You are on page 1of 11

Turbinas Aplicaes

Luis Fernando Fanfa

Turbinas Termoeltricas Pode se dizer que de um modo geral as turbinas termoeltricas atendem os seguintes Objetivos: Fornecimento de vapor para processo Fornecimento de energia eltrica Fornecimento de vapor para acionamento direto de compressores, bombas, ventiladores, etc.

Os fatores que influenciam para a instalao de uma termoeltrica so Necessidade de um fornecimento confivel de energia eltrica Necessidade de se manter a freqncia a um valor constante Utilizao de combustvel originados no prprio processo industrial Necessidade de vapor para processo simultneo a necessidade de energia eltrica.

As alternativas de implantao de uma turbina termoeltrica so: Central termoeltrica com turbina de condensao Central termoeltrica com turbina de contrapresso Central termoeltrica com turbina de condensao e extrao controlada

Turbina de condensao No ciclo de condensao o vapor evolui nos estgios da turbina at presses muito baixas, sendo depois condensada. Se a unidade necessitar de vapor para o processo tem se desta forma que se optar por outra fonte de gerao ou extrao de vapor direto na linha de vapor de sada da caldeira. O ciclo com turbina de condensao sem duvida, o que apresenta maior eficincia trmica, pois o aproveitamento mximo do vapor em seus estgios faz com que se aproveite a queda na entalpia de vapor, em relao ao calor fornecido na admisso da turbina.

Turbina de Condensao

Apenas cmara e controle para vapor de admisso

Turbina de contrapresso Turbinas de contrapresso, podem gerar energia eltrica para uma indstria, assim como o vapor para processo, em uma nica instalao. A gerao de vapor em presso mais alta necessria para processo, seguida pela expanso da mesma em uma turbina que aciona um gerador de corrente alternada. O vapor de escape da turbina utilizado em processo. Mas h uma reposio de gua desmi maior que a turbina de condensao, portanto sua utilizao para aplicaes de gerao de energia eltrica so em menores escalas.

Turbina de Contrapresso

Modelo TM 2000 TGM Turbinas

Modelo de Aplicao

Aplicao turbina de Contrapresso

Turbina de Condensao com extrao Controlada


Turbina de condensao com extrao controlada Este tipo de turbina permite grande flexibilidade a instalao, possibilita as demandas trmicas e eltricas dentro de sua zona de operao dentro seu controles automticos de vlvulas de admisso e escape da turbina. Varia adequadamente as vazes de vapor para extrao e condensao, permitindo controle confivel e constante de processo , tanto do processo consumidor de vapor como o de gerao com vapor destinado ao condensador principal.

Turbina Condensao/Extrao

Foto de Aplicao

You might also like