You are on page 1of 32

Prospeco do Petrleo

ndice
Introduo Mtodos Geolgicos Mtodos Potenciais Geologia de Superfcie Mtodos Ssmicos Processamento de Dados Ssmicos Aerofotogrametria e Fotogeologia A gravimetra e a magnetometria Direitos de prospeco Perfurao prospectiva Prospeco submarina Plataformas mveis de perfurao Balsa de perfurao Plataformas elevadas Plataforma submersvel Plataforma semi-submersvel Navios de perfurao Plataformas de produo offshore Riscos Ambientais slide slide slide slide slide slide slide slide slide slide slide slide slide slide slide slide slide slide slide 03 05 06 07 08 12 13 15 18 19 22 23 24 25 26 27 28 29 30

PROSPECO DO PETRLEO
Define-se como a atividade da deteco de reservas de petrleo e gs natural (hidrocarbonetos fsseis) por mtodos de prospeco geofsica e como a ssmica de reflexo, que permitem analisar a estrutura do subsolo em profundidade sem a necessidade de custosa escavao ou perfurao (sondagem).

Um programa de prospeco visa fundamentalmente a dois objetivos: (1) localizar dentro de uma bacia sedimentar as situaes geolgicas que tenham condies para a acumulao de petrleo; e (2) verificar qual, dentre estas situaes, possui mais chance de conter petrleo. A identificao de uma rea favorvel acumulao de petrleo realizada atravs de mtodos geolgicos e geofsicos, que, atuando em conjunto, conseguem indicar o local mais propicio para a perfurao. O programa desenvolvido durante a fase de prospeco fornece uma quantidade muito grande de informaes tcnicas.

MTODOS GEOLGICOS
A primeira etapa de um programa exploratrio a realizao de um estudo geolgico com o propsito de reconstituir as condies de formao e acumulao de hidrocarbonetos em uma determinada regio. O gelogo elabora mapas de geologia de superfcie a partir dos mapas de superfcie e dados de poos, como tambm analisa as informaes de carter paleontolgico e geoqumico.

MTODOS POTENCIAIS
A geofsica o estudo da terra usando medidas de suas propriedades fsicas. Os geofsicos adquirem, processam e interpretam os dados coletados por instrumentos especiais, como o objetivo de obter informaes sobre a estrutura e composio das rochas em subsuperfcie. Grande parte do conhecimento adquirido sobre o interior da Terra, alm dos limites alcanados por poos, vem de observaes geofsicas.

GEOLGIA DE SUPERFCIE
Atravs do mapeamento das rochas que afloram na superfcie, possvel reconhecer e delimitar as bacias sedimentares e identificar algumas estruturas capazes de acumular hidrocarbonetos. As informaes geolgicas e geofsicas obtidas a partir de poo exploratrios so de enorme importncia para a prospeco, pois permitem reconhecer as rochas que no afloram na superfcie e aferir e calibrar os processos indiretos de pesquisas como os mtodos ssmicos.

MTODOS SSMICOS
O mtodo ssmico de refrao registra somente ondas refratadas com ngulo critico e tem grande aplicao na rea de sismologia. Foi atravs deste mtodo que a estrutura interior da Terra foi desvendada, embora este mtodo tenha sido largamente utilizado na dcada de 1950 como apoio e refinamento dos resultados obtidos pelos mtodos potenciais.

O levantamento ssmico inicia-se com a gerao de ondas elsticas, atravs de fontes artificiais, que se propagam pelo interior de Terra, onde so refletidas e refratadas nas interfaces que separam rochas de diferentes constituies petrofsicas, e retornam superfcie, onde so captadas por sofisticados equipamentos de registro. O mtodo, conhecido como sparking, envolve o envio de ondas de choque pela gua e para o piso do oceano. O som viaja em velocidades diferentes atravs de tipos diferentes de rochas. Caso a onda de choque localize mudana nas camadas rochosas, ela retorna e captada por hidrofones que o navio de pesquisa arrasta pela gua em sua esteira. Com a ajuda de computadores, os sismologistas podem analisar a informao e localizar possveis armadilhas.

Os navios de pesquisa utilizam canhes de ar comprimido e explosivos para causar as ondas de choque. Entre os dois mtodos, os canhes causam menos ameaas fauna marinha, mas at mesmo a poluio acstica representa ameaa para animais com senso ssmico to agudo quanto baleia azul, uma espcie em risco. Nas prospeces ssmicas, uma onda de choque criada pelo seguinte: Canho de ar comprimido - dispara pulsos de ar na gua (para explorao sobre a gua); Caminho impactador - golpeia chapas pesadas no solo (para explorao sobre a terra); Explosivos - so enterrados no solo (para explorao sobre a terra) ou arremessados do barco (para explorao sobre a gua) e detonados.

10

As ondas de choque se deslocam abaixo da superfcie da Terra e so refletidas pelas diversas camadas rochosas. Os reflexos se deslocam em diferentes velocidades dependendo do tipo ou densidade das camadas de rocha que devem atravessar. Os reflexos das ondas de choque so detectados por microfones ou detectores de vibrao sensveis: hidrofones sobre a gua ou sismmetros sobre a terra. As leituras so interpretadas por sismlogos quanto a indcios de armadilhas de petrleo e gs. Apesar de os mtodos modernos de explorao de petrleo ser melhores do que os anteriores, eles ainda podem ter uma taxa de sucesso de 10% para a localizao de novos campos de petrleo. Assim que um impacto com perspectiva de petrleo encontrado, a localizao marcada por coordenadas de GPS sobre a terra ou por bias marcadoras sobre a gua.

11

Processamento de Dados Ssmicos

Juntamente com as cincias de simulao meteorolgica e com as aplicaes militares, o processamento de dados ssmicos para a indstria do petrleo tem exigido o desenvolvimento de computadores de grande porte cada vez mais potentes e velozes. Alguns aplicativos j maduros e testados academicamente ainda no entraram em uso comercial devido ao elevado custo provocado pelo tempo de processamento. Mas os avanos tem sido significativos,apontando para um desenvolvimento acelerado de novas tecnologias e equipamentos.

12

AEROFOTOGRAMETRIA E FOTOGEOLOGIA

A aerofotogrametria fundamentalmente utilizada para construo de mapas base ou topogrficos e consiste em fotografar o terreno utilizando-se um avio devidamente equipado, voando com altitude, direo e velocidade constantes.

13

A fotogeologia consiste na determinao das feies geolgicas a partir de fotos areas, onde dobras, falhas e o mergulho das camadas geolgicas so visveis. As estruturas geolgicas podem ser identificadas atravs da variao da cor do solo, da configurao de rios e de drenagem presente na regio em estudo. Alm das fotos areas obtidas nos levantamentos aerofotogramtricos, utilizam-se imagens de radar e imagens de satlite, cujas cores so processadas para ressaltar caractersticas especficas das rochas expostas na superfcie.

14

A gravimetria e a magnetometria, tambm chamadas mtodos potencias, foram muito importantes no incio da prospeco de petrleo por mtodos indiretos, permitindo o reconhecimento e mapeamento das grandes estruturas geolgicas que no apareciam na superfcie.

15

GRAVIMETRIA
Atualmente sabe-se que o campo gravitacional depende de cinco fatores: latitude, elevao, topografia, mars e variaes de densidade em subsuperfcie. Este ltimo o nico que interessa na explorao gravimtrica para petrleo, pois permite fazer estimativas da espessura de sedimentos em uma bacia sedimentar, presena de rochas com densidade anmalas como as rochas gneas e domos de sal, e prever a existncia de altos e baixos estruturais pela distribuio lateral desigual de densidades em subsuperfcie.

16

MAGNETOMETRIA
A prospeco magntica para petrleo tem como objetivo medir pequenas variaes na intensidade do campo magntico terrestre, conseqncia da distribuio irregular de rochas magnetizadas em subsuperfcie . Nos levantamentos aeromagnticos as medidas obtidas pelos magnetmetros dependem de vrios fatores, dos quais se destacam: latitude, altitude de vo ou elevao, direo de vo, variaes diurnas e presena localizada de rochas com diferentes susceptibilidades magnticas. As variaes diurnas so usadas por atividades solares, denominadas tempestades magnticas, e pelo movimento de camadas ionizadas na alta atmosfera que atuam como correntes eltricas perturbando o campo magntico terrestre.

17

Direitos de prospeco
Quando uma empresa petroleira identifica um possvel depsito de petrleo submarino, ela precisa obter os direitos de prospeco. A maior parte da costa e dos oceanos pertence a pases, por isso as empresas precisam pagar para explorar as reas pretendidas.

18

Perfurao prospectiva

Mesmo que voc envie ondas sonoras de choque pelo piso do oceano o dia inteiro, chegar o momento em que ser necessrio escavar um pouco, se deseja determinar a presena de petrleo explorvel. Para cuidar da tarefa, as empresas petroleiras enviam uma plataforma mvel de prospeco para realizar perfuraes prospectivas no local. Algumas delas so instaladas em navios, outras precisam ser rebocadas ao local por embarcaes.

19

Uma plataforma de perfurao prospectiva normalmente escava quatro poos de prospeco no local de um suposto depsito, cada qual requerendo de 60 a 90 dias de trabalho. Os gelogos escavam inicialmente para obter uma amostra de ncleo. O princpio semelhante ao de enfiar um tubo oco em um bolo de aniversrio e remov-lo. Seria possvel examinar o cilindro e descobrir de que so feitas as diferentes camadas do bolo. Essa uma maneira de descobrir sem cortar uma fatia. .

20

Os gelogos petroleiros procuram sinais de petrleo, o que eles denominam de show. Assim que descobrem um show, a perfurao pra e os gelogos conduzem testes adicionais para garantir que a qualidade e a quantidade de petrleo disponvel justificaro trabalho adicional. Em caso positivo, eles escavam poos adicionais para substanciar as descobertas. Um poo mdio dura de 10 a 20 anos antes que deixe de ser lucrativo, de modo que as plataformas off shore so construdas para longas estadias. Elas precisam ficar o mais estacionria possvel durante as perfuraes, no importa a instabilidade do clima.

21

Prospeco submarina
O desafio na perfurao submarina transferir todo o petrleo e o gs natural do ponto A ao ponto B sem perd-lo e sem poluir o oceano. Como escavar um tnel ao fundo da terra sem que ele seja invadido pela gua ou o petrleo escape para o mar? Para garantir perfurao correta, os engenheiros conectam o local da escavao plataforma por meio de um molde de escavao submarina. Em termos bsicos. Embora a forma possa variar dependendo das condies exatas do piso ocenico, o molde de perfurao basicamente representa uma grande caixa metlica com furos que marcam o local de cada poo de produo.

22

Plataformas mveis de perfurao


Durante a fase de perfurao prospectiva, os objetivos so simples: chegar ao local, descobrir se existe petrleo e avanar para o prximo local. Caso a posio se prove prspera, a empresa pode instalar estrutura mais permanente. Mas nos meses que a tripulao de uma plataforma precisa para avaliar um local, uma plataforma mvel de perfurao oferece tudo que o pessoal precisa, com um mnimo de investimento. Existem cinco variedades de plataforma mvel de prospeco.

23

Balsa de perfurao

Usada geralmente para perfurao rasa em guas no ocenicas. Essa plataforma descrita perfeitamente pelo nome: uma balsa que porta equipamento de perfurao. Ela conduzida ao local por rebocadores e fixada no atracadouro por ncoras. Mas, como elas basicamente flutuam na superfcie do mar, s servem para uso em guas calmas .

24

Plataformas elevadas

essa plataforma se assemelha a uma balsa de perfurao, com uma exceo: quando chega ao local a ser perfurado, pode baixar trs ou quatro fortes pernas at que toquem o fundo do mar. Quando isso acontece, elas elevam a plataforma para fora da gua. Isso oferece ambiente muito mais estvel no qual escavar. No entanto, o projeto tem seus limites, pois as guas mais profundas requerem pernas impossivelmente longas.

25

Plataforma submersvel
O modelo combina algumas das propriedades das balsas e das plataformas de elevao. Mas, nesse caso, as instalaes de produo ficam instaladas sobre colunas centenas de metro acima de balsas que servem de apoio. Depois de chegar ao local de perfurao, a tripulao inunda as balsas com gua. Elas afundam at que repousem sobre o piso do mar ou lago e a plataforma se mantm elevada sobre as colunas. Na prtica, como se a tripulao afundasse a plataforma para ancor-la. Quando chega a hora de transferir o equipamento, a equipe bombeia a gua para fora das balsas e elas voltam a flutuar na superfcie, conduzindo a plataforma a uma ascenso. Essa plataforma s pode ser usada em guas rasas.

26

Plataforma semi-submersvel
Essa plataforma se assemelha submersvel, mas projetada para trabalhar em guas muito mais profundas. Em vez de afundar at que a poro inferior do casco repouse no fundo (o que, em guas profundas, afogaria a todos), ela simplesmente admite gua suficiente para afundar at profundidade operacional. O peso da poro inferior do casco estabiliza a plataforma de perfurao e ela mantida imvel por imensas ncoras.

27

Navios de perfurao
Trata-se essencialmente de um navio que porta uma plataforma de perfurao em sua poro central. O conjunto de perfurao se estende at o piso do oceano por um buraco da lua. Os navios de perfurao operam em guas muito profundas e muitas vezes precisam enfrentar condies martimas adversas. Eles tambm usam equipamento de posicionamento dinmico para se manterem alinhados com os locais de perfurao. Esse equipamento utiliza informaes obtidas por satlites e sensores sob o mar para manter a posio de perfurao. Com base nesses dados, motores eltricos sob o casco movem o navio constantemente para mant-lo alinhado ao poo. Quando chega a hora de essas plataformas temporrias mudarem de lugar, entram em cena as plataformas realmente grandes .

28

Plataformas de produo offshore


Assim que a fase de perfurao prospectiva est concluda e os gelogos determinaram que um reservatrio de petrleo justifique as imensas despesas de explorao, as empresas petroleiras se preparam para estabelecer uma plataforma de produo offshore. Essas plataformas so projetadas para durar dcadas e, muitas vezes, esto localizadas distantes da costa e instaladas em algumas das guas mais hostis da terra.

29

Risco Ambiental
Riscos
Fsico

Agentes
Calor,Umidade,Vibraes Rudo ,Radiao no ionizante. Gases e Vapores

Medidas de controle
Fornecer, treinar e tornar obrigatrio o uso de protetor Auricular e luvas . Fornecer, treinar e tornar obrigatrio o uso de luvas , culos de segurana e mscara de proteo respiratria.

Qumico

Biolgico Inexistente Postura inadequada, repetitividade de tarefas e operaes. Inexistente Orientar, treinar sobre postura correta de trabalho e princpios de ergonomia.

Ergonmico

Acidente

Probabilidade de incndio ou exploso

Desenvolver aes orientadoras sobre princpios de segurana no manuseio de produtos explosivos.

30

31

32

You might also like