You are on page 1of 70

Disciplina de Polcia Comunitria

Francioni Jos Vieira Especialista em Polcia Comunitria

Policia Comunitria - PMSC

preciso deixar claro que Polcia Comunitria no tem o sentido de SSISTNCIA POLICIAL, mas sim o de PARTICIPAO SOCIAL.

Nessa condio entendemos, que todas as foras vivas da comunidade devem assumir um papel relevante na sua prpria segurana e nos servios ligados ao bem comum.

A noo de medo da polcia, erroneamente transmitida na educao e s vezes na mdia, ser revertida desde que, o policial se faa perceber por sua ao protetora amiga.

Trojanowicz (1994) faz uma definio clara do que Polcia Comunitria:

O POLICIAL, junto comunidade, alm de garantir segurana, dever exercer funo didtico-pedaggica, visando a orientar na educao e no sentido da solidariedade social;

Trojanowicz (1994)17 faz uma definio clara do que Polcia Comunitria: uma filosofia e estratgia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a populao e a polcia. Baseia-se na premissa de que tanto a polcia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens fsicas e morais, e em geral a decadncia do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na rea.

Na prtica Polcia Comunitria (como filosofia de trabalho) difere do Policiamento Comunitrio (ao de policiar junto a comunidade). Aquela deve ser interpretada como filosofia organizacional indistinta a todos os rgos de Policia, esta pertinente s aes efetivas com a comunidade.

O Policiamento Comunitrio, portanto, uma filosofia de patrulhamento personalizado de servio completo, onde o mesmo policial trabalha na mesma rea, agindo numa parceria preventiva com os cidados, para identificar e resolver problemas.

Robert Trojanowicz no livro Policiamento Comunitrio: mostrar as interpretaes errneas sobre o que no Policiamento Comunitrio

a. Policiamento Comunitrio no uma ttica, nem um programa e nem uma tcnica no um esforo limitado para ser tentado e depois abandonado, e sim um novo modo de oferecer o servio policial comunidade;

b. Policiamento Comunitrio no apenas relaes pblicas. c. Policiamento Comunitrio no antitecnologia.

d. Policiamento Comunitrio no condescendente com o Crime.

e. Policiamento Comunitrio no espalhafatoso e nem camisa 10 f. Policiamento Comunitrio no paternalista

g. Policiamento Comunitrio no uma modalidade ou uma ao especializada isolada dentro da Instituio.

h. Policiamento Comunitrio no uma Perfumaria. i. Policiamento Comunitrio no pode ser um enfoque de cima para baixo.

j. Policiamento Comunitrio no uma frmula mgica ou panacia. (CURA) k. O Policiamento Comunitrio no deve favorecer ricos e poderosos.

l. Policiamento Comunitrio no uma simples edificao.

m. Policiamento Comunitrio no pode ser interpretado como um instrumento poltico-partidrio mas uma estratgia da Corporao. n. A natureza do policial sempre foi comunitria.

10. OS DEZ PRINCPIOS DA POLCIA COMUNITRIA

1. Filosofia e Estratgia Organizacional A base desta filosofia a comunidade. Para direcionar seus esforos, a Polcia, ao invs de buscar idias pr-concebidas, deve buscar, junto s comunidades, os anseios e as preocupaes das mesmas, a fim de traduzi-los em procedimentos de segurana;

2. Comprometimento da Organizao com a concesso de poder Comunidade - Dentro da comunidade, os cidado devem participar, como plenos parceiros da polcia, dos direitos e das responsabilidades envolvidas na identificao, priorizao e soluo dos problemas;

3. Policiamento Descentralizado e Personalizado - necessrio um policial plenamente envolvido com a comunidade, conhecido pela mesma e conhecedor de suas realidades;

4. Resoluo Preventiva de Problemas a curto e a longo prazo - A idia que o policial no seja acionado pelo rdio, mas que se antecipe ocorrncia. Com isso, o nmero de chamadas do COPOM deve diminuir;

5. tica, Legalidade, Responsabilidade e Confiana - O Policiamento Comunitrio pressupe um novo contrato entre a polcia e os cidados aos quais ela atende, com base no rigor do respeito tica policial, da legalidade dos procedimentos, da responsabilidade e da confiana mtua que devem existir;

6. Extenso do Mandato Policial - Cada policial passa a atuar como um chefe de polcia local, com autonomia e liberdade para tomar iniciativa, dentro de parmetros rgidos de responsabilidade. O propsito, para que o Policial Comunitrio possua o poder, perguntar-se:

Isto est correto para a comunidade? Isto est correto para a segurana da minha regio? Isto tico e legal? Isto algo que estou disposto a me responsabilizar? Isto condizente com os valores da Corporao?

Se a resposta for Sim a todas essas perguntas, Faa-o!

7. Ajuda s pessoas com Necessidades Especficas - Valorizar as vidas de pessoas mais vulnerveis: jovens, idosos, minorias, pobres, deficientes, sem teto, etc. Isso deve ser um compromisso inalienvel do Policial Comunitrio;

8. Criatividade e apoio bsico - Ter confiana nas pessoas que esto na linha de frente da atuao policial, confiar no seu discernimento, sabedoria, experincia e sobretudo na formao que recebeu. Isso propiciar abordagens mais criativas para os problemas contemporneos da comunidade;

9. Mudana interna - O Policiamento Comunitrio exige uma abordagem plenamente integrada, envolvendo toda a organizao.
fundamental a reciclagem de seus cursos e respectivos currculos, bem como de todos os seus quadros de pessoal.

uma mudana que se projeta para 10 ou 15 anos;

10. Construo do Futuro - Deve-se oferecer comunidade um servio policial descentralizado e personalizado, com endereo certo. A ordem no deve ser imposta de fora para dentro, mas as pessoas devem ser encorajadas a pensar na polcia como um recurso a ser utilizado para ajudlas a resolver problemas atuais de sua comunidade.

ORIGEM TERMO POLICIA


Mas, de onde vem o termo polcia? A palavra polcia surge na antiga Grcia, como politeia, juntamente com o conceito de polis, que eram as cidades-estados gregas. O termo politeia designava a organizao poltico-administrativa da polis e significava o controle sobre a produo, sobre as relaes comerciais, sobre os comportamentos e sobre o progresso da polis. Ento, politeia dizia respeito ao sistema de governo vigente, ou seja, administrao pblica.

Poder de Polcia
O conceito de Poder de Polcia no est definido na Constituio ou nos cdigos Penal e Civil. O conceito de Poder de Polcia est descrito no Cdigo Tributrio Nacional, em seu art. 78:

Conceito
Art. 78. Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

No confunda Poder de Polcia com o poder da polcia. O poder da polcia est definido na Constituio Federal e nas demais legislaes sobre o tema. A polcia, como instituio pblica, pode fazer somente aquilo que a lei permite e esse constitui o seu poder.

Poucos so os relatos histricos que fazem meno s instituies policiais ou organizaes com esse fim. Um desses poucos relatos, que remonta a antigos escritos egpcios e hebreus, encontrado na obra de Le Clre ( Marcineiro e Pacheco (2005, p. 23):
(...) em cada tribo hebria, eram designados Intendentes de Polcia SARPAKALEK para policiarem os sditos e os vveres, e que a cidade de Jerusalm, para que o policiamento fosse mais eficiente, foi dividido (sic) em quatro setores-quarteires. Um dos primeiros faras do Egito Mens promulgou um cdigo em que seus sditos deveriam se cadastrar (recenseamento), e para tanto deveriam procurar os magistrados (com funes policiais), e finalmente instituiu a pena de morte para quem vivia do comrcio ilcito.

Surgimento Polcia Profissionalizada


Mas o surgimento da polcia como instituio profissionalizada especialmente designada para manter a ordem e a paz social vai ocorrer somente no sculo XIX, na Inglaterra. Em 1829, sir Robert Peel, ento Ministro do Interior da Inglaterra, props a criao de uma instituio formada por civis pagos com o errio pblico para promover a segurana em Londres, cujos problemas de segurana estavam ficando fora de controle em razo da pobreza e da misria provocados pelo impacto da Revoluo Industrial (Miller e Ress, 2002, p.

Foi criada assim a Metropolitan Police of London [Polcia Metropolitana de Londres]

fundada em alguns princpios bsicos, os quais, apesar do tempo em que foram criados, parecem bastante atuais:

A polcia deve ser estvel, eficaz e organizada militarmente, debaixo do controle do governo; A misso bsica para a polcia existir prevenir o crime e a desordem; A capacidade da polcia realizar suas obrigaes depende da aprovao pblica de suas aes; A polcia necessita realizar segurana com o desejo e cooperao da comunidade, na observncia da lei, para ser capaz de realizar seu trabalho com confiana e respeito do pblico; O nvel de cooperao do pblico para desenvolver a segurana pode contribuir na diminuio proporcional do uso da fora;

Uso da fora pela polcia necessria para manuteno da segurana, devendo agir em obedincia lei, para a restaurao da ordem, e s us-la quando a persuaso, conselho e advertncia forem insuficientes; A polcia visa preservao da ordem pblica em benefcio do bem comum, fornecendo informaes opinio pblica e demonstrando ser imparcial no cumprimento da lei; A polcia sempre agir com cuidado e jamais demonstrar que se usurpa do poder para fazer justia;

O teste da eficincia da polcia ser pela ausncia do crime e da desordem, e no pela capacidade de fora de reprimir esses problemas; A Polcia deve esforar-se para manter constantemente com o povo, um relacionamento que d realidade tradio de que a polcia o povo e o povo a polcia (Marcineiro e Pacheco, 2005, p. 25-26).

1) Modelo Latino um modelo que teve origem na Frana,

Uma Polcia Militar e de outra polcia de carter civil, a Police Nationale [Polcia Nacional].

2) Modelo Anglo-saxo um modelo predominante nos pases de lngua inglesa, onde a polcia geralmente vinculada ao municpio, apesar de existirem instituies policiais federais.

3) Modelo oriental: um modelo comum na sia, caracterizado pela existncia de uma nica agncia nacional de polcia, com atuao no ciclo completo.

1) Ideologia militarista: a ideologia tpica das polcias onde o regime de governo ditatorial ou onde haja uma relao prxima dessas instituies com as foras armadas (Marcineiro e Pacheco, 2005).

2) Ideologia Reativa: Segundo essa ideologia, a atuao policial focada na represso rpida e eficaz aos fatos geradores de quebra da ordem pblica.

3) Ideologia Preventiva: baseada na atuao policial antes da quebra da ordem. O foco de atuao dirigido mais s aes preventivas capazes de evitar a ocorrncia do delito do que no tempo levado para o atendimento s chamadas. A diferena bsica entre a ideologia reativa e a ideologia preventiva est no papel do policial como agente promotor da segurana.

Na ideologia reativa o policial apenas um aplicador da lei.

Enquanto que na ideologia preventiva o policial um catalisador dos anseios e expectativas da comunidade com relao ao papel da polcia e a atuao no se d unicamente aps a ocorrncia do delito, mas principalmente antes de ele acontecer. Isso obriga uma maior aproximao com a comunidade a que serve.

DIFERENAS ENTRE POLCIA COMUNITRIA E POLCIA TRADICIONAL

O modelo de atuao comunitrio e o modelo de atuao tradicional guardam algumas diferenas entre si, as quais so fundamentais para que possamos compreender a noo da dimenso de polcia comunitria e sua maior amplitude em relao ao modelo reativo tradicional.

Cerqueira (2001, p. 132-133) aponta algumas caractersticas do modelo de polcia tradicional, que ele chama de modelo de combate ao criminoso e a polcia comunitria, onde observamos as principais diferenas entre ambos:

Modelo de combate ao criminoso: 1. Fonte de autoridade: a lei e o profissionalismo. Os profissionais da polcia tm como objetivo principal a imposio das leis. 2. Funo: a principal funo da polcia o controle do crime. 3. Planejamento organizacional: centralizado; adotam as prescries do modelo clssico.

4. Demandas: atender s demandas dos cidados atravs da central de operaes. Todas as chamadas devem ser prontamente atendidas. 5. Relacionamento com o ambiente: impera um relacionamento imparcial, neutro e distante com os cidados. tpico do modelo burocrtico; exige uma atitude profissional orientada para a resoluo dos crimes, impessoal e pouco atenta aos aspectos emocionais da vtima ao conflito humano subjacente nos crimes. 6. Ttica e tecnologia: policiamento ostensivo preventivo pronto para atender s chamadas da central de operaes. 7. Medio de resultados: dados sobre a priso de criminosos e do controle do crime.

Segundo esse modelo, a responsabilidade pela reduo dos crimes da polcia, e essa responsabilidade no diluda com a comunidade. A polcia uma organizao fechada, burocrtica e centralizada e os policiais agentes operadores da lei. Represso rpida a palavra de ordem.

Modelo de polcia comunitria:


1. Fonte de autoridade: alm da lei e do profissionalismo, acrescenta o aspecto poltico, particularmente o referente ao apoio comunitrio. 2. Funo: prioriza a preveno do crime atravs da metodologia da resoluo de problemas; no abandona o controle do crime. 3. Planejamento organizacional: utiliza estratgias descentralizadas, foras-tarefa ou modelo matricial e outras tcnicas advindas das concepes modernas da administrao. 4. Relacionamento com o ambiente: consultas populao; ateno s preocupaes da comunidade sem desprezar os valores da lei e do profissionalismo.

5. Demandas: so as oriundas da anlise dos problemas que afetam as comunidades. 6. tticas e tecnologia: policiamento ostensivo a p, soluo de problemas e outras que possam servir de soluo para a preveno do crime. 7. Resultados: qualidade de vida e satisfao dos cidados.

Para o modelo de polcia comunitria a responsabilidade sobre as questes de segurana pblica, bem como pelas estratgias a serem adotadas para a reduo do crime dividida com a comunidade, que passa a ser vista como parceira. Neste modelo a polcia uma instituio aberta, descentralizada e os policiais so agentes operadores da qualidade de vida. Interao e discusso para a busca de alternativas so as palavras de ordem.

3.1 Conceito de polcia comunitria


Trojanowicz e Bucqueroux (1994, p. 4-5), fazem uma definio do que seja policiamento comunitrio. uma filosofia e estratgia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a populao e a polcia. Baseia-se na premissa de que tanto a polcia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens fsicas e morais, e em geral a decadncia do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na rea.

Esse conceito traz duas dimenses diferentes: a filosofia e a estratgia organizacional. No campo da filosofia, representa uma nova maneira de pensar e a essa dimenso chamamos de Polcia Comunitria. J no campo da estratgia organizacional representa uma nova maneira de agir. Na prtica, Polcia Comunitria como filosofia difere de Policiamento Comunitrio, que constitui uma ao, uma atividade executada por uma polcia comunitria.

Uma a nova maneira de pensar (dimenso filosfica) e outra a nova maneira de agir (dimenso estratgica). A idia central da Polcia Comunitria fundamenta-se na possibilidade de proporcionar uma aproximao dos policiais de com a comunidade onde atuam e dessa forma prover um trabalho mais personalizado e eficaz.

De acordo com Dias Neto (2003, p. 30):


O policiamento comunitrio expressa uma filosofia operacional orientada diviso de responsabilidades entre polcia e cidado no planejamento e na implementao das polticas pblicas de segurana. O conceito revela a conscincia de que a construo de uma relao slida e construo de uma relao slida e construtiva com a sociedade pressupe um empenho da polcia em adequar as suas estratgias e prioridades s expectativas e necessidades locais.

Qual a importncia da organizao comunitria para a segurana pblica?


O processo de integrao e organizao dos indivduos constitui, assim, uma grande ferramenta de controle social J uma uma comunidade desorganizada e que no compartilha valores sociais comuns (regras de convivncia, tica e solidariedade, por exemplo) estar mais propensa a sofrer maior incidncia de delitos e gerar comportamentos inaceitveis do ponto de vista social, voc concorda?

Os Conselhos Comunitrios de Segurana CONSEG


O artigo 144 da Constituio Federal menciona que
a segurana pblica dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.

Consegs objetiva estreitar os laos de entendimento e cooperao entre as vrias lideranas locais.

Cada CONSEG define suas prioridades, conforme definies em reunies, porm existem alguns objetivos comuns que devero ser observados nas reunies. Veja, por exemplo:

Aproximar e integrar mais a polcia e a populao, Planejar a ao comunitria e avaliar os resultados. Encaminhar coletivamente as denncias Levar diretamente autoridade superior as reivindicaes e as queixas da comunidade Auxiliar no combate s causas da violncia e da criminalidade Desenvolver campanhas educativas visando orientar a populao

Estrutura dos CONSEG e parcerias De acordo com Trojanowicz e Bucqueroux (1994), o CONSEG pode reunir o grupo chamado de os seis grandes. So eles: 1) Polcias locais 2) A comunidade 3) Autoridades cvicas eleitas 4) A comunidade de Negcios 5) Outras instituies 6) A mdia

De que forma os parceiros do CONSEG podem ajudar?

ESTRUTURA DO CONSEG

necessrio ser reconhecido pela Secretaria Estadual de Segurana Pblica e Defesa do Cidado, atravs da Coordenao Estadual dos CONSEG.

ESTRUTURA DO CONSEG
1. Presidente 2. Vice-presidente 3. Primeiro(a) Secretrio(a) 4. Segundo(a) Secretrio(a) 5. Diretoria Social e de Assuntos Comunitrios 6. Diretoria de Assuntos Antidrogas 7. Comisso de tica e Disciplina

8. Membros Natos
8. Membros Natos Membros Natos so considerados os policiais civis e militares que compem a diretoria e nomeados quando da formao desta. O ideal que sejam os policiais que atuam na rea de abrangncia do CONSEG, pois conhecem a realidade da comunidade. Em caso de impedimento dos Membros Natos em participarem de qualquer reunio, estes devero nomear substitutos que possam comparecer. dever dos Membros Natos levar ao conhecimento de seus superiores os anseios da comunidade, as medidas que esto sendo adotadas para resoluo dos problemas identificados e quais as parcerias participantes do projeto

9. Tesoureiro 10. Conselho Fiscal 11. Outras funes

Atribuies dos membros natos


1 - Representar a Secretaria de Estado da Segurana Pblica e a respectiva instituio policial no CONSEG 2 - Identificar e convidar as foras vivas da comunidade para a implantao ou reativao do Conselho, indicando uma diretoria para exercer o primeiro mandato que ser provisrio, haja vista que a primeira diretoria no eleita pela comunidade e permanece no mximo um ano ( artigo 6).

Ouvir a comunidade, Incentivar ou promover palestras e encontros, objetivando orientao e qualificao tcnica dos membros dos CONSEG,
Encaminhar aos superiores hierrquicos (delegado ou comandante local) cpias das Atas de reunio do CONSEG para o acompanhamento de suas atividades, bem como para a sede da Coordenadoria Estadual de Polcia comunitria.

Certificar-se dos bons antecedentes de quem pleiteie tornar-se membro efetivo do respectivo CONSEG, nos termos do art. 28, IV do Regulamento dos Conselhos Comunitrios.

Informar Comisso de tica sobre candidato a cargo eletivo no CONSEG, cuja vida pregressa no o recomende para concorrer ao exerccio do cargo pretendido, nos termos das Sees VII e VIII do Regulamento dos Conselhos Comunitrios de Segurana.

Assessorar o 1 secretrio na elaborao da ata, caso seja necessrio, mas nunca exercer uma funo na diretoria. Participar das reunies ordinrias, reunies de diretoria e demais realizadas pelo CONSEG. Na impossibilidade, mandar um outro policial para represent-lo.

Caso o CONSEG possua urnas de madeira para coletas de denncias, responsabilizar-se pela abertura das referidas urnas juntamente com o presidente. Selecionar as denncias restritas polcia e levar as demais para reunio da diretoria.
Ter um livro de registro das urnas contendo a data de abertura, local, n de bilhetes contidos e o destino dos mesmos.

Responsabilizar-se por preencher o Termo de Adeso ao Servio Voluntrio de cada membro da diretoria e membros efetivos e t-los guardado em arquivo prprio na delegacia ou sede da OPM. 24 Recolher os botons de membros da diretoria quando se desligarem da mesma. 25 Entregar os botons aos novos membros da diretoria, designado ou eleitos em ato solene, durante a reunio ordinria ou reunio solene.

Ter conhecimento do Estatuto e Regulamento dos CONSEG atravs da leitura dos mesmos (leitura obrigatria).

RESOLUO DE PROBLEMAS

Importante: A tarefa bsica do CONSEG consiste em:


1 Identificar; 2 Priorizar; 3 Resolver problemas

Lembre-se dos passos:


Levantamento Qual o problema? O qu? e Onde?
Anlise - Como acontece? Quem produz o problema? Quem ou o que o alvo? O que fazer? Quem so os parceiros? O que devem fazer e como fazer? Quando e quanto fazer? Quanto custa? Resposta Fazer. Est sendo feito? Est surtindo efeito? Se no est, o que deve ser corrigido? Anlise Todos fizeram? O resultado esperado foi alcanado?

You might also like