You are on page 1of 17

Programa 5 S

uma ferramenta de trabalho que permite desenvolver um planejamento sistemtico de classificao, ordem e limpeza, permitindo assim, de imediato, maior produtividade, segurana, clima organizacional, motivao dos funcionrios e consequentemente melhoria da competitividade organizacional.

Programa 5 S
Transforma o ambiente das organizaes Seiri: Senso de utilizao; Seiton: Senso de ordenao; Seiso: Senso de limpeza; Seiketsu: Senso de Normalizao; Shitsuke: Senso de Autodisciplina.

Programa 8 S
O programa 8S uma extenso do Programa 5 S, criada para aperfeioar e dar continuidade aos 5S. Shikayaro: Senso de determinao e unio; Shido: Senso de capacitao, educao e treinamento; Sitsuyaki: Senso de economia e combate aos desperdcios.

Programa 8 S

Os 8Ss tm como objetivos a mudana de hbitos e comportamentos, a partir da educao, qualificao e treinamento dos envolvidos no Programa.

Programa 8 S
O Programa ficou assim estruturado: 1 S - Shikari Yaro Senso de determinao e unio 2 S - Shido Senso de educao e treinamento 3 S - Seiri Senso de Utilizao 4 S - Seiton Senso de Organizao 5 S - Seiso Senso de Limpeza 6 S - Seiketsu Senso de Higiene ou sade 7 S - Shitsuke Senso de autodisciplina 8 S - Setsuyaku Senso de economia e combate ao desperdcio

CONHECENDO CADA SENSO E OS SEUS BENEFCIOS

1. Shikari Yaro Senso de Determinao e Unio


Princpio: Comprometimento e trabalho em equipe.

Benefcios Aumento da confiana e compromisso dos empregados perante a organizao; Melhoria nas relaes interpessoais; Desenvolvimento da capacidade de a organizao reter talentos.

2. Shido Senso de Educao e Treinamento


Princpio: Resultados almejados so alcanados com educao e treinamento dos membros de cada equipe.
Criar o ambiente do conhecimento e desenvolver talentos uma das propostas desse senso. Benefcios Alcance de maior empregabilidade; Desenvolvimento de talentos; Aumento da produtividade e resultados.

3. Seiri Senso de Utilizao - Descarte


Princpio: Separar o necessrio do desnecessrio.
Benefcios Desocupa espaos, tonando mais visveis os materiais realmente utilizados; Torna o ambiente mais claro, confortvel e fcil de limpar; Evita a compra desnecessria de materiais; Aumenta a produtividade.

4. Seiton Senso de Ordenao - Arrumao


Princpio: Colocar cada coisa em seu devido lugar
Benefcios Racionaliza os espaos; Facilita o acesso aos materiais e equipamentos reduzindo o tempo de busca; Evita estoques em duplicidade; Racionaliza a execuo das tarefas; Melhora o ambiente de trabalho reduzindo o esforo fsico e mental.

5. Seiso Senso de Limpeza


Princpio: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho.
Benefcios Conscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado; Cria um ambiente de trabalho saudvel e agradvel; Melhora a imagem do setor, da instituio e, por extenso, dos funcionrios; Incrementa a qualidade de vida na instituio.

6. Seiketsu Senso de Sade e Higiene


Princpio: Tornar saudvel o ambiente de trabalho. Desenvolve a preocupao constante com a higiene em sentido amplo, tornando o local de trabalho saudvel e adequado s tarefas desenvolvidas. Benefcios Reduz acidentes; Melhora a sade geral dos funcionrios; Eleva o nvel de satisfao dos funcionrios; Facilita as relaes humanas.

7. Shitsuke Senso de Autodisciplina


Princpio: Rotinizar e padronizar a aplicao dos "S" anteriores.

Benefcios Elimina o controle autoritrio e imediato; Facilita a execuo das tarefas; Propicia resultados de acordo com o planejado; Propicia o crescimento pessoal e profissional; Melhora os servios e as relaes pessoais.

8. Setsuyaku Senso de Economia e Combate aos Desperdcios


Princpio: O combate ao desperdcio reduz custos e aumenta a produtividade.

Benefcios Economia para a empresa com a reduo dos desperdcios de materiais e servios; Reduo de horas extras; Reeducao das prticas de aquisio de materiais; Preservao do meio ambiente.

BENEFCIOS DO PROGRAMA 8S
So muitos os benefcios do programa 8Ss e dentre eles destacam-se: Bem estar das pessoas Preveno de acidentes Reduo de estoques sobressalentes Reduo de custos Melhoria da qualidade de produtos e servios Aumento da produtividade da empresa

Alosio Casagrande Jnior Crislaine Bravim Peterli Bastos Daniela Ramos de Oliveira Peterle Jeferson Souza Silva Leidimar Cosmo Monhol

You might also like