You are on page 1of 85

Fundamentos do Cuidado Humano I- Enf.01.

001 ATENDIMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS

O que ?
o atendimento imediato e provisrio prestado em caso de acidente ou enfermidade imprevista. Geralmente prestado no local, at que se possa utilizar recursos para o tratamento definitivo. Objetivos dos Primeiros Socorros:

- Preservar a vida; - Reduzir o sofrimento; - Prevenir complicaes; - Proporcionar transporte adequado, possibilitando melhores condies para receber o tratamento definitivo.

CONVULSO
O que ? a contrao sbita e involuntria de msculos, provocando movimentos desordenados; em geral, acompanhada de perda da conscincia.
NO SEGURE A VTIMA ( DEIXE-A DEBATER-SE, PROTEGENDO-A ) NO D TAPAS NO JOGUE GUA SOBRE A VTIMA MANTENHA-SE VIGILANTE - AFASTE OS CURIOSOS

NAS CONVULSES INFANTIS, SE HOUVER FEBRE ALTA, D UM BANHO MORNO DE IMERSO DE MAIS OU MENOS 10 MINUTOS. DEITE A CRIANA ENVOLTA NA TOALHA. PROCURE UM MDICO.

DESMAIO OU LIPOTIMIA
O que ? O desmaio um mal sbito, podendo ser considerado uma forma leve do estado de choque, provocado em geral por emoes sbitas, fadiga, fome, m ventilao em meio a aglomerao humana ou nervosismo.

Quando se percebe que uma pessoa est prestes a desmaiar, deve-se coloc-la sentada, com a cabea baixa entre os joelhos e fazer uma leve presso sobre a cabea, forando-a de cima para baixo (conforme figura ao lado).

AFOGAMENTO
O que ? a introduo de lquidos ou slidos nas vias respiratrias, por respirao. O que fazer? Aproximar-se da vtima, pelas costas, segur-la e mant-la, durante o trajeto de retirada, com a cabea fora da gua; Agir com rapidez e preciso; Afrouxar as roupas; Comprimir as costas e estmago, forando-a a expelir a gua; Aplicar golpes secos nas costas e, quando a vtima comear a vomitar, vire a cabea para o lado, para impedir a aspirao do vmito; Iniciar o processo de reanimao (massagem cardaca e respirao boca-a-boca) aps a eliminao da gua ou secreo; Remover a vtima para o servio de salvamento ou hospital mais prximo.

AFOGAMENTO

CORPOS ESTRANHOS

Corpo Estranho : Qualquer partcula ou objeto, localizado no organismo, mas que dele no faz parte.

* Corpo Estranho nos Olhos:

Lacrimejamento Ardncia ou dor local Irritao local ( vermelhido )

Inflamao
Perda da Viso (em casos mais graves)

* Corpo Estranho Mvel nos Olhos:


O Que Fazer? Fechar os olhos Lavar com gua abundante e lentamente Solicitar a vtima que pestaneje Localizar corpo estranho Tentar remov-lo com cotonete ou um leno umedecido

O Que NO Fazer!
No esfregue os olhos No administrar medicao sem prescrio mdica

* Corpo Estranho Fixo no Olho:

O Que Fazer? Colocar uma compressa mida nos dois olhos e levar imediatamente ao hospital.

O Que no Fazer! No tente remover o corpo estranho para no encrava-lo mais no olho

* Corpo Estranho nos Ouvidos:

Em caso de insetos, o ouvido pode ser gotejado com leo de cozinha ou para atrair o inseto se estiver vivo, coloca-se um feixe de luz no pavilho articular do ouvido afetado.

O Que Fazer? Tente remov-lo inclinando a cabea da vtima para baixo e para o lado do ouvido afetado. Solicite a vtima que d , com firmeza, pequenos saltos

O Que NO Fazer! No tente remover o corpo estranho com pina, palito, arame, grampo ou qualquer outro objeto. Nunca coloque leo quente no ouvido

* Corpo Estranho nas Vias Areas

As vias areas compreendem o nariz, a faringe e a traquia. A introduo de um objeto slido ou lquido nesse trajeto pode causar asfixia

* Corpo Estranho no Nariz:


O Que Fazer?

Encha os pulmes de ar pela a boca


Comprima com o dedo a narina no obstruda Expulse o ar dos pulmes atravs da narina obstruda, mantendo a boca fechada Procure um mdico se necessrio

O que no fazer! No tente retirar o corpo estranho com qualquer outro objeto No permita que a vtima inspire o ar com violncia No permita que a vtima assoe com grande esforo

* Corpo Estranho na Faringe:


O Que Fazer?

Introduza o dedo indicador junto as paredes da boca para conseguir abordar o objeto por trs.
Tentar manobra de Heimlich

Se Voc Estiver S e Sufocando:


1. Manobra de Heimlich em si mesmo
2. Comprimindo seu prprio abdomem sobre as costas da cadeira.

No obtendo sucesso com a manobra de Heimlich , realizar respirao boca a boca com a vtima deitada em decbito dorsal at a chegada de socorro mdico

* Corpo Estranho na Traquia:


O Que Fazer? Inicie imediatamente respirao boca a boca Leve o paciente imediatamente emergncia O Que NO Fazer!

No apavore a vtima
No sacuda ou balance violentamente a vtima No introduza os dedos de uma s vez na boca No bata nas costas da vtima

O QUE QUEIMADURA?
Doena caracterizada por uma leso na pele ou at tecidos mais profundos, causada por agentes diversos como calor, o frio, agentes qumicos, eletricidade e radiao ionizante.

1. Trmica
Provocada por calor; ex: lquidos quentes,objetos aquecidos, vapor

1.1 Liquido Quente E a mais comum entre as crianas, geralmente ocorrem na cozinha e podem ser evitadas. O fogo e o centro dos acontecimentos. Exemplo: leite e gua fervendo, caf, sopa...

1.2 Chama So mais graves e mais comum em adultos, por causa da extenso e profundidade. Exemplo: lcool e gasolina.

2. Qumica
Provocada por cidos e bases
Ocorre com menor freqncia por ingesto ou contato com a pele.

3. Eltrica
Provocada por raios e corrente eltrica
Tem caractersticas especiais; um ponto de entrada e um de sada, podendo levar a danos na musculatura, nervos e sistema vascular: corre-se o risco de amputao.

4. Radiao
Provocada por radiao nuclear

Profundidade Extenso

Profundidade
Nmero de camadas da pele atingida

1. Primeiro Grau

2. Segundo Grau
3. Terceiro Grau

1. Primeiro Grau

Atinge somente a epiderme: Nessa queimadura, a pele apresenta-se em Hiperemia ( avermelhada); Edemaciada ( inchada ) e h ardor no local dessa queimadura.
Exemplo: queimaduras por raios solares.

2. Segundo Grau:

Atinge a epiderme estendendo-se at a derme. Caracteriza-se pela presena de Flictemas ( bolhas ) e liberao de lquidos corporais. A vtima tambm apresenta dor local intensa, hiperemia e pele edemaciada.

3. Terceiro Grau:
Atinge todas as camadas da pele e hipoderme. considerada grave pois pode provocar leses que vo desde msculos at ossos. Caracteriza-se por apresentar colorao escura ou esbranquiada, uma leso seca, dura e incolor. Ocorre perda da elasticidade e a superfcie fica anestesiada.

Extenso
(rea corprea atingida) Quanto maior a extenso da queimadura, maior risco de vida a vtima estar correndo. REGRA DOS NOVE CABEA 9%

PESCOO 1%
MEMBRO SUPERIOR 9% MEMBRO INFERIOR 18% TRAX E ABDOMEN 18% RGO GENITAIS 1%

PRIMEIROS SOCORROS

1) Prevenir Estado De Choque 2) Controlar a Dor

3) Evitar a Contaminao

INTERROMPA IMEDIATAMENTE O EFEITO DO CALOR (UTILIZE GUA FRIA, NO USE GUA GELADA, OU UTLIZE LENOL PARA APAGAR AS CHAMAS NO CORPO DA VTIMA)

Em caso de acidentes com queimaduras promovidas por corrente eltrica, no toque na vtima at que se desligue a energia. Tome cuidado com os fios soltos e gua no cho.

Para vtimas de corrente eltrica, observe se h parada respiratria, em caso afirmativo proceda com a respirao de socorro. Transporte imediatamente a vtima para o hospital.
Se uma pessoa com queimadura no peito perder os sentidos, virar-lhe a cabea para um dos lados e inclin-la para trs para abrir as vias respiratrias.

Faa a avaliao primria da vtima. Identifique qual tipo, grau e extenso da queimadura. A queimadura uma leso estril, por isso tenha cuidado ao manuse-la e evite ao mximo contamin-la Retire pulseiras, jias, relgios, roupas que no estejam grudadas na pele da vtima.

gua corrente, alm de ser timo analgsico, remove partculas de sujeira do local. Caso a queimadura seja de 1 grau, retire a pessoa do sol, utilize substncias refrescantes como produtos para aliviar a dor e faa a administrao por via oral de lquidos. Caso a queimadura seja de 2 ou de 3 graus, lembrese de cobrir a rea queimada com gazes molhadas em soro fisiolgico ou gua limpa.

Mantenha o curativo molhado usando recipientes de soro ou gua limpa at levar a vtima ao hospital.

NO FURE FLICTEMAS ( BOLHAS )

NO UTILIZE MANTEIGA, CREME DENTAL, GELO, OLO, BANHA OU CAF NA QUEIMADURA.


REMOVA A PESSOA PARA O HOSPITAL CASO A QUEIMADURA SEJA MUITO EXTENSA OU SEJA DE 2 OU 3 GRAUS.

PRIMEIROS SOCORROS

FERIMENTOS E HEMORRAGIAS

FERIMENTOS
A atuao de um agente fsico pode causar um traumatismo, com rompimento ou no da pele. Por exemplo: Uma batida no canto de uma mesa, ou um belisco sobre o corpo. Quando no ocorre rompimento da pele, essa leso recebe o nome de contuso. Nela ocorre forte compresso dos tecidos moles (pele,camada de gordura e msculos) contra os ossos. Quando a batida muito violenta, pode haver rompimento de vasos sangneos na regio, causando acmulo de sangue no local (hematoma). O lugar da batida fica roxo, incha e torna-se dolorido. Se a ao do objeto contundente atingir apenas as camadas superficiais da pele, ocorre a escoriao. Isso acontece geralmente em conseqncias de quedas, quando a pele de certas partes do corpo (joelhos, cotovelos, palma das mos, etc.), em contato com as asperezas do cho, sofre arranhes, que so o tipo mais comum de escoriao. Sempre que houver rompimento da pele, tem-se um ferimento ou uma ferida.

FERIMENTOS
FERIMENTOS LEVES OU SUPERFICIAIS

FERIMENTOS EXTENSOS OU PROFUNDOS


FERIMENTOS PROFUNDOS NO TRAX

FERIMENTOS NA CABEA
FERIMENTOS NOS OLHOS FERIMENTOS COM PRESENA DE OBJETO ENCRAVADO FERIMENTOS ABDOMINAIS ABERTOS

FERIMENTOS ABDOMINAIS
POSIO PARA ATENDIMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS

HEMORRAGIAS
Hemorragia a perda de sangue para o meio externo ou interno devido ao rompimento de um vaso sangneo (hemorragia capilar), veia (hemorragia venosa) ou artria (hemorragia arterial), alterando o fluxo normal da circulao. A hemorragia abundante e no controlada pode causar a morte de 3 a 5 minutos.

HEMORRAGIAS
SINAIS E SINTOMAS
Pulso fraco (bradisfigmia) Desmaio

Vtima queixa-se de sede


Suor pegajoso e frio Pele, lbios e dedos cianticos

Palidez intensa
Respirao rpida e superficial Vertigens

Torpor e obnubilao

Nuseas e vmitos

PRINCIPAIS CONSEQNCIAS
Choque hipovolmico
Anemia Asfixia

Tamponamento cardaco
Hemorragia intracraniana

HEMORRAGIA INTERNA
A hemorragia interna resultante de um ferimento com leso de rgo internos e o sangramento no vsivel.
CONTUSES

HEMORRAGIA NASAL (EPISTAXE)


HEMORRAGIA NO ESFAGO, ESTMAGO OU DUODENO (HEMATMESE)

HEMORRAGIA DOS PULMES (HEMOPTISE)


HEMORRAGIA POR VIA VAGINAL (METRORRAGIA) HEMORRAGIA POR VIA ANAL (MELENA)

HEMORRAGIA EXTERNA
Hemorragia externa a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sangneo, veia ou artria. AMPUTAO
A hemorragia deve ser estancada o mais rapidamente possvel. A parte amputada precisa ser enrolada com gaze ou pano limpo e depois ser colocada em um saco plstico com soro fisiolgico, ou com gua e uma pitada de sal. O saco plstico deve ser colocado em um recipiente cheio de gelo e levado ao hospital junto com a vtima. Em muitos casos existe a possibilidade de re-implante.

TCNICAS PARA CONTENO DE HEMORRAGIAS


ELEVAO DO MEMBRO FERIDO

TCNICAS PARA CONTENO DE HEMORRAGIAS


PRESSO INDIRETA PONTOS DE PRESSO

TCNICA DE APLICAO DE TORNIQUETE


Os torniquetes s podero ser utilizados no brao ou na coxa e em casos de membros decepados, laceraes e esmagamento.

TCNICA DE APLICAO DE TORNIQUETE

ATENO: O torniquete deve ser afrouxado gradualmente a cada 10 ou 15 minutos.

PARADA RESPIRATRIA

47

PARADA CARDACA

SOCORRO BSICO

Conceito:
Socorro bsico, ou ressuscitao cardiopulmonar bsica, um conjunto de procedimentos de emergncia que pode ser executado por profissionais da rea de sade ou por leigos treinados.
48

4 PASSOS
1 PASSO - Verificar conscincia 2 PASSO - Solicitar ajuda 3 PASSO - Seqncia A-B-C 4 PASSO - Segmento da reanimao

1 PASSO
Identificao da inconscincia

2 PASSO
Ativao do Socorro Avanado de Vida

3 PASSO
Seqncia de ressuscitao A - ABERTURA DAS VIAS AREAS

3 PASSO
Seqncia de ressuscitao B RESPIRAO BOCA A BOCA

3 PASSO
Seqncia de ressuscitao C CIRCULAO ARTIFICIAL

4 PASSO
Segmento da reanimao

TCNICA PARA MASSAGEM CARDACA EXTERNA E VENTILAO PULMONAR:


Ajoelhar-se ao lado da vtima e localizar a metade inferior do esterno: Colocar as mos, uma sobre a outra no local, imediatamente, mantendo os cotovelos estendidos, no deixando os dedos das mos tocarem a parede torcica; Comprimir rpida e vigorosamente o trax com o ritmo de 60 a 80 vezes por minuto. Em crianas a massagem mais suave, com ritmo de 100 a 120 vezes por minuto; Massagear rtmica e ininterruptamente, sincronizando com a ventilao pulmonar (5 compresses torcicas para uma ventilao boca-a-boca ou 10 compresses para 2 ventilaes); A ventilao pulmonar feita na vtima dever ter um ritmo de 15 por minuto; Providenciar atendimento mdico de urgncia.

TRANSPORTE DE ACIDENTADOS
CONSIDERAES GERAIS A necessidade do transporte assistido tem crescido nos ltimos anos, principalmente em decorrncia do nmero crescente de acidentes e de remoes de pacientes para realizao de exames complementares. O trauma, um crescente problema de sade pblica no Brasil, produz cerca de 50.000 mortes por ano e mais de 350.000 feridos, sendo que 50% dos bitos ocorrem no momento do acidente, e 30% dentro da primeira hora. A reverso desse quadro inicia com o transporte adequado das vtimas.

As guerras do Vietn e Coria, comparadas Segunda Guerra Mundial, demonstraram que a rapidez na remoo dos feridos dos campos de batalha associada medidas de estabilizao do paciente durante o transporte reduzia significativamente a mortalidade em trs vezes, e os cuidados elementares durante o transporte reduziam em 20% a mortalidade dos feridos. Vrios pases da Europa e os Estados Unidos aprimoraram a qualidade das remoes, reduzindo as taxas de mortalidade durante o transporte a menos de 10%.

OBJETIVO PRIMRIO DO CUIDADO PR - HOSPITALAR


Identificar os pacientes com risco de vida Conhecer o estado geral da vtima Tomar as primeiras medidas bsicas Proporcionar atendimento hospitalar definitivo o mais breve possvel

IMPORTANTE:

O primeiro atendimento deve ser o mais completo dentro do menor tempo possvel. A correta avaliao de cada caso muito importante. Procure durante o atendimento desenvolver um cuidado humanizado.

CONSIDERAES A SEREM TOMADAS ANTES DO TRANSPORTE


possvel resgatar ou auxiliar a vtima sem colocar em perigo o socorrista? Se no, qual a urgncia do resgate e qual o risco potencial para o socorrista? possvel reduzir o risco imediato para a vtima sem movla? Poder ocorrer leses adicionais se a vtima for transportada? Pode o socorro ser prestado no local, ou necessrio solicitar auxlio tambm para o tratamento, alm do transporte?

Os meios de transporte necessrios so terrestres, martimos ou areos? Qual o paciente suporta? necessrio algum tipo de adaptao do veculo para o transporte? No seria melhor esperar uma ambulncia? De que mtodos precisamos ou dispomos para o transporte imediato? Transportar para onde? Se o local de difcil acesso, com a vtima gravemente ferida, o que fazemos?

RAZES PARA UM TRANSPORTE IMEDIATO


Ferimento na cabea. Ferimento perfurante abdominal. Sangramento de qualquer tipo, que altere os sinais vitais. Desidratao, intermao ou choque trmico em ambiente sem gua. Ferimento na caixa do trax. Hipotermia / congelamento. Perigo iminente no local.

AS PRIMEIRAS MEDIDAS BSICAS


Manter-se calmo e manter o paciente calmo e deitado. Verificar os sinais vitais. Controlar as hemorragias. Imobilizar todos os pontos suspeitos de fraturas. Se houver parada respiratria iniciar a respirao boca-a-boca. Em parada circulatria fazer massagens cardacas e ventilao boca-a-boca. Ter cuidado com a lngua. Cuidado com a imobilizao da coluna cervical. Em envenenamentos no deixar a vtima caminhar.

IMPORTANTE:

Ao transportas um doente, no usar somente a fora fsica, mas ter conscincia do que est sendo feito, bem como dos riscos que a vtima corre durante a remoo. Sempre que o transporte for feito por duas ou mais pessoas, uma delas assumir o comando dos movimentos para torn-los suaves e lentos, evitando-se que sejam bruscos e haja solavancos.

COMO TRANSPORTAR UM ACIDENTADO? Como em geral, no local do acidente, no temos condies de diagnstico preciso, devemos sempre transportar as vtimas sobre macas rgidas.Nunca podemos esquecer de reavaliar as condies vitais da vtima durante o transporte. O transporte pode ser feito por uma ou mais pessoas com as prprias mos ou, de preferncia por meio de macas ou padiolas. Se for necessrio levantar o acidentado antes de examin-lo, manter o corpo em linha reta e proteger a cabea. Ento, deve ser puxado para um lugar seguro onde possa ser usada a maca. Devemos adota o mtodo de uma, duas ou trs pessoas.

TRANSPORTE EM MACA

o nico transporte recomendado para vtimas com suspeita de fratura de crnio, coluna ou quadril.

O posicionamento da vtima sobre a maca rgida feito atravs de rolamento (90 graus), com o auxlio de no mnimo trs pessoas. As macas podem ser de dois tipos : rgidas longa e rgidas curta.

Palets ou camisas

Sacos de estopa, de aniagem ou de nylon tranados

Cintos, cordas ou tiras largas de tecido

Cobertores, toalhas ou colchas

COM UM SOCORRISTA Transporte de apoio

Transporte nas costas

Transporte nos braos

Transporte de arrasto

COM DOIS SOCORRISTAS Transporte de cadeirinha

Transporte pelas extremidades

Transporte por cadeira

Transporte em rede

Transporte no colo

COM TRS SOCORRISTAS


Sempre que houver suspeita de fratura no crnio, coluna ou no quadril, sero necessrios trs pessoas pelo menos para transportar a vtima. O transporte em maca o nico recomendado nesses casos e a maca deve ser dura e plana como as que so feitas com tbuas ou porta ( preferencialmente).

* Com 3 socorristas usando a maca

TRANSPORTE EM VECULOS

Deve-se forrar a padiola ou o paciente com palha ou colcho. Algum dever ir ao lado do paciente para evitar que ele mova-se. melhor usar caminho ou camioneta onde possa ir mais de uma pessoa. Cuidar para a vtima no sofrer desnveis. Em automveis comuns retirar ou dobrar o banco dianteiro e dobrar o banco traseiro. No deve-se interromper, sob nenhum pretexto, a respirao artificial ou a massagem cardaca, se estas forem necessrias. Nem durante o transporte, bem como a verificao dos sinais vitais.

REGISTRO E ANOTAES

Identidade da vtima. Nome das pessoas que a vtima gostaria que fossem notificadas. Descrio da ocorrncia. Medidas especiais de socorro de emergncia que foram tomadas. Qualquer doena ou incapacidade existentes antes do acidente ou da enfermidade que lhe tenha chegado ao conhecimento.

EM TODOS OS MOMENTOS, O SOCORRISTA DEVE SE LEMBRAR QUE EST PRESTANDO SOCORRO A UM SER HUMANO. ELE DEVER SER GIL, TRANQUILO, COMPETENTE E HUMANO!
Prof. Vanderlei Carraro

You might also like