operao e manuteno mais dispendiosas das caldeiras; Aumento do custo do tratamento; Limitao para uso em determinadas industrias ; Obstrues e entupimentos de tomadas d'gua .

EFEITOS DA POLUIO DAS GUAS NA INDUSTRIA DA PESCA Destruio dos peixes Desaparecimento de organismos aquticos inferiores Degenerao e enfraquecimento dos peixes Obstruo de locais destinados deposio de ovo Reduo do valor econmico das reas; Substituio das espcies. EFEITOS DA POLUIO DAS GUAS NA AGRICULTURA E PECURIA Poluio bacteriana: condenao do leite, contaminao de hortalias; Poluio qumica: doenas e morte de animais; Aumento das despesas com obras; Depreciao das terras; Destruio de plantaes.

POLUIO DO SOLO
A poluio do solo pode ser ocasionada por resduos lanados em lixeiras e aterros. O lanamento de resduos slidos de uma forma indiscriminada pode fazer com que os solos se tornem improdutivos. Actualmente os aterros so relativamente seguros se forem cumpridas as normas de segurana, podendo mais tarde serem transformados em parques, campos de tnis etc. preciso entanto manter a vigilncia nestes locais de maneira a controlar a produo de gases que podero ser perigosos e isolar devidamente o local para evitar a passagem de guas de lixiviao (gua contaminada) para o solo adjacente.

POLUIO DO AR (OU ATMOSFRICA)


Qualidade do Ar Poluente do ar: qualquer material presente no ar e que pela sua concentrao possa tornar este ar imprprio, nocivo ou ofensivo a sade, inconveniente ao bem estar pblico, danoso aos materiais, a fauna e a flora, ou prejudicial a segurana, ao uso e gozo da propriedade e as atividades normais da comunidade. Poluentes Primrios: originados diretamente das fontes de emisso. Poluentes secundrios: formados na atmosfera atravs da reao qumica entre poluentes primrios e constituintes naturais da atmosfera.

Substncias poluentes do ar: compostos de enxofre; compostos de nitrognio; compostos orgnicos de carbono; monxido e dixido de carbono; Principais fontes poluio Cigarro Atividade Industrial Queimadas Automveis e Caimes

POLUIO LUMINOSA
A poluio luminosa provocada pelo desperdcio de luz nocturna. noite, numa cidade, o cu fica menos estrelado do que numa aldeia. Isso deve-se iluminao artificial, muitas vezes utilizada de forma incorrecta e que gera a poluio luminosa. Em locais com muita luz nocturna, o cu fica coberto por uma enorme bolha luminosa, que nos impede de ver nitidamente as estrelas, luz essa to forte que nos magoa a vista e nos faz ficar por vezes com dor de cabea. H pessoas, que nas cidades, tm dificuldade em dormir porque uma grande quantidade de luz da rua ou do jardim do vizinho, lhes entra pela janela do quarto e se torna incomodativa.

HINO ECOLGICO
VAMOS CONSTRUIR UM MUNDO NOVO, COM FORA E VIGOR. No deites venenos na gua e no ar. No mates a vida que quer triunfar! Vapores e fumos, venenos do ar, no os deixes soltos, tens que os amainar! No deites o lixo no meio do cho. O cancro da Terra a poluio!

Queria um 5, porque sou o maior do mundo ( depois da exelenteima senhora profesora de quem tanto gosto )e prometo que se a senhora profesora mo der eu nunca mais lhe peo um !

You might also like