You are on page 1of 70

Prof.

Fabrcio Ramos Ferreira Aula VII

11

Conjunto de aes envolvendo polticas pblicas, setor produtivo e comunidade visando o uso racional e sustentvel dos recursos ambientais. A gesto ambiental se define como um conjunto de aes necessrias implementao da poltica ambiental, ou para a manuteno de um capital ambiental suficiente para que a qualidade de vida das pessoas e o patrimnio natural sejam o mais elevados possvel, dentro de um complexo sistema de relaes econmicos e sociais, que condiciona esse objetivo.

Fonte: Bursztyn adaptado de Bursztyn, 1982


2

A gesto ambiental compreende, assim, o conjunto de atividades, meios e tcnicas, voltados a conservar os elementos dos ecossistemas e as relaes ecolgicas entre eles, especialmente quando existem alteraes causados pelo Homem.

Fonte: Fernadez Vtora, 1997


3

Ordenamento do territrio; Otimizao do uso dos recursos; Previso e preveno dos impactos ambientais; Monitoramento da capacidade de absoro dos meios receptores; Monitoramento do estoque de recursos ambientais;

Fonte: Bursztyn adpatado de Bursztyn, 1982


4

Incentivos produo e instalao de equipamentos e a criao ou absoro de tecnologia, voltadas para a melhoria da qualidade ambiental:
tem como finalidade incentivar a adoo de novos mtodos de produo, que contribuam para reduzir os impactos negativos provocados pela atividade produtiva no meio ambiente, melhorando, por sua vez, a qualidade ambiental.

Cadastro tcnico federal de atividades e instrumentos de defesa ambiental:


um registro obrigatrio de pessoas fsicas ou jurdicas que se dedicam consultoria tcnica sobre problemas ecolgicos e ambientais e indstria e comrcio de equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao controle de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras (inciso I, do art. 17, da Lei 6.938/1981, com a nova redao dada pela Lei 7.804, de 1989).

Fonte: F. Neta (2006)


5

Cadastro tcnico federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais:
tem como finalidade colocar sobre o controle e monitoramento do IBAMA, todas as pessoas fsicas ou jurdicas, que se dedicam a atividades potencialmente poluidoras e/ou extrao, produo, transporte e comercializao de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente, assim como de produtos e subprodutos da fauna e flora (Lei 6.938/81, alterada pela Lei 7.804/89).

Fonte: F. Neta (2006)


6

Sistema Nacional de Informaes sobre Meio Ambiente (SINIMA):

tem como objetivo sistematizar a informao necessria para apoiar a tomada de deciso na rea de meio ambiente, permitindo a rpida recuperao e atualizao, bem como o compartilhamento dos recursos informacionais e servios disponveis. 2001 transferncia do SINIMA para MMA:
base de dados sobre a fauna; dados sobre membros do MP, ONGs e biblioteca especializadas; aprovao da Lei 10.650/03 que dispe sobre o acesso pblico aos dados e informaes existentes nos rgos e entidades integrantes do Sisnama; Criao do Comit gestor;

Fonte: F. Neta (2006)

Garantia da prestao de informaes relativas ao meio ambiente:

esse instrumento obriga o Poder Pblico a produzir informaes relativas ao meio ambiente, de interesse da sociedade se estas no existirem.

A Garantia da prestao de informaes relativas ao meio ambiente, est prevista tambm:


Agenda 21 Declarao do Rio de Janeiro Constituio, o inciso XXXIII, do art. 5 Lei 10.650/03, que trata do direito de acesso a dados e informaes existentes nos rgos pblicos pela sociedade.

Fonte: F. Neta (2006)

Instituio do Relatrio de Qualidade do Meio Ambiente (RQMA):


tem como finalidade dotar o rgo ambiental federal de uma ferramenta de monitoria e acompanhamento da qualidade do meio ambiente no Pas e de planejamento de suas aes de interveno. O Relatrio, RQMA deve ser elaborado anualmente pelo IBAMA, enquanto agncia ambiental federal, e divulgado para toda a sociedade.

Fonte: F. Neta (2006)


9

Avaliao de Impacto Ambiental (AIA):


Conceito de AIA - segundo Monosowski (1991), a AIA estrutura uma poltica ambiental, baseada, por um lado no controle das fontes poluidoras e, por outro lado, em um processo de licenciamento de atividades que possa criar algum tipo de impacto.

Bursztyn (1994: 45), afirma que a AIA ...


Um instrumento de planejamento que permite associar as preocupaes ambientais s estratgias do desenvolvimento social e econmico e se constitui num importante meio de aplicao de uma poltica preventiva numa perspectiva de curto, mdio e longo prazos.

Fonte: F. Neta (2006)

10

A AIA permite planejar projetos no somente com base em critrios tcnicos e econmicos, mas tambm de acordo com outros imperativos que visam o desenvolvimento sustentvel.

Para Canter (1998) a AIA serve para a identificao e valorao dos impactos (efeitos) potenciais de projetos, planos, programas ou aes normativas relativas aos componentes fsico-qumicos, biticos, culturais e socioeconmicos do entorno.

Fonte: F. Neta (2006)


11

Snchez (1993), afirma que a AIA s pode ser considerada como um instrumento eficiente de poltica pblica quando ela desempenhar quatro diferentes papis que so complementares entre si. So eles:
instrumento de ajuda deciso; instrumento de concepo de planejamento; instrumento de negociao social, e; instrumento de gesto ambiental. projeto e

Fonte: F. Neta (2006)

12

A AIA, no Brasil, implementada em diversas etapas, das quais a mais importante refere-se elaborao de estudos ambientais; e o processo de tomada de deciso quanto concesso ou no de licena ambiental para a instalao de empreendimento ou projeto.

Fonte: F. Neta (2006)


13

Penalidades disciplinares ou compensatrias ao no-cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo da degradao ambiental:
tem por finalidade obrigar a adoo de medidas corretivas e/ou de recuperao, por aqueles que provocaram danos ambientais durante a instalao e funcionamento de atividades produtivas. Esse instrumento tem como base o princpio poluidor-pagador, em que imputado quele que causa dano ao meio ambiente a obrigatoriedade de reparao do dano.

14

Lei 6.938, de 1981, da PNMA prev penalidades nos artigos 4 e 14. Lei 7.347/85 - disciplina a Ao Civil Pblica prev sanes penais e administrativas para as infraes contra o meio ambiente. Lei 9.605/98 - Lei de Crimes Ambientais, ou Lei da Natureza - prev sanses penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Decreto 3.179/99 especifica as sanes aplicveis s condutas lesivas ao meio ambiente.

Fonte: F. Neta (2006)

15

Estabelecimento de padres de qualidade ambiental:


entende-se por padro de qualidade ambiental as condies limitantes da qualidade ambiental, muitas vezes expressas em termos numricos, usualmente estabelecidos por lei e sob jurisdio especfica, para a proteo da sade e do bemestar dos homens (FEAM, 1991).

Fonte: F. Neta (2006)


16

Existem, atualmente, diversos padres de qualidade ambiental estabelecidos, como:


balneabilidade das guas interiores e das praias; qualidade do ar estabelecem os limites de poluentes tolerveis no meio ambiente; qualidade da gua fixa, a partir de determinados parmetros, a qualidade que a gua deve ter para determinados usos; padres de efluentes (lquidos) definem quais os padres a serem obedecidos pelas atividades poluidoras para lanamento de seus efluentes no meio ambiente;

17

padres de emisso referem-se qualidade mxima de poluentes que permitida lanar no ar por uma nica fonte poluidora; padres de produto e de processo so limitaes de lanamentos de poluentes slidos, lquidos ou gasosos no ambiente, dados ou por unidade de produto ou a partir de processos industriais especficos; e, padres de desempenho so estabelecidos para um determinado poluente, que dever ser removido ou reduzido dos efluentes lanados no ambiente (FEEMA, 1991).

18

Criao de espaos territoriais, especialmente protegidos pelo Poder Pblico federal, estadual e municipal (ETEP)
a criao de reas protegidas ocorre por meio de ato administrativo normativo, que o Decreto, que deve ser baixado pelo chefe do executivo. A criao dessas reas deve ser precedida de consulta pblica a ser feita pelo rgo proponente

Zoneamento Ambiental (ZA)


tem como objetivo estabelecer zonas de uso restritivo nas reas urbanas e rurais, para fins de proteo do meio ambiente. O zoneamento , portanto, uma espcie de limitao imposta pela administrao pblica ao direito de propriedade privada, por meio de critrios de uso e ocupao do solo.

19

a FEEMA/RJ (1982), conceituou ZA como "a integrao sistemtica e interdisciplinar da anlise ambiental ao planejamento dos usos do solo, com o objetivo de definir a melhor gesto dos recursos ambientais identificados. Para Milar, Pereira e Coimbra (2005) o ZA se ocupa das bases de sustentao das atividades humanas que requisitam os espaos naturais de cunho social como so o solo, em geral, e os grandes biomas, em especial , para utilizao de seus recursos (de interesse coletivo) e o desenvolvimento das atividades econmicas.

20

Decreto 4.297/02 - zoneamento ambiental recebe a denominao de Zoneamento Estratgico Econmico (ZEE). O ZEE tem como objetivo [...] organizar, de forma vinculada, as decises dos agentes pblicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manuteno do capital e dos servios ambientais dos ecossistemas.

21

Licenciamento e a reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras adotado pela primeira vez no Pas, no estado de So Paulo (Lei Estadual 997/76) estabeleceu a obrigatoriedade de autorizao do rgo ambiental para instalao de fontes de poluio. Em mbito federal, o licenciamento ambiental foi institudo pela Lei 6.938/81.

22

Eficcia ambiental atingir os objetivos ambientais estabelecidos; Eficincia esttica atingir os objetivos com um custo mnimo para a sociedade; Eficincia dinmica incentivar permanentemente a reduo da poluio e a inovao tecnolgica; Flexibilidade permitir aos poluidores a escolha das tcnicas de reduo da poluio ou de estratgias de adaptao; Facilidade de implementao permitir alta taxa de aceitao e evitar transgresses.

Fonte: OCDE

23

Baixos custos de implementao; Integrao da poltica ambiental com as polticas setoriais ; Reduo mxima dos efeitos regressivos na distribuio de renda evitar efeitos sociais indesejveis; Conformidade com acordos internacionais e com as regras de comrcio internacional ; Aceitao poltica funo do custo, da facilidade de implementao, transparncia, participao social, etc.; Efeitos econmicos evitar efeitos negativos nos preos, na taxa de emprego e na taxa de crescimento.

Fonte: OCDE
24

Instabilidade Institucional
Males da descontinuidade das administraes; Falta de organismos de gesto fortalecidos.

Conflitos Institucionais
reas gerenciadas por outros rgos passaram a ter que dividir o espao institucional com a rea ambiental; falta de articulao intersetorial os problemas ambientais so complexos e envolvem mltiplos atores e instituies.

Fonte: Bursztyn
25

Coercitivos (comando e controle) apoiados em interdies, autorizaes, regulamentao das aes e atividades que causam problemas ambientais (ex: licenciamento);
Trata-se de todas as medidas de ordem institucional que visam a regulamentar os processos ou os produtos utilizados, a proibir emisso de certos poluentes, a controlar certas atividades impondo por exemplo, normas, autorizaes e interdies. Regulamentam processos e produtos; Probem ou limitam o lanamento de certos poluentes; Controlam certas atividades, por meio de normas e autorizaes.

Fonte: Larue,adaptado por Bursztyn.

26

NORMAS
De lanamento limitam a quantidade de lanamento de determinada carga poluente no meio ambiente; De processos e procedimentos obrigam a utilizao de tecnologias especficas, para reduzir emisses (ex: catalizadores); De produtos estabelecem caractersticas necessrias a certos produtos (ex: gs com odor de enxofre); De qualidade especificam as caractersticas dos meios receptores.

Fonte: Bursztyn.

27

No incita inovao tecnolgica na medida que j se tem uma tecnologia que atenda os objetivos de norma. Atinge todos os agentes da mesma maneira sem considerar as particularidades de cada um (2 poluidores tem custos de poluio diferentes impor uma norma de emisso nica custar coletivamente mais caro); Falta de um controle eficaz (falta de recursos e interesse das autoridades responsveis pelo controle ambiental; No so aceitos por aqueles que deveriam se submeter ao controle.

Fonte: Bursztyn
28

No atingem os objetivos propostos; Pode gerar clima de confrontao entre regulador e regulado; Pode favorecer a alguns grupos de interesse; Ausncia de incentivos aos atores sociais regulados; Tem implementao excessivamente morosa, demorada; A complexidade crescente dos problemas e nmeros elevado de atores envolvidos tornam a regulamentao de aplicao incerta.

Fonte: Bursztyn
29

Persuasivos apoiados principalmente na informao, formao, conhecimento cientfico e sua difuso (ex: educao ambiental); Incitativos (econmicos) apoiados principalmente em taxas e subvenes (ex: cobrana pelo uso da gua).

30

Tipos
Instrumentos econmicos baseados no mercado e em instrumentos econmicos especficos

Aplicaes
Incentivos diretos (impostos de contaminao); incentivos indiretos (impostos de produtos e subsdios a substitutos limpos); criao de mercados ambientais (mercado da gua, permisso de emisses comerciveis).

Instrumentos de regulamentao e normatizao (comando e controle)

Normas diretas sobre a qualidade ambiental ou emisses contaminantes; Regulao de processos, produtos, equipamentos e insumos.

Instrumentos de auto-regulao voluntrios dos setores produtivos

Acordos voluntrios do setor industrial; Normas e exigncias internas de controle ambiental

Planejamento e investimento pblico

Interveno direta com projetos, programas e planos de limpeza, depurao e eliminao de resduos; Mecanismos de vigilncia e coao direta; Procedimentos administrativos (ALA); Fomento do desenvolvimento tecnolgico e pesquisas

Fonte: Bursztyn.

31 31

Tipos

Aplicaes

Persuaso moral e co-responsabilidade social Conscientizao social, educao ambiental e consumo racional; Exortao ao consumo ecolgico, publicidade

Acordos de gesto global

Convnio mundiais (cpula da terra) Acordos internacionais especficos Ajustes estruturais Tipos de cmbio Poltica monetria Normas de trocas estrangeiras

Medidas econmicas e estruturais

Reforma dos direitos de propriedade

Propriedades de terras Contratos de arrendamentos Reformas setoriais

Fonte: Bursztyn.

32 32

33 33

Um estudo destinado a identificar e interpretar assim como prevenir as conseqncias ambientais ou os efeitos que determinados projetos ou aes podem causar sade e ao bem estar do homem e ao entorno, ou seja, os ecossistemas em que o homem vive e de que depende (BOLA, 1977) identificar, predizer e descrever, em termos apropriados, os prs e os contras (danos e benefcios) de uma proposta de desenvolvimento. Para ser til a avaliao deve ser comunicativa em termos compreensveis para a comunidade e os responsveis pela tomada de deciso. Os prs e contras devem ser identificados com base em critrios relevantes para os pases afetados (PNUMA, 1978)

Fonte: Bursztyn
34

FEEMA (1990) define AIA como um instrumento de poltica ambiental formado por um conjunto de procedimentos capaz de assegurar, desde o incio do processo, que se faa um exame sistemtico dos impactos ambientais de um ao posposta (projeto, programa, plano ou poltica) e de suas alternativas, e que os resultados sejam apresentados de forma adequada ao pblico e aos responsveis pela tomada de deciso, e por eles considerados. Alm disso, os procedimentos devem garantir a adoo das medidas de proteo do meio ambiente determinadas, no caso de deciso sobre a implantao do projeto. BURSTYN (1994) conceitua AIA como um instrumento de planejamento que permite associar as preocupaes ambientais s estratgias do desenvolvimento social e econmico e se constitui num importante meio de aplicao de uma poltica preventiva numa perspectiva de curto, mdio e longo prazos.

Fonte: Bursztyn
35

AIA no Brasil

Foi introduzida em 1980, pela Lei n 6.803, que dispe sobre as diretrizes bsicas para o zoneamento industrial nas reas crticas de poluio, onde passouse a exigir um estudo prvio de impacto ambiental para aprovao de zonas estritamente industriais (ZEIs), destinadas localizao de plos petroqumicos, cloroqumicos, carboqumicos e instalaes nucleares.
36

AIA no Brasil
Em 1981, atravs da Lei n 6938 (PNMA), a AIA passou a ser um instrumento da PNMA. Em 1983, o CONAMA recebe a competncia para fixar os critrios para o EIA. A Resoluo CONAMA n 001/86 estabeleceu as definies, responsabilidades, critrios bsicos e diretrizes gerais para a AIA, como um instrumento da PNMA

A Constituio de 1988, em seu art. 225 (caput, inc. IV, 1 imps ao poder pblico a incumbncia de exigir, (...) na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao ambiental, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade.
37

Identificar e estimular a importncia dos impactos de uma determinada interveno sobre os meios biolgicos, fsico e scio-econmicos; Apreciar as oportunidades de realizar o projeto considerando as vantagens e desvantagens tcnicas, econmicas-sociais e ambientais; No caso de deciso favorvel ao proposta, oferecer uma alternativa menos impactante (em termos tcnicos ou via medidas de interveno).

Fonte: Bursztyn
36

Objetivos da AIA
OBJETIVO DA AVALIAO: Considerar os impactos ambientais como um critrio de deciso

Instrumento de apoio ao processo decisrio. No a deciso!!! Promove acesso s informaes sobre o empreendimento

39

Servir de instrumento de considerao dos aspectos ambientais na concepo de projetos; Conhecer os ecossistemas antes da interveno; Constituir elemento do processo de deciso pblica; Viabilizar os canais de participao da populao.

Fonte: Bursztyn
37

Recursos humanos e financeiros das instituies Interpretao da Resoluo CONAMA n 001/86 e 237/97 Falta de dados ambientais Impactos secundrios, cumulativos e sinrgicos EIA: diagnsticos enciclopdicos e prognsticos sumrios Desconsiderao das alternativas

Falta de regulamentao das leis Falta de aplicao de AIA a polticas, planos e programas Ausncia de acompanhamento ps-licena Falta de procedimentos informatizados Pouca participao da sociedade Presses polticas e econmicas

Fonte: Bursztyn
38

Tipos

Contexto de Aplicao
Estado do meio ambiente e sua gesto em nvel nacional Gesto de empresas

Estudos e Estratgias

Avaliao Ambiental Estratgica


Avaliao de Impacto Ambiental Avaliao de Ciclo de Vida

Avaliao de programas, planos e polticas


Projetos e atividades Energia e materiais utilizados e lanados nos meios receptores desde a concepo de um produto at a sua eliminao Conformidade das operaes com as leis, programas ou polticas da empresa ou do Estado Atividade de planejamento de construo ou de modernizao no interior da empresa
Fonte: Bursztyn
39

Auditoria Ambiental

Avaliao Ambiental Interna

Estudo de Impacto Ambiental EIA/Rima Estudo de Viabilidade Ambiental EVA Projeto Bsico Ambiental PBA Plano de Controle Ambiental PCA Plano de Recuperao de reas Degradadas PRAD Relatrio de Avaliao Ambiental RAA Relatrio de Controle Ambiental RCA

40

Conceito de EIA o estudo das provveis modificaes nas caractersticas scio-econmicas e biofsicas que ocorrero no meio ambiente, a partir da introduo de obra, atividade ou empreendimento capaz de causar significativa degradao consiste em um conjunto de atividades cientficas e tcnicas de diagnstico, previso e medio dos impactos e definio de suas medidas mitigadoras (Geraldo Mario Rohde)
Previso Legal: CF art. 225, 1, IV Lei 6803/80 (art. 10, 3) Lei 6938/81 (art. 9, III) Dec. 99274/90 (art. 17, 1, 2 e 3) Resoluo CONAMA 1/86 e 9/87

41

Plano de Controle Ambiental (PCA) - foi estabelecido pela Resoluo Conama 009, de 1990, como prrequisito para obteno da Licena de Instalao (LI) para atividade de extrao mineral das classes I, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX. O PCA, de acordo com esta resoluo, dever conter os projetos executivos de minimizao dos impactos ambientais avaliados na fase anterior, da Licena Prvia (LP).

Fonte: F. Neta (2006)


42

Relatrio de Controle Ambiental (RCA) -estabelecido pela Resoluo Conama 010, de 1990, exigido para obteno de Licena Prvia (LP) para a instalao e funcionamento de atividades de extrao mineral da classe II, em substituio ao EIA/RIMA. Essa Resoluo do CONAMA deu uma opo a mais ao rgo ambiental em termos de estudos ambientais, que deve ser apresentado pelo empreendedor para obteno de licena ambiental.

Fonte: F. Neta (2006)


43

Plano de Recuperao de reas Degradadas (PRAD) um estudo ambiental contendo procedimentos que devero ser adotados pelo(s) responsvel(eis) por atividades de explorao mineral, tendo como finalidade restabelecer a cobertura vegetal nas reas degradadas. Ele deve ser entregue ao rgo licenciador, juntamente com o EIA/RIMA, conforme preconizado no Decreto 97.632, de 1989.

Fonte: F. Neta (2006)


44

Relatrio Ambiental Simplificado (RAS) exigido de empreendimentos eltricos com pequeno potencial de impacto ambiental. RAS - estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados localizao, instalao, operao e ampliao de uma atividade ou empreendimento, apresentados como subsdios para a concesso da licena prvia requerida, que conter, dentre outras, as informaes relativas ao diagnstico ambiental da regio de insero do empreendimento, sua caracterizao, a identificao dos impactos ambientais e das medidas de controle, de mitigao e de compensao. (art. 1, Res. Conama 279/01)

Fonte: F. Neta (2006)

45

Relatrio de Detalhamento dos Programas Ambientais (RDPA) - o documento que detalha todas as medidas mitigatrias e compensatrias e os programas ambientais propostos no RAS - Relatrio Ambiental Simplificado

Fonte: F. Neta (2006)


46

Estudo de Impacto Ambiental/Relatrio de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) - o nome dado a um tipo mais complexo de estudo ambiental e seu resumo executivo, cuja elaborao se baseia em diretrizes contidas em um Termo de Referncia, fornecido pelo rgo licenciador. No Brasil, os EIA/RIMA foram estabelecidos pela Resoluo Conama 001, de 1986.

Fonte: F. Neta (2006)


47

INSTRUMENTOS ECONMICOS DE GESTO AMBIENTAL

48

Tipos de instrumentos Econmicos:


I Tarifas sobre emisses II Tarifas sobre produtos III Sistema de Consignao IV Licenas Negociveis V Subsdios*

Fonte: OCDE, 1991

49

I Tarifas sobre emisses

Definio: so tarifas baseadas na quantidade de poluentes lanados nos meios receptores (ar, gua, solo) ou em casos de emisso de rudos. Pertinncia
gua forte (facilidade para medir os poluentes); Ar mdia (dificuldade para medir a poluio); Resduos fraca (complexidade dos fluxos dos resduos); Rudos forte (para avio) fraca (para automveis)

Contexto apropriado

Principalmente para fontes fixas Possibilidade para os poluidores de reduzir suas emisses e mudar seu comportamento Perspectivas de inovaes tecnolgicas

Fonte: OCDE, 1991

50

Factibilidade e custo razovel de avaliao das emisses; Vantagens:


Reduo dos custos de adequao s normas Efeito incitativo potencial Gerao de receitas

Desvantagens

Necessidade de avaliar sistematicamente os efeitos distributivos No caso de distribuio de recursos h necessidade de se estabelecer um sistema de alocao coerente.

Fonte: OCDE, 1991

51

II Tarifas sobre produtos

Definio: so tarifas estabelecidas sobre produtos nocivos ao meio ambiente (no processo produtivo, ou no consumo, ou na eliminao). Pertinncia gua mdio (quando se trata de fertilizantes e pesticidas); Ar forte (para combustveis e leo lubrificante); Resduos forte (para produtos que devem ser reciclados ou eliminados, como sacos plsticos, embalagens); Rudos mdio (para controle de rudos de motores) Contexto apropriado Produtos consumidos em quantidade e volumes importantes; Produtos facilmente identificveis; Existncia de produtos substitutos; Possibilidade de recorrer as estruturas administrativas e fiscais existentes; Forte elasticidade de demanda.

Fonte: OCDE, 1991

52

Vantagens

Desvantagens

Reduo no consumo de produtos degradadores do meio ambiente Promoo de produtos substitutos Gerao de receitas Facilidade de implementao

considerados

No aplicabilidade a produtos altamente txicos ( prefervel recorrer a interdio) Incidncia sobre o comrcio e a concorrncia Elasticidade fraca da demanda e tem poucas solues de mudanas Eventuais problemas administrativos.

Fonte: OCDE, 1991

53

III Sistema de Consignao

Definio: so taxas impostas a produtos potencialmente poluentes, reembolsveis quando da devoluo do produto nos sistema de recebimento, tratamento ou reciclagem Pertinncia gua fraca (poderia ser aplicados para recipientes de produtos que poluem a gua, como os pesticidas ou certos produtos como mercrio e cdmio nas pilhas); Ar mdio (para os produtos que contenham poluentes atmosfricos potenciais ou recipientes que poluem o ar na combusto, como o plstico); Resduos forte (para carcaa de automveis e recipientes de bebidas); Rudos no aplicado Contexto apropriado Problemas ambientais srios ligados eliminao dos produtos; Possibilidade e rentabilidade de reciclagem e de reutilizao (existncia de um mercado para os materiais reciclveis); Cooperao entre produtores, varejistas e consumidores; Custos administrativos reduzidos.

Fonte: OCDE, 1991

54

Vantagens

Desvantagens

Eliminao, reutilizao ou reciclagem apropriadas de produtos; Reduo eficaz do volume de resduos; Facilidade de implementao quando ligados aos sistemas de distribuio implantados; Facilidade de implementao. Risco de fraude (depsito em reas proibidas); Eventuais incidncias comerciais; Sistemas de distribuio eventualmente mal adaptados.

Fonte: OCDE, 1991

55

IV Licenas Negociveis

Definio: so autorizaes ou cotas de emisso atribudas por autoridades competentes que podem ser negociadas num contexto pr-determinado Pertinncia gua fraca (porque depende da localizao das fontes de poluio e do perodo do ano); Ar forte (cumprimento de padres de misses estabelecidos); Resduos fraca (em razo da estreita relao entre o impacto ambiental e o local de disposio de resduos); Rudos fraca (em razo da estreita relao entre o impacto das emisses sonoras e a localizao das fontes). Contexto apropriado Concentraes mximas de poluio no meio ambiente j fixadas e/ou atingidas; diferenas de custos marginais de adequao s normas entre os diferentes grupos regulamentados; nmero de fontes suficientemente elevado para permitir o bom funcionamento do mercado; sistema mais facilmente aplicado fontes fixas; Perspectivas de inovao tecnolgica.

Fonte: OCDE, 1991

56

Vantagens

Desvantagens

Compatibilidade entre o crescimento econmico e industrial numa determinada rea e a proteo ambiental; Reduo dos custos de adequao s normas. Aplicabilidade limitada quando mais de um produto est em questo, a no ser que se estabelea um ndice de equivalncia; Estudo criterioso para a atribuio inicial de licenas; Os objetivos iniciais devem ser definidos de maneira precisa e rigorosa; As regras e procedimentos de implantao e aplicao podem se revelar complexos.

Fonte: OCDE, 1991

57

De acordo com a International Standards Organization (ISO), o objetivo de um rtulo (selo) ecolgico consiste em encorajar a procura e oferta de produtos que causam menores presses no ambiente ao longo do seu ciclo de vida, atravs da comunicao de informao verificvel e fivel, no enganosa, acerca dos aspectos ambientais de produtos e servios (ISO 14020:1998).

58

Os sistemas de rotulagem ecolgica tm as seguintes caractersticas:


So instrumentos de atuao voluntria; Envolvem mecanismos de auditoria por terceiras partes; Resultam na rotulagem do produto; So baseados em critrios ambientais estabelecidos, disponveis ao pblico; So utilizados para identificar e promover produtos com caractersticas ambientais superiores.

59

60

61

Existem vrias formas de regulamentar a comercializao das permisses de emisso negociveis (ALMEIDA, 1997):

Poltica de compensao (offset policy) - em reas consideradas sujas (por exemplo aquelas onde a qualidade do ar no atende aos padres ambientais) admite-se a entrada de novas empresas poluidoras ou expanso das antigas desde que adquiram permisses de emisso negociveis de empresas j existentes na rea, compensando as novas emisses com redues ainda maiores nas fontes j existentes. Ou seja, em vez de impor uma lei de zoneamento rgida, barrando a expanso de atividades na rea, permite-se o ingresso de novas empresas, uma vez que a qualidade ambiental local no seja prejudicada, mas melhorada;
ALMEIDA, L. T. 1997. O Debate Internacional sobre Instrumentos de Poltica Ambiental e Questes para O Brasil. In: II Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica, So Paulo, p 3-21.

62

Poltica da bolha (bubble policy) - esta denominao devido ao fato de tratar mltiplos pontos de emisso (que lanam o mesmo poluente) de uma planta poluidora existente em determinada rea como se estivessem envoltos numa bolha. O que se controla o total de emisses de cada poluente (por exemplo dixido de enxofre) lanado pela bolha. Enquanto este total estiver abaixo do total permitido (que resulta da somatria dos padres de emisso de todos os pontos de descarga da bolha), alguns pontos de descarga podem no estar atingindo o padro fixado, mas so compensados por permisses de emisso negociveis de outros pontos mais limpos. Dessa forma, os poluidores tm liberdade para montar a combinao de pontos de descarga sujos e limpos que melhor lhes convier, desde que atendido o padro de emisso total da bolha. Esta mesma poltica tambm pode ser aplicada a bolhas multi-plantas, abrindo a possibilidade de comercializao de permisses de emisso negociveis entre diferentes poluidores;
ALMEIDA, L. T. 1997. O Debate Internacional sobre Instrumentos de Poltica Ambiental e Questes para O Brasil. In: II Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica, So Paulo, p 3-21.

63

Poltica de rede ou de emisso lquida (netting policy) permite a empresas j existentes, que queiram promover alguma reestruturao ou expanso, escapar dos controles mais rigorosos que incidem sobre novas fontes poluidoras, desde que o aumento lquido das emisses (podendo descontar as permisses de emisso negociveis obtidas em outros pontos da planta) seja compensado por uma reduo em outras partes da planta. Esta poltica propriamente mais alivia o agente poluidor de uma regulamentao do que exerce efeitos regulatrios;
ALMEIDA, L. T. 1997. O Debate Internacional sobre Instrumentos de Poltica Ambiental e Questes para o Brasil. In: II Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica, So Paulo, p 3-21.

64

Estoque de permisses (banking) - permite s empresas estocar permisses de emisso negociveis, para uso futuro, nas polticas de compensao (offset policy), polticas da bolha (bubble policy), poltica de rede ou de emisso lquida (netting policy) ou vend-los para terceiros.
ALMEIDA, L. T. 1997. O Debate Internacional sobre Instrumentos de Poltica Ambiental e Questes para o Brasil. In: II Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica, So Paulo, p 3-21.

65

Gerao de recursos financeiros Incentivos a inovao tecnolgica; Podem direcionar os impostos e taxas para atividades mais degradantes ambientalmente; Induzem os agentes econmicos melhoria ambiental atravs de incentivos econmicos;

Fonte: Bursztyn
67

A implementao dos instrumentos Econmicos levanta quatro questes fundamentais:


A concepo dos instrumentos; A aceitao poltica dos instrumentos; O efeito dos instrumentos econmicos sobre a distribuio de renda; Repercusso dos instrumentos econmicos no mercado internacional

68

You might also like