You are on page 1of 27

SADE OCUPACIONAL

Noes Gerais

A organizao Mundial de Sade (OMS), no prembulo da sua Constituio, conceitua sade como o estado de completo bem estar fsico, mental e social, e no apenas ausncia de doena.

A lei 8080/90, corrobora com a Constituio de 1988, quando aduz que:


A sade tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentao, a moradia, o saneamento bsico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educao, o transporte, o lazer e o acesso a bens e servios essenciais.

Examinando a definio formulada pela OMS, pode-se verificar que a mesma consegue demonstrar de maneira satisfatria que a compreenso da sade humana perpassa pela anlise em conjunto dos aspectos fisiolgicos e sociais, retirando-se, por conseguinte, a viso limitativa da vinculao da sade simples ausncia de doena. Deve-se, por tanto, entender que a sade do trabalhador, como cidado, tambm engloba a juno dos aspectos fsicos, mentais e sociais.
Destaca-se que o labor, como elemento de transformao social, encontra-se inserido em todos os momentos da vida do homem, representando fator incisivo de influncia na sade do ser humano, o que inclusive impulsionou a criao da 2 sade ocupacional como campo especfico na rea mdica.

Neste aspecto, Silvia Meireles Bellusci ressalta que um comit formado pela
Organizao Internacional do Trabalho (OIT) e da Organizao Mundial da Sade (OMS) definiu como objetivos para a sade ocupacional os seguintes itens:

Promoo e manuteno do mais auto grau do bem estar fsico, mental e social dos

trabalhadores de todas as ocupaes;

Preveno de deteriorao da sade dos trabalhadores causada pelas condies de trabalho;

Proteo aos trabalhadores em seus empregos contra os riscos de fatores ou agentes prejudiciais sade;

Colocao e manuteno do trabalhador em emprego adequado s suas aptides fsicas e psicolgicas.

Casimiro Pereira Jnior comenta que a sade dos trabalhadores um campo especfico da rea da Sade Pblica que procura atuar atravs de procedimentos prprios com a finalidade de promover e proteger a sade das pessoas envolvidas no exerccio do trabalho.
3

A sade ocupacional, ento, como ramo especfico da sade pblica, objetiva proporcionar aos trabalhadores melhores condies de sade por meio da preveno de patologias (fsicas e mentais) e acidentes do trabalho, de modo a promover a satisfao do trabalhador, o melhoramento da produtividade do empreendimento econmico e o aperfeioamento das relaes sociolaborais. Casimiro Pereira Jnior preleciona que a efetiva preservao da sade dos trabalhadores depende de trs pontos bsicos: O Legal, o Educacional e o Tcnico.

O legal representado pela existncia de leis fortes que obriguem aos empresrios o cumprimento das normas de segurana e sade no trabalho. So os detentores dos empreendimentos os responsveis legais por ambientes e procedimentos de trabalho seguro.
O educacional manifestado pela conscientizao dos empregadores para controle dos riscos no ambiente e no modo de produo. Assim como, pela efetiva instruo dos trabalhadores quanto aos riscos existentes no trabalho e sua preveno. Ao tcnico cabe a aplicao de conhecimentos de Engenharia e do comportamento humano para obteno de trabalhos seguros. Uso de tecnologia adequada desde o projeto de ambientes e equipamentos na execuo da 4 produo so fatores determinantes para a obteno de condies favorveis segurana e a sade dos trabalhadores.

Os avanos cientficos, em especial nas reas de informtica e telecomunicaes, vm possibilitando grandes mudanas no estilo de trabalho, com a crescente utilizao da atividade mental (aumento das posturas tensas e fixas) e com a reduo do esforo fsico (diminuio das atividades musculares de manuseio de materiais), de modo a propiciar ao trabalhador novas formas de afetao da sade que ocorrem em razo do aumento da ansiedade, irritao, angstia, frustrao, depresso, dentre outras, podem evoluir para uma psicopatologia. Sebastio Geraldo de Oliveira comenta que a fora de trabalho exigida do operrio est se deslocando rapidamente dos braos para o crebro, especialmente com o ritmo acentuado da informatizao. Essa alterao est implicando na diminuio efetiva da fadiga fsica, porm desencadeando um aumento acentuado da fadiga psquica, cuja recuperao muito mais lenta e complexa. Ademais, o trabalhador dirigi-se para a empresa , carregando toda a carga de apreenses da sociedade moderna em que est inserido, cujos problemas de moradia, segurana, trnsito, alm dos aspectos familiares, so fatores adicionais que completam as agresses psicossociais.

Nos ltimos seis anos, o nmero de afastamentos por transtornos mentais e do comportamento subiu em quase 2.000%. Considerado um dos grandes males do sculo XXI, o estresse um transtorno que acomete milhes de trabalhadores em todo mundo. Falta de segurana, jornadas estendidas, prazos exguos, presso por metas e/ou produtividade, falta de gesto por parte de chefias esto entre as principais causas de estresse no trabalho. Em decorrncia disto tm-se trabalhadores exaustos, deprimidos, agressivos, com baixa produtividade, desmotivados, entre tantas outras consequncias. Um quadro preocupante para quem trabalha e um desafio para a rea de Sade e Segurana do Trabalho. O estresse, por si s, no considerado uma doena relacionada ao trabalho. Somente a Sndrome de Burnout integra o rol dos transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho. A sensao de estar acabado( Sndrome de Burnout ou Sndrome de Esgotamento Profissional) um tipo de resposta prolongada a estressores emocionais e interpessoais crnicos no trabalho. Tem sido descrita como resultante da vivncia profissional em um contexto de relaes sociais complexas, envolvendo a representao que a pessoas tem de si e dos outros.
6

Burnout o termo utilizado hoje na literatura de lngua inglesa para o quadro bem conhecido de esgotamento fsico-mental ou estafa, que geralmente acomete quem vive estresse prolongado. Nesse quadro de esgotamento, a capacidade produtiva da pessoa cai enormemente, praticamente chegando zero. So casos que vm com grande componente emocional, pois muito do nosso sentido de valor est relacionado a nossa capacidade produtiva; e quando o indivduo se d conta de que sua capacidade produtiva est baixssima, isso costuma vir acompanhado de crises de angstia e perodos de depresso. No Brasil, um levantamento preliminar dos dados do Ministrio da Previdncia Social (MPAS) de 2011 apontou 11.440 concesses de benefcios por transtornos mentais e comportamentais computados at o ms de novembro. O crescimento dos nmeros impressiona . Em 2006, por exemplo, esses afastamentos correspondiam a 0,43 % do total de benefcios concedidos. J em 20011, representaram 3,85% do total de concesses. Esse aumento representa um crescimento de 1.769%. Ou seja, dados significativos que apontam para uma realidade cada vez mais estressante nos ambientes de trabalho. Embora esse crescimento se deva muito nova lei do NTEP Nexo Tcnico Epidemiolgico Previdencirio, especialistas afirmam que o aumento dos nveis de estresse nas empresas real e, alm disso, no atinge somente nveis gerenciais, mas tambm e principalmente aqueles que executam as tarefas.
7

As concesses de auxlio doena acidentrio para casos de transtornos mentais e comportamentais cresceram 19,6% no primeiro semestre de 2011 em relao ao mesmo perodo de 2010. Esse aumento foi quatro vezes o nmero total de novos afastamentos concedidos pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Nenhum outro grupo de doena provocou crescimento to alto na quantidade de benefcios de auxlio-doena concedidos entre janeiro e junho de 2011. Os afastamentos provocados por casos de transtornos mentais e comportamentais, por exemplo, saltaram de 612 em 2006 para 13.478 em 2009.

Outro aspecto que deve ser considerado atualmente pela sade ocupacional a questo referente incidncia da patologia do trabalho em razo da falta de ocupao profissional (desemprego). No Brasil, as estatsticas demonstram que as taxas de desemprego nas diversas regies metropolitanas atingem nmeros expressivos da populao economicamente ativa. Casimiro Pereira Jnior comenta que nos pases de primeiro mundo, a introduo das tcnicas de automao microeletrnica levaram a uma maior racionalizao, aumentando o nmero de desempregados. Esses trabalhadores (apesar de receberem o seguro desemprego) passam a ser mais desconsiderados pela comunidade e famlia, levando a um aumento das tenses psquicas com o incremento das doenas cardiovasculares e osteoarticulares; maior consumo de lcool e drogas e maior incidncia de suicdios, o que tem reduzido a expectativa de vida dos desempregados de maneira drstica.

Casimiro Pereira Jnior comenta ainda que esse quadro levou a OMS e a OIT a se preocuparem e a implementarem programas de estmulo a pesquisas a respeito da chamada doena dos desempregados. Por outro lado, a existncia de um maior nmero de desempregados afeta o ambiente das fbricas, alterando a conduta dos que tm emprego. H uma presso sobre os ganhos salariais; elevando o exerccio de atividades com mais risco e a uma ansiedade para manuteno do posto de trabalho, na busca de mais eficincia. Assim, para se entender e intervir sobre a sade dos trabalhadores no momento atual, torna-se necessrio combinar distintas abordagens e enfoques que consideram o processo de reestruturao produtiva na globalizao da economia; as mudanas urbanas; as transformaes organizacionais do trabalho; os fatores de risco industriais e os aspectos da sade psicofsica do trabalhador.

10

Elizabeth Costa da Silva sintetiza da seguinte forma as caractersticas bsicas bsicas da sade ocupacional:

A busca da compreenso das relaes (de nexo) entre o trabalho, a sade e a doena dos trabalhadores, para fins de promoo e preveno da sade e da assistncia, incluindo o diagnstico, o tratamento e a reabilitao;

A nfase na necessidade/possibilidade de mudana dos processos de trabalho em direo humanizao do trabalho;


A participao dos trabalhadores enquanto sujeitos de sua vida e sua sade, capazes de contribuir para o melhor conhecimento das relaes sade e trabalho, dos efeitos negativos do trabalho sobre as suas condies de sade doena e de intervir politicamente para transformar esta realidade; A articulao com as questes ambientais, no entendimento de que na origem de uma grande parcela dos problemas ambientais da degradao da vida e do meio ambiente esto os mesmos processos de trabalho geradores de doenas para os trabalhadores.
11

Com base nesta viso multicausal das anomalias que afetam o

trabalhador contemporneo, constata-se que a sade ocupacional no


Brasil deve adaptar-se nova realidade das relaes laborais, de modo a passar a considerar as agresses sade do trabalhador nos aspectos fsicos, mentais e sociais, bem como deve integrar-se na ao dos trabalhadores, dos empregadores, do Estado e da sociedade civil em prol do aperfeioamento dos meios de produo, que, em suma, engloba a criao de oportunidades de trabalho a todo cidado

interessado, a aplicao de conhecimentos tcnicos com o objetivo de


exaurir e/ou diminuir os riscos nos processos de trabalho, a manuteno do meio ambiente do trabalho equilibrado e a garantia da qualidade de vida do trabalhador.
12

PATOLOGIA DO TRABALHO
A palavra patologia ( do grego: pathos sofrimento, doena; logos estudo) definida por Antenor como parte da medicina que estuda a natureza essencial das doenas, especialmente das mudanas estruturais dos tecidos e rgos que causam doenas ou so determinadas por elas. Com base no sentido etimolgico, pode-se conceituar patologia do trabalho como parte da medicina destinada ao estudo das doenas causadas e/ou desencadeadas pelo trabalho. As doenas ocupacionais, como objeto de estudo da patologia do trabalho, so definidas pelo ordenamento jurdico em doena profissional e doena do trabalho, sendo equiparadas ao acidente de trabalho em todos os seus efeitos, consoante estabelece a Lei n. 8.213/91, art.20, incisos I e II. As doenas laborais normalmente provocam no trabalhador enfermidades ocupacionais de forma lenta e gradual, o que impossibilita precisar o momento exato em que ocorreu a doena, diferenciando-se, portanto, do acidente de trabalho que se caracteriza pela existncia do evento determinado que geralmente provoca leso ocupacional no 13 trabalhador de forma violenta.

A doena profissional, tambm denominada de tecnopatia, a produzida ou


desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social.

A doena do trabalho, tambm chamada de mesopatia, a adquirida ou desencadeada em funo das condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente, e conste na relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social(art.20, inciso II, da Lei n. 8.213.91).

As doenas do trabalho se diferenciam das doenas profissionais por no

serem consideradas exclusivas do trabalho, ou seja, so enfermidades


comuns que podem ou no advir do exerccio laboral, por outro lado, as doenas profissionais caracterizam-se pela afetao especfica de determinado ofcio em razo das condies peculiares a que so submetidos os trabalhadores.
14

Wladimir Novaes Martinez comenta que as formas mrbidas (doena


profissional e doena do trabalho) so de difcil diferenciao entre si, dada a semelhana da descrio legal (Lei n.8.213/91 art.20, incisos I e II), mera tentativa de fixar a diferena maior, ou seja, doena profissional a decorrente

do trabalho, da profisso, da funo, acompanhando o trabalhador em outra


empresa, durante a sua vida profissional; doena do trabalho a resultante das condies do exerccio, do ambiente e dos instrumentais laborais, sendo prpria, sobretudo, daquela empresa e no necessariamente acompanha o

trabalhador.

As dificuldades de identificao das doenas ocupacionais, inclusive em razo da diferenciao entre doenas do trabalho e doenas profissionais adotada

pelo ordenamento jurdico brasileiro, propiciou a elaborao por tcnicos do


Ministrio da Sade (MS) de uma listagem das enfermidades laborais, sendo tambm adotada pelo Ministrio da Previdncia Social, nos termos do Decreto n. 3.048/99, anexo II.
15

O Regulamento da Previdncia Social (Decreto n. 3.048/99, anexo II), em observncia Classificao Internacional de Doenas 10 Reviso (CID 10), estabelece 188 doenas do trabalho ou doenas profissionais que so

classificadas em 14 grupos, como tambm indica 27 agentes patognicos.

Analisando as estatsticas oficiais do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social (MPAS) sobre a ocorrncia de doenas ocupacionais, constata-se que o

grande nmero de trabalhadores atingidos pelas enfermidades laborais


demonstram que as doenas ocupacionais caracterizam-se atualmente como um dos mais graves problemas de sade pblica.

Cabe registrar que as estatsticas do Ministrio da Previdncia e Assistncia


Social (MPAS) no refletem a quantidade real das doenas laborais ocorridas no pas, haja vista que s demonstram as doenas laborais, regularmente comunicadas ao rgo previdencirio, que afetaram trabalhadores com Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS) devidamente anotada.
16

O no enquadramento da enfermidade laboral na relao das doenas ocupacionais adotadas pelo Ministrio da Sade (MS) e pelo Ministrio da Previdncia e Assistncia Social (MPAS) no obstculo na caracterizao de novos tipos de doena do trabalho ou de doena profissional, uma vez que a listagem das doenas ocupacionais que consta do Regulamento da Previdncia Social (Decreto n. 3.048/99, Anexo II) no exaustiva, conforme estabelece o art. 20, 2, da Lei n. 8.213/91. Destaca-se que a eficcia das garantias constitucionais de proteo sade do trabalhador de modo algum deve estar condicionada s restries fixadas por normas ministeriais, haja vista que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais so de eficcia plena e tm aplicao imediata, a teor do art. 5, 1, da Excelsa Magna Carta, mesmo porque a sade do trabalhador, como parte integrante do direito laboral, alicera-se no princpio da primazia da realidade, de modo que o enquadramento formal pela norma ministerial no retira a validade das descobertas cientficas na identificao de anomalias ocupacionais que provocam a leso sade do trabalhador e possibilitam a busca pela reparao do dano.
17

Entendo que este raciocnio tambm se aplica perfeitamente no caso de configurao de atividade insalubre que no est inserida na relao oficial elaborada pelo Ministrio do Trabalho, haja vista que, conforme relatou o Ministro Ursulino Santos, a ausncia de enquadramento da condio insalubre na Portaria Ministerial n. 3.214/78 no tem o condo de afastar o direito percepo do adicional respectivo, sob pena de se permitir que a norma secundria enclausure at a cincia mdica, desconhecendo a realidade vivida e sofrida. Entretanto, cabe ressaltar que o Tribunal Superior do Trabalho (TST), por meio da Seo de dissdios individuais (Subseo I), Orientao Jurisprudencial n. 04, materializou o entendimento de que a percepo do adicional de insalubridade depende fundamentalmente da incluso da atividade na

classificao confeccionada pelo Ministrio do Trabalho.


18

Verifica-se portanto que, a redao da Orientao Jurisprudencial n. 04, da Seo de dissdios individuais (Subseo I), do TST, criticvel, na medida em que prioriza a formalidade do enquadramento na regulamentao administrativa em detrimento da constatao do

efetivo labor insalubre, como tambm no coerente coma prpria


tendncia evolutiva do ordenamento jurdico brasileiro de valorizao da proteo da sade do trabalhador, especialmente quando se verifica que o texto legal que atualmente trata dos Planos de Benefcios da Previdncia Social permite, em situao semelhante, o reconhecimento da doena ocupacional mesmo que no conte na relao elaborada pelo Ministrio da Previdncia e Assistncia Social (art.20, 2, da Lei n. 8.213/91).
19

ACIDENTES DO TRABALHO E DOENAS OCUPACIONAIS


Dados da Organizao Internacional do Trabalho (OIT) mostram que 2 milhes de Trabalhadores morrem, por ano, vtimas de acidentes e doenas do trabalho, ultrapassando a mdia anual de mortes em acidentes de trnsito, guerras, violncia e

Aids. Um quarto dessas mortes dos trabalhadores, aproximadamente, decorrente


da exposio a substncias perigosas que provocam a incapacitao de rgos, resultando em cncer, distrbios cardiovasculares, respiratrios e do sistema nervoso, de modo que o custo dos acidentes e doenas ocupacionais corresponde a cerca de 4% do Produto Bruto do Mundo. O Brasil, conforme j registrado, figura entre os recordistas mundiais em infortnios laborais. Segundo dados do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social, no ano de 2000 foram concedidos 2.949.149 benefcios previdencirios e no ano de 2007 foram

concedidos 4.173.350, o que corresponde a um aumento de 141, 51%, ressaltando que


destes benefcios 53,33% refere-se aposentadoria por invalidez, penso por morte, auxlio doena e auxlio acidente, o que equivale a 2.225.648 ocorrncias apenas no ano de 2007
20

A Lei n. 8.213 (arts. 19 a 23 ), de 24 de julho de 1991, atualmente em vigor, incorporou o infortnio laboral no texto legislativo do Plano de Benefcios da Previdncia Social, passando a no mais existir no ordenamento jurdico brasileiro Lei especfica sobre acidente de trabalho. Acidente de Trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou eduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. O acidente do trabalho, como acontecimento brusco, imprevisto e de consequncias normalmente imediatas, decorre do exerccio do labor, sendo caracterizado por trs elementos: causalidade, leso (ocasionando morte,perda ou reduo da capacidade de trabalho) e nexo de causalidade ou nexo etiolgico. A causalidade demonstra que o acidente laboral um evento inesperado e de natureza fortuita, inexistindo, ao menos em princpio, dolo na ao ou omisso de quem propiciou o acidente. A leso (natureza fsica ou psicolgica) desencadeada pelo infortnio trabalhista compreende o efetivo resultado do acidente.
21

A leso de natureza fsica, como forma mais comum de externalizao do resultado do acidente do trabalho, consiste na mutilao corporal do trabalhador, afetando, de acordo com a intensidade do acidente, alguns dos diversos sistemas do corpo humano.
A leso de natureza psicolgica, denominada na norma legal de perturbao funcional, consiste no desgaste psquico do trabalhador decorrente do desequilbrio no meio ambiente laboral, podendo materializar-se por meio de enfermidades como estafa, estresse, sndrome do pnico, dentre outras. Destaca-se que a leso sofrida pelo obreiro apenas pode demonstrar a existncia de acidente do trabalho quando propiciar a morte ou a perda ou a reduo, permanente ou temporria, da capacidade laboral. A perda ou a reduo da capacidade laborativa consiste na ausncia ou na anormalidade da estrutura fisiolgica e psicolgica do trabalhador para desenvolver suas atividades profissionais. O nexo causal o liame a ser estabelecido entre o infortnio ocorrido durante o desempenho das atividades laborais e a leso (natureza fsica ou psicolgica) que o 22 trabalhador veio a sofrer.

Molstias equivalentes ao acidente-tipo


Doenas profissionais e do trabalho
O ordenamento jurdico, por meio do art.20, da Lei n. 8.213/91, estendeu os efeitos do acidente-tipo s doenas ocupacionais , desde que a ocorrncia da enfermidade decorrente do labor preencha trs requisitos: causalidade, leso (ocasionando morte, perda ou reduo da capacidade de trabalho) e nexo de causalidade ou nexo etiolgico. As doenas laborais normalmente provocam no trabalhador enfermidades ocupacionais de forma lenta e gradual, o que impossibilita precisar o momento exato em que ocorreu a doena, diferenciando-se, portanto, do acidente de trabalho em sentido estrito que se caracteriza pela existncia de evento determinado que geralmente provoca leso ocupacional no trabalhador de forma violenta. A importncia na diferenciao entre a doena profissional e a doena do trabalho consiste principalmente na fixao do nus probatrio, haja vista que no caso da doena profissional, havendo prova que o trabalhador sofre de enfermidade enumerada na relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e Previdncia Social, aplica-se a presuno juris tantum para considerar que a enfermidade decorre das condies de trabalho. No caso da doena do trabalho, cabe ao trabalhador comprovar que a 23 patologia desenvolveu-se em razo do desequilbrio do trabalho.

As dificuldades de identificao das doenas ocupacionais, inclusive em razo da diferenciao entre doenas do trabalho e doenas profissionais adotada pelo ordenamento jurdico brasileiro, propiciou a elaborao por tcnicos do Ministrio da Sade uma listagem das enfermidades laborais, sendo tambm adotada pelo Ministrio da Previdncia e Assistncia Social por meio do regulamento da Previdncia Social, nos termos do Decreto n. 3048/99, Anexo II. O regulamento da Previdncia Social (Decreto n. 3048/99, Anexo II), em

observncia Classificao Internacional de Doenas 10 Reviso (CID 10),


estabelece 188 doenas do trabalho ou doenas profissionais que so classificadas em 14 grupos, como tambm indica 27 agentes patognicos. O no enquadramento da enfermidade laboral na relao das doenas ocupacionais

adotadas pelo Ministrio da Sade e pelo Ministrio da Previdncia e Assistncia


Social no obstculo na caracterizao de novos tipos de doenas do trabalho ou de doena profissional, uma vez que a listagem das doenas ocupacionais que consta do Regulamento da Previdncia Social no exaustiva, conforme estabelece o art.

20, 2, da Lei n. 8213/91.

24

COMUNICAO DO ACIDENTE DE TRABALHO


A ocorrncia do infortnio laboral gera, de imediato, a obrigao de o empregador prestar os primeiros socorros vtima e, efetuar as devidas comunicaes aos rgos competentes por meio da expedio da CAT Comunicao de Acidente de Trabalho,

conforme estabelece a Lei n. 8213/91:


Art.22. A empresa dever comunicar o acidente do trabalho Previdncia Social at o 1 dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato, autoridade competente, sob pena de multa varivel entre o limite mximo do salrio de contribuio, sucessivamente aumentada nas reincidncias, aplicada e cobrada pela Previdncia Social. Destaca-se que o momento preciso da ocorrncia do acidente-tipo normalmente de

fcil identificao em razo de geralmente ser caracterizado como acontecimento


brusco e de consequncias imediatas, o que difere das doenas ocupacionais que se caracterizam por serem molstias que evoluem de forma lenta e gradual, o que impossibilita precisar a data exata em que ocorreu a doena.
25

Deste modo o empregador deve expedir a CAT, em caso de acidente-tipo, at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia do infortnio e, nos casos das doenas ocupacionais, a expedio at o primeiro dia til aps o incio da incapacidade laborativa, ou aps o dia de segregao compulsria, ou aps o dia em que for realizado o diagnstico, valendo o que ocorrer primeiro. Em caso de morte, seja

decorrente de acidente-tipo ou de doena ocupacional, a expedio da CAT deve ser


feita de imediato.

Ressalta-se que as dificuldades no diagnstico das doenas ocupacionais e a preocupao tica de resguardar a integridade fsica e mental do trabalhador impulsionaram o Conselho Federal de Medicina, por meio da Resoluo n. 1488/98, a estabelecer que os mdicos que trabalham em empresas, independentemente de

sua especialidade, devem expedir a CAT em caso da suspeita de nexo de causalidade


com o trabalho bem como devem notificar os rgos pblicos competentes em caso
26

da suspeita de nexo de causalidade com o trabalho, bem como devem notificar os


rgos pblicos competentes em caso da suspeita ou comprovao de transtornos da sade atribuveis ao trabalho.

Nas atividades laborais realizadas em condies especiais, a legislao celetista tambm reconhece como obrigao da empresa a expedio da CAT em caso de enfermidades ocupacionais comprovadas ou apenas objeto de suspeita (art.169).

A no expedio da CAT pela empresa constitui-se em infrao administrativa


sujeita a multa varivel entre o limite mximo do salrio de contribuio, sucessivamente aumentada nas reincidncias, aplicada e cobrada pelo INSS.

27

You might also like