You are on page 1of 54

Descritivo de Equipamentos Turbinas Termoeltricas

Luis Fernando Fanfa

Especificaes gerais do sistema Junta de Expanso Construo ao mola. Finalidade: Evitar que os atritos do condensador principal afetem o sistema da turbina, compensando as vibraes na mola, e vice versa.

Condensador Principal Foto Atravs de um sistema de resfriamento de gua ocasionado por uma quantidade de tubos instalados internamente no condensador, o condensador principal tem ento como funo reaproveitar o vapor usado para gerao, transformando-o atravs de um choque trmico, em condensado (gua), que retornar para a caldeira, que por fim, transforma o condensado em vapor novamente.

Sistema de Vcuo Intercondensador e Condensador Posterior. Foto Finalidade do sistema: Succionar os gases da cmara de vcuo, atravs dos bicos ejetores instalados no sistema, a suco ocasionar na cmara uma presso negativa, isto a Resumo o Intercondensador e porcentagem de ar existente na cmara ser Condensador Posterior tem como menor que 20%. O intercondensador e o finalidade principal reaproveitar o condensador posterior, tambm reaproveitam vapor utilizado para suco depois de o vapor utilizado para suco, quedos gases do Condensador se direciona passado pelos bicos ejetores, Principal internamente para o intercondensador e condensador posterior transformando o vapor em condensado, que retorna para a caixa quente do condensador principal.

Vcuo O vcuo consiste em uma presso negativa, isto , a existncia de um certo valor de gravidade dentro da cmara de 80% a 90% (negativo), que tem como funo exercer sobre a turbina uma determinada contra presso. Como na cmara um valor de ar muito baixo, a gravidade predomina no local, obrigando com que o vapor usado para a movimentao do rotor da turbina, trabalhe nico e exclusivamente no espao desenvolvido para trabalho til da turbina.

Sistema de leo Foto Geea O trocador de Calor responsvel pelo resfriamento do leo e logo aps o trocador, tambm filtra o mesmo antes de retornar ao sistema, (mancais do gerador, redutor, turbina). Junto unidade hidrulica encontramos tambm uma bomba para lubrificao com acionamento eltrico (motor) que tem como funo auxiliar o sistema de lubrificao, caso venha a ocorrer algum defeito com a bomba principal que esta acoplada ao eixo de baixa do lado no acionado do redutor. A bomba auxiliar responsvel pela lubrificao geral do conjunto da central termeltrica na partida da mquina. O sistema hidrulico alm de manter a lubrificao dos mancais do gerador, turbina e redutor, responsvel tambm pelo controle do sistema de regulagem.

Sistema de Regulagem Foto CPC Junto com o sistema eltrico e eletrnico, isto , o regulador de velocidade e o CPC, enviam estes sinais de rotao da turbina, sendo assim o regulador de velocidade instalado no painel da turbina, recebe um Principais de pulsos de rotao, o mesmo sinal magnticoFalhas que ocorrem no CPC, quando atuado o pick analisado e transmitido por umled up instalado no eixo de cor vermelha, se ento que da turbina, sabendo este indica, o regulador de velocidade recebe o sinal do pick up , o mesmo enviar queima da placa ou do um sinal para o CPC , componente eletrnico, composto Transdutor de acionamentos tais como uma vlvula de regulagem situada junto ao corpo do CPC, que por fim envia um determinado valor de presso de leo para a cmara do Teste de motor, atravs da vlvula de regulagem do CPC. servo falha no CPC A pressurizao na cmara do servo motor, impulsiona o mulo do mesmo fazendo com que este conjunto de acionamentos ocasione a abertura e fechamento da haste da cmara da turbina, esta sim ento determinar a vazo de vapor necessria para a movimentao da mquina.

Redutor O redutor consiste em quatro mancais, sendo dois mancais de alta e dois mancais de baixa, um dos mancais de alta acionado e um dos mancais de baixa tambm acionado. Os mancais de alta recebem o nome devido a rotao de trabalho dos mesmos, acoplados ao eixo da turbina que gira 6500 rpm, os mancais de baixa so integrados ao conjunto, sendo os mesmos resultado do trabalho do redutor, a rotao dos mesmos de 1.800 rpm, sendo que estes acionam o movimento do gerador.

Gerador Aspectos eltricos Foto 01 O gerador possui dispositivos de proteo contra elevao de temperatura, instalados no estator principal que atuaram como desligamento da unidade. Possui tambm termoresistncias tipo PT 100 RTD, que varia a resistncia hmica conforme variao de temperatura, e atua como proteo para os mancais do gerador (traseiro e dianteiro) ou L.A e L.N.A. Protees do gerador no painel , potncia inversa, sobrecarga, sobretenso (subtenso), sobrecorrente, sobrefreqncia ( subfreqncia ), entre outros.

Componentes externos Mancais traseiro e dianteiro, conjunto de diodos que fazem parte da excitatriz, protees como PT 100 etc. Relgios analgicos para controle de temperatura do estator principal ambos somente de leitura, relgios analgicos com protees de contatos para os mancais do sistema, relgios indicando presso de P1 dos mancais do gerador.

Excitao A excitatriz esta localizada internamente na carcaa do gerador, o rotor esta montado sobre o mesmo eixo da mquina, sendo que externamente encontramos o conjunto de diodos sendo estes num total de seis, trs catodos e trs anodos. O conjunto de diodos em geral dito com retificador girante. As fases da excitatriz esto situadas externamente na carcaa, esto conectadas ao retificador, no caso conjunto de diodos, na ponta do conjunto de diodos (retificador) saem dois fios para a alimentao da mquina principal gerador. Aps a movimentao o rotor da mesma induzido por um fluxo do estator da excitatriz em CA trifsico, que em seguida retificado pelo conjunto de diodos (retificador girante).

Regulador de Tenso A funo inicial do regulador de tenso a de manter a tenso de sada do gerador igual ao valor de referncia previamente programado. Outros controles podem atuar na tenso de referncia so eles: rampa de subida e descida, operao U/F e correo do fator de potncia / VAR.

Partida da Turbina Na partida da turbina a frio temos alguns itens de fundamental efeito sobre o conjunto de acionamentos da mquina (no caso a turbina). Entre eles temos os principais: Aquecimento da turbina; Primeira rampa de partida Segunda rampa de partida Vlvulas dos labirintos Vlvulas dos drenos da turbina Tempo relativo das rampas de partida da turbina.

Aquecimento da turbina Quando se faz uma parada prolongada na turbina no caso 24hs, que ocasione o resfriamento da mesma, necessrio na partida promover o aquecimento da turbina. Motivo do aquecimento: durante o resfriamento o material se retraiu devido diminuio de temperatura, e tambm ocasionou uma certa condensao de vapor no empalhetamento e sistemas internos da turbina, ento o aquecimento deve ser efetuado a fins de evitar uma partida brusca na mquina, isto , depois de aquecida o material alcanar uma prdilatao e uma drenagem e secagem do mesmo, o objetivo em geral seria o de preparar a turbina para uma partida sem efeitos que venham a danificar todo o sistema.

Primeira e Segunda rampa de partida da turbina Esta tem um tempo relativo de 06 (seis) minutos para cada uma das rampas, sendo que a primeira rampa de 1.500 rpm e a segunda rampa de 5.070 rpm. O tempo estabelecido nas rampas de partida tambm influi no aquecimento da turbina, as rampas de partida promovem na mquina um pr - alinhamento do rotor junto com o aquecimento do mesmo.

Vlvulas dos labirintos Estas devem ser abertas aps a movimentao da mquina, de preferncia na inicializao da segunda rampa. A finalidade dos labirintos seria a de aliviar a presso de vapor no final do eixo obrigando o a passar pelos labirintos do sistema evitando que o vapor se direcione para as extremidades externas da turbina, vindo este vapor, caso os labirintos no executassem seu trabalho, prejudicar o sistema de leo atravs da contaminao do mesmo, este seria um dos princpios fundamentais dos labirintos.

Vlvulas dos drenos da turbina Esto situadas em pontos de acumulo de condensado em lugares estratgicos da turbina, como a cmara do fecho rpido e a cmara de presso da turbina, sendo que este sistema de drenagem expulsa o condensado para a atmosfera.

Tempo relativo das rampas de partida O tempo de cada rampa determinado a fim de evitar um aceleramento brusco na partida ocasionando provveis defeitos no futuro, assim seguindo se o padro estabelecido para cada rampa teremos uma partida perfeita livre de perturbaes e vibraes no conjunto da turbina, ocasionando entoa uma durabilidade prolongada do material.

Sistema de resfriamento de leo O leo deve ser mantido na sada com uma temperatura de 44C a 45C. Motivo: a temperatura do leo influi principalmente nos mancais, mas tambm pode levar a srios danos em toda a central termeltrica (turbina, redutor e gerador). Se o leo estiver com uma temperatura inferior ao determinado isto acarretar em um leo muito denso impedindo com que o leo preencha totalmente os espaos entre o metal patente do mancal e o ao do eixo principal, fazendo ento com que no havendo lubrificao suficiente devido ao fato de que o leo no esta preenchendo o espao como devia, ocasione este um certo atrito entre os materiais.

Efeitos da lubrificao na parada da mquina Aps a paralisao ou durante a reduo de velocidade da mquina, em si todo o sistema, a bomba de leo auxiliar deve ser acionada, isto para manter a lubrificao at a paralisao total do conjunto evitando o aquecimento dos mancais, aps a paralisao a bomba deve permanecer ligada at a nova partida ou resfriamento total da turbina principalmente o rotor da mesma, isto porque a alta temperatura situada internamente na turbina se desloque radialmente atravs do eixo principal de acionamento da turbina para os mancais, no havendo lubrificao, o mancal receptar este aquecimento danificando o material do mesmo (metal patente).

Sistema de protees da turbina A turbina em seu sistema de acionamentos possui protees eltricas e mecnicas que influem principalmente no fechamento da vlvula do fecho rpido e paralisao total do conjunto. Sendo as principais as seguintes: Dispositivos de proteo e segurana Vlvula de fecho rpido. Disparador do fecho rpido. Rel de fecho rpido. Vlvula solenide. Proteo do gerador. Vlvula manual de trs vias.

Vlvula de fecho rpido Foto 01 atravs dela que o vapor vai passar antes de entrar no sistema de regulagem e em seguida a turbina. Responsvel pela parada rpida da turbina atravs de vrios dispositivos que atuam sobre ela, tambm proporciona uma liberao gradativa de vapor ao ser aberta pelo operador evitando assim que a turbina volte a operar em alta rotao.

Disparador do fecho rpido Este dispositivo atua toda vez que a turbina ultrapassar a rotao nominal, (aproximadamente 10% acima da rotao nominal estimulada para operao).

Rle de fecho rpido O rel de fecho rpido e o disparador trabalham em conjunto dentro do sistema de desarme de emergncia da turbina. O gatilho do rel quando acionado pelo pino disparador de fecho rpido ( excesso de rotao ) destrava automaticamente impulsionado para trs desarmando a turbina.

Vlvula solenide Esta instalada no sistema hidrulico sendo a mesma de trs vias com bobina de atuao no fechamento da mesma , atua exclusivamente no fechamento da vlvula de fecho rpido, para desarme de emergncia.

Proteo do gerador Este o boto de emergncia situado no painel do gerador e atua sobre a vlvula solenide da linha. Com o fechamento da vlvula solenide desarma se tambm a vlvula de fecho rpido. O restante das protees do gerador sero citadas em outro item.

PROVIDNCIAS A SEREM TOMADAS EM CASOS DE EMERGNCIA Bombas da torre de resfriamento Durante a operao da mquina se caso as bombas da torre pararem de operar ou no ligarem, a parada da usina dever ser realizada imediatamente atravs do boto de emergncia no painel da turbina ou gerador. Caso de problemas na partida da mquina a mesma no dever ser posta em operao. Deve se tomar as medidas de emergncia para evitar um aquecimento brusco na mquina em geral.

Bombas de condensado Foto 01 Geea Se durante a operao da mquina as mesmas no acionarem ou no operar corretamente deve se efetuar a paralisao imediata da unidade geradora e turbina

Problemas com a caldeira Em casos como paralisao total da mesma inclusive bomba de reposio de gua , a usina dever ser parada imediatamente. Assim no ir consumir vapor da caldeira, afim de no ocasionar danos na mesma, por motivos no viveis .

Tanque de resfriamento da torre O nvel de gua deste dever sempre estar constante como o determinado, caso venha a baixar este nvel por motivos mecnicos ou eltricos o profissional da rea dever ser comunicado para realizar o conserto imediatamente, a fim de evitar que o tanque fique com pouca gua, ocasionando a paralisao da usina. Caso o problema no seja solucionado a paralisao ento da unidade dever ser efetuada, antes que a bomba venha puxar ar.

Desligamentos e paradas da Usina Termoeltrica O operador dever se certificar se realmente tem tenso na rede da concessionria, para que assim se concretize a paralisao da usina.

Partida da turbina e gerador Durante a partida da turbina os itens de fundamental observao so as vibraes e rudos, tambm devemos observar o sistema de lubrificao dos mancais em geral. Na partida do gerador ( ligar ), devemos observar o momento em que ligamos o regulador de tenso, observar corrente e tenso de campo, caso ocorra uma oscilao ou uma sobretenso ou sobrecorrente, pressionar o boto de emergncia situado no painel do gerador.

Sobrevelocidade da turbina A mquina esta protegida de vrios acionamentos de segurana, mas o procedimento em caso de disparo da unidade ser. Caso a unidade de acionamento (turbina) disparar, certificar se houve atuao da vlvula solenide de trs vias eltrica, verificar tambm o disparador de acionamento mecnico a atuao do disparador se da com a rotao em 7050 RPM. Caso no venha a atuar nenhuma desta protees citadas, devemos ocasionar o desarme manual, atravs da vlvula manual de trs vias, isto ocasionar o fechamento do fecho rpido automaticamente, devemos tambm fechar a vlvula de presso P1 para o sistema de regulagem e acionamentos de proteo instalados na mquina em geral.

Fim

Espao entre as fitas e a bucha de vedao passagem de vapor

Vlvula de Descarga Ejetores de Trabalho Primeiro e Segundo Estgio

Ejetor de Partida

Suco Gases do Condensador Principal

CPC De Admisso Controle vapor entrada da Turbina Pick Up Para controle de Velocidade envio de tenso para entrada do regulador
CPC De Controle da Extrao da Turbina Conforme SET POINT Regulador

Gerar sinal de 4 a 20 ma Verificar porcentagem de abertura da haste


Caso no haja abertura da haste de regulagem problemas com P3 ou emulo do servo motor mola cansada sem tenso, neste caso a haste no retorna

24 vcc

Verificar presso P3
Caso no haja pressurizao defeito no transdutor CPC

Bornes 1 e 2

4 8 12 16 20

0 25 50 75 100

2,0 2,5 3,0 3,5 4,0

You might also like