You are on page 1of 35

Prestadores de Servios Logsticos: Os Operadores Logsticos

Por: Ademir Predes Jr Jssica Alves Evelin Soares

Atividades Logsticas ao Longo da Cadeia de Abastecimento


Previso de Vendas

Planejamento da Produo

Fornecedor

Administrao de Materiais

Manufatura

Distribuio

Comrcio

Consumidor

Atividades Logsticas Prprias da Administrao de Materiais

Atividades Logsticas da Administrao de Materiais Junto Manufatura

Atividades Logsticas da Distribuio Junto Manufatura

Atividades Logsticas Prprias da Distribuio

Atividades Logsticas da Distribuio Junto ao Cliente

Atividades Logsticas da Distribuio Junto ao Consumidor

Diferencial Competitivo e Logstica


O gerenciamento logstico eficiente, que pode proporcionar redues expressivas de custo e agregao de valor a produtos e servios , na atualidade, um dos fatores estratgicos para a obteno de diferencial competitivo.

Prestador de Servios Logsticos (PSL)

Especialista,

quer seja ao nvel individual ou empresarial, cuja funo acrescentar valor ao produto ou servio durante as vrias fases da cadeia de abastecimento, designadamente controle de estoques, armazenagem, transporte e servio psvenda. Um PSL , portanto, aquele que, de uma forma profissional estabelece a adaptao entres os diferentes e independentes sistemas de uma empresa
(Carvalho, 2006, p. 66).

Fonte: COPPEAD

Tipos de Prestadores de Servios Logsticos

Fatores de Complexidade da Logstica


Proliferao de Produtos

Menores Ciclos de Vida Globalizao Vesturios Eletrnica

Maior Exigncia de Servios ( JIT, ECR, QR )

Segmentao

Clientes Canais Distrib. Mercados


Fonte: Centro Estudos Log. COPPEAD

Razes para Terceirizar Atividades Logsticas Aumentar flexibilidade


Focar Core Business da empresa
financeira e de servios (ex.: substituir armazm por linha produtiva) Simplificar o processo logstico Reduo de custos (substituio de estoque por informao)

Trabalhar melhor com degraus de economia de escala em alguns fluxos especficos

Entrada em canais e mercados no familiares ou no conquistados Reduo dos custos pela escala e sinergia

Aumentar a eficincia e produtividade (e consequentemente competitividade global)

Melhorar o atendimento s expectativas do cliente

Adquirir expertise e know-how Transformar custos fixos em variveis

Terceirizao da Logstica
Muito embora a logstica constitua hoje um fator estratgico de sucesso, diversas empresas dos setores industrial, comercial e de servios tm optado por terceirizar parte ou o todo de suas atividades logsticas.

Conceito de Operador Logstico


Empresa prestadora de servios especializada em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logsticas nas vrias fases da Cadeia de Abastecimento, que agrega valor aos produtos e servios de seus clientes e que tenha competncia para, no mnimo, prestar simultaneamente servios de gesto de estoques, armazenagem e gesto de transportes.
Fonte: "O Conceito de Operador Logstico". ABML Associao Brasileira de Movimentao e Logstica, Janeiro de 1999.

VANTAGENS COMPETITIVAS
SERVIOS LOGSTICOS TRADICIONAIS
Tendncia: Concentrao nica atividade logstica (Transportes, Armazenagem, etc). Objetivo: Minimizao do Custo especfico da atividade desenvolvida. Contrato: Baixa Durao (6 meses a 1 ano). Know-How: Limitado, trabalha com tecnologias disponveis, dificuldades de grandes investimentos.

OPERADORES LOGSTICOS
Tendncia: Oferece mltiplas atividades de forma integrada (Transportes, Armazenagens, Gesto Operacional, etc). Objetivo: Reduo dos Custos Logsticos Melhoria do Nvel de Servios Flexibilizao da Cadeia Abastecimento. Contratos: Longo Prazo (5 a 10 anos). Know-How: Planejamento e Anlise Crtica: Investimentos, tecnologia, viso global supply-chain, solues logsticas.

NVEL DE SERVIO

SERVIO AO CLIENTE
CONFORMIDADE COM AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE MERCADO COMPETITIVO EXIGE MELHORES SERVIOS E MENORES CUSTOS ...

FLEXIBILIZAO DA CADEIA LOGSTICA

Desafios dos Operadores Logsticos


Busca de soluo para velhos problemas : Investimento em Tecnologias Capacitao da Mo de Obra Ampliao e Modernizao da estrutura fsica dos Armazns ou Centros de Distribuio Competitividade dos Custos Operacionais

AUMENTO SIGNIFICATIVO DO CAPITAL A SER INVESTIDO

Atividades Relevantes na Gesto de Estoques

Estabelecer a poltica de estoques com o cliente. Controlar e responsabilizar-se por quantidades. Utilizar tcnicas modernas para acompanhar a evoluo dos estoques em termos de quantidade e localizao. Emitir relatrios peridicos. Garantir a rastreabilidade dos produtos.

Atividades Relevantes na Armazenagem

Dispor de instalaes adequadas com equipamentos de movimentao, armazenagem e outros. Receber e expedir. Dispor de Sistema de Administrao de Armazns (WMS), preferencialmente envolvendo cdigo de barras, leitoras ticas e rdio freqncia. Realizar controle de qualidade nos processos. Possuir aplice de seguros para instalaes e materiais. Cumprir exigncias legais.

Atividades Relevantes na Gesto de Transportes


Contratar ou realizar transportes. Manter valores de fretes competitivos. Qualificar e homologar transportadoras. Negociar o nvel de servio com a transportadora. Conferir e realizar o pagamento de fretes. Medir e controlar o desempenho das transportadoras. Emitir relatrios peridicos sobre nvel de servio.

Critrios Bsicos para a Seleo de um Operador Logstico

Estabilidade financeira. Experincia e consistncia. Equipamentos e instalaes fsicas. Mtodos operacionais. Tecnologia de informao. Potencial de crescimento. Custos.

Formao dos Preos

A forma de cobrana dos operadores logsticos pode ser:


Porcentual sobre o valor das mercadorias operadas, que de fcil execuo pois no exige controle e registro das operaes efetuadas. O operador trabalha com uma mdia dos seus custos; Soma de preos unitrios, pr-acordados com o cliente, de todas as operaes realizadas num determinado perodo. Essa forma exige o controle e registro das operaes realizadas, sendo mais justa, porm mais complexa.

Formao do Contrato de Terceirizao

sucesso da terceirizao em logstica depende fortemente de contratos cuidadosamente elaborados, que caracterizem de antemo as obrigaes essenciais que cada que uma das partes dever cumprir.
Muito

embora contratos, na sua forma final, devam ser preparados por advogados, importante que as condies e caractersticas tcnicas dos mesmos sejam elaborados por pessoal que estar diretamente envolvido com as operaes e seu controle.

Pontos Essenciais na Formao do Contrato de Terceirizao


Caractersticas dos itens a serem operados e cuidados com os mesmos Quantidades envolvidas Freqncia das operaes Nvel de servio exigido Preos e forma de cobrana Penalidades pelo no cumprimento das clusulas Seguros

MEDIDA DO DESEMPENHO LOGSTICO


Os objetivos dos sistemas modernos da medida do desempenho logstico incluem a monitorao, o controle e o direcionamento das operaes logsticas. As medidas de desempenho podem ir desde as inteiramente baseadas em atividades, at as inteiramente baseadas no processo. As medidas baseadas em atividades concentram-se na eficincia e na eficcia dos esforos de cada atividade especifica, enquanto as medidas baseadas no processo consideram a satisfao do cliente com o desempenho de toda a cadeia de abastecimento.

Parmetros do Desempenho Logstico

Custos de transporte Custos de armazenagem Prazo de entrega Tempos de movimentos Tempos de atendimento a pedidos (lead time) Taxa de ocupao de veculos Nveis de estoque Nmero de devoluo Nmero de avarias Nmero de pedidos atendidos Nmero de re-entregas Obsolescncia Frequncia de falta de mercadorias

Maiores Empresas de Transportes do Brasil

Maiores Prestadores de Servios Logsticos do Bras

Maiores Empresas de Logstica do Mundo

Concluso
importante lembrar que o mercado brasileiro tem uma grande demanda de prestadores de servios logsticos em geral por operadores logsticos em particular, o que garante espao de trabalho para todas as empresas que ofeream servios de qualidade a custos competitivos.

Perguntas

1.
2. 3.

Cite cinco motivos para terceirizar as atividades logstica ? Quais so as principais diferenas entre operador e integrador logstico? Diga quais as formas de preos e faa um breve comentrio ?

Respostas
1.A diferena

entre o Operador e o Integrador Logstico est na evoluo das atividades desenvolvidas por cada um. O Integrador Logstico conhecido pelas atividades no desenvolvimento e customizao de solues para os clientes. Divide os riscos e retornos do gerenciamento logstico e responsvel por absorver e administrar todas as operaes logsticas do cliente. J o Operador Logstico tradicional nas operaes voltadas para armazenagem, transporte e distribuio,alm de oferecer pacotes de servios de valores agregados e diferenciados para cada cliente, como por exemplo: cross-docking, rastreamento, monitoramento e gerenciamento de fretes, entre outros . 2 Manter foco no negcio principal (core business), Aumentar a flexibilidade do processo logstico. Reduzir custos. Aumentar a cobertura geogrfica. Ingressar em canais e mercados no familiares ou ainda no conquistados. Substituir rea de armazenagem por rea de produo. Melhorar o atendimento ao cliente. 3 Porcentual sobre o valor das mercadorias operadas, que de fcil execuo pois no exige controle e registro das operaes efetuadas. O operador trabalha com uma mdia dos seus custos; Soma de preos unitrios, pr-acordados com o cliente, de todas as operaes realizadas num determinado perodo. Essa forma exige o controle e registro das operaes realizadas, sendo mais justa, porm mais complexa.

ESTUDO DE CASO: AVILAN LOGSTICA LTDA

A Empresa uma transportadora que presta servios principalmente no Sudeste. Parceira da Cermica PortoBello que responsvel por cerca de 98% dos seus servios.

Possui dois armazns, um em SP e outro no RJ, que funcionam apenas como transit point.
Terceirizou todos os caminhes.

Cermica Portobello S/A


A Cermica Portobello S/A trabalha com sistema de franquias denominado Portobello Shop. A Avilan Logstica Ltda responsvel pela movimentao da carga, desde a indstria at o cliente final, naquelas regies estabelecidas.

Entrevista

Concluses
O operador logstico surgiu para fortalecer e aprimorar as redes de relacionamento, ser um elo de ligao com informaes precisas do mercado e de mercadorias dentro do conceito da Supply Chain Management. As empresas de transportes tradicionais de cargas, que perceberam essas mudanas de comportamento e foco do mercado, vo sobreviver a esse novo horizonte.

Algumas aes que contribuiro para Avilan Logstica evoluir para um Operador Logstico.
1. Locao de um galpo (3.500 m), com a finalidade de armazenamento de materiais de terceiros. 2. Implantao de sistema de gerenciamento de estoques (entrada e sada de produtos, inventrios peridicos, controle de giro dos produtos nos estoques). 3. Contratao de funcionrio para gerenciamento de estoques e expedio. 4. Gerenciamento de parte dos procedimentos de vendas dos clientes, tais como; emisso das notas fiscais, preparao das mercadorias para embarques, controle e gerenciamento das entregas (canhotos de notas fiscais, contratao de empresas de transportes para efetuar a distribuio a nvel Brasil, controle dos comprovantes de entregas em questo).

Algumas aes que contribuiro para Avilan Logstica evoluir para um Operador Logstico.
5. Implantao de sistemas que possibilitem a formao de indicadores de desempenho, tais como ndice de cumprimento dos prazos de entrega, curacidade dos estoques, nvel de erros nas entregas e vrios outros que podero ser criados mediante cruzamento das informaes entre notas fiscais (NF) dos clientes e o documento conhecido como conhecimento de transportes das transportadoras responsveis pela distribuio a nvel Brasil. 6. Treinamento e qualificao constante de todos os colaboradores envolvidos com a Avilan Logstica Ltda.

You might also like