You are on page 1of 12

O Romance Romntico

1. A palavra romance origina-se do termo medieval romano, que designava as lnguas usadas pelos povos sob domnio do Imprio Romano.

Tambm se chamava

romance s composies de
cunho popular e folclrico,

escritas nesse latim vulgar,


em prosa ou em verso, que

contavam histrias cheias de


imaginao, fantasia e

aventuras.

O romance, por relatar acontecimentos da vida comum e cotidiana, e por dar vazo ao gosto burgus pela fantasia e pela aventura, veio a ser o mais legtimo veculo de expresso artstica dessa classe.

Tanto na Europa como no Brasil, o


romance surgiu sob a forma de folhetim, publicao diria, em jornais de captulos de determinada obra literria. Assim, ao mesmo tempo em que ampliava o pblico leitor de jornais o folhetim ampliava o pblico de

literatura.
5. Inicialmente, os folhetins publicados no Brasil eram tradues de obras

literrias estrangeiras; posteriormente


foram publicadas produes nacionais.

O pblico leitor do folhetim era formado de mulheres, estudantes, comerciantes e funcionrios pblicos.

O primeiro romance romntico foi O Filho do Pescador de Teixeira e Souza,mas no foi bem aceito pela crtica pois se tratava de uma histria ainda ao moldes dos romances europeus. Faltava-lhe o toque de brasilidade que foi to bem divulgado pelo romance de Joaquim Manuel de Macedo.

A publicao de A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo (1844) considerada a obra inaugural do romance romntico no Brasil. 10. Nessa obra, Macedo utilizou os ingredientes necessrios para satisfazer o gosto do pblico leitor da poca e repetiu-os exausto em seus dezessete romances posteriores. Macedo evidenciou o namoro difcil ou impossvel, a dvida entre o dever e o desejo, a revelao surpreendente de uma identidade, as brincadeiras de estudantes, a comicidade das situaes numa linguagem coloquial.

Caractersticas da prosa Romntica: Sentimentalismo As histrias do Romantismo so historias de amor, sentimento eleito como principal objetivo da existncia humana. O amor confere sentido vida e a impossibilidade de realizao amorosa leva morte.

Impasse amoroso com final feliz ou trgico O conflito narrativo dos romances romnticos normalmente consiste na oposio entre os valores da sociedade e o desejo de realizao amorosa dos amantes: ou a famlia no quer a unio do casal, ou um dos dois est impossibilitado (social ou religiosamente), outra possibilidade um dos amantes no merecer o amor do outro. Em qualquer dos casos, s existem duas sadas: o casamento, quando o amor supera todas as barreiras (final feliz) ou a morte , adiando para a vida eterna a realizao amorosa (final trgico).

Periprcias Acontecimentos inesperados que alteram o rumo da narrativa. Flash -back narrativo O narrador volta ao passado para explicar o momento presente Idealizao da mulher Normalmente as heronas romnticas so desprovidas de opinio prpria, dominadas pela emoo, obedientes, educadas para o casamento e sentimentais.

Personagens planas So personagens lineares que no sofrem alteraes em seu perfil. Idealizao do heri O heri romntico em geral um ser dotado de idealismos, de honra e coragem. s vezes pe a prpria vida em risco para atender aos apelos do corao ou da justia. Linguagem metafrica So freqentes as descries com adjetivao abundante, as comparaes e as metfora so usadas com a finalidade de idealizar um ambiente ou personagem.

You might also like