You are on page 1of 9

DOCUMENTO-REFERNCIA DA CONFERNCIA NACIONAL DE EDUCAO

Subsdios para o debate nas Conferncias Municipais e Estadual do Paran

A Conferncia da sociedade com apoio institucional do MEC. Deliberao da Conferncia Nacional da Educao Bsica - CONEB. Coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta do MEC. Portaria Ministerial N. 10/2008. www.mec.gov.br/coneb

O que ser a CONAE?


Conferncia Nacional de Educao a ser realizada de 23 a 27 de abril de 2010, contemplando a Educao Bsica, a Profissional e a Superior. As Conferncia Estadual de Educao dever ocorrer at 30 de novembro de 2009. As Conferncias Municipais de Educao / Intermunicipais / Regional devero acontecer at 30 de junho de 2009.

Diferenas: - Conferncia Municipal: o municpio realizar a conferncia individualmente. - Conferncia Intermunicipal: vrios municpios se unem e realizam a conferncia numa das cidades. - Conferncia Regional: h conferncia em todos os municpios da regio e uma, regional, fazendo a compilao de todas.

Tema: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educao: O Plano Nacional de Educao, Diretrizes e Estratgias de Ao. Por que realizar a CONAE?

o mais importante espao democrtico para a construo da poltica nacional de educao e de seus marcos regulatrios, na perspectiva da incluso, igualdade e diversidade.

EIXO IV Formao e Valorizao dos Profissionais da Educao Uma Poltica Nacional de Formao e Valorizao dos Profissionais da Educao, articulando, de forma orgnica, as aes das instituies formadoras, dos sistemas de ensino e do MEC, com estratgias que garantam polticas especficas consistentes, coerentes e contnuas de formao inicial e continuada, conjugadas valorizao profissional efetiva de todos os que atuam na educao, por meio de salrios dignos, condies de trabalho e carreira.

Condies necessrias para o delineamento do sistema pblico de formao docente: a) Ampliar o papel da Unio na formao de docentes para a educao bsica e superior em suas etapas e modalidades. b) Instituir um Frum Nacional de formao dos profissionais do magistrio, por meio do qual a gesto democrtica do sistema se viabilize. c) Estabelecer regime de colaborao entre a Unio, estados, DF e municpios, no sentido de articular as aes previstas e definir responsabilidades. d) Definir o papel das instituies de ensino, especialmente as universidades pblicas, considerando que, historicamente, elas se ocupam das pesquisas em educao e no ensino. Contudo, urge que recebam efetivo aporte de concursos pblicos, a fim de viabilizar a formao de professores, principalmente para atender a expanso de vagas nos cursos de licenciatura. e) Fortalecer as faculdades, institutos e centros de educao das instituies superiores para a formao inicial e continuada de professores de educao bsica e de educao superior.

Criao de um plano de carreira especfico para todos os profissionais da educao que abranja: piso salarial nacional; jornada de trabalho em uma nica instituio de ensino, com tempo destinado formao e planejamento; condies dignas de trabalho; e definio de um nmero mximo de alunos por turma, tendo como referncia o custo-aluno-qualidade-inicial (CAQ). Piso salarial nacional de R$ 950,00 para os professores da educao bsica, com formao em nvel mdio e em regime de, no mximo, 40h semanais de trabalho, passou a vigorar a partir de 2009.

Como outras formas de valorizao dos profissionais da educao, deve-se requerer: a) Garantia de um nmero mximo de alunos por turma e por professor: 1) na educao infantil: de 0-2 anos, seis a oito crianas por professor; de 3 anos, at 15 crianas por professor; de 4-5 anos, at 20 crianas por professor; 2) no ensino fundamental: nos anos iniciais, 25 alunos por professor; nos anos finais, 30 alunos por professor; 3) no ensino mdio e na educao superior, at 35 alunos por professor. b) Definio e garantia de um padro mnimo de infra-estrutura nas escolas: laboratrios de informtica, com acesso internet banda larga, biblioteca, refeitrio, quadra poliesportiva, atividades culturais, tal como os insumos indicados pelo CAQ.

You might also like