You are on page 1of 54

Moldagem por Extruso

Seminrio de Materiais Polimricos II

Introduo - Extruso

utilizado tanto na produo de produtos acabados como para semimanufaturados...

...sendo tambm utilizado com um meio de adio de pigmentos e aditivos, remoo de umidade e de volteis e como reator de polimerizao.

A extrusora

Fonte: <http://www.equipamentosalfa.com.br/linhadeprodutos.html>.

Parafuso - Funes

Homogeneizao e plastificao do polmero. Aquecimento do material atravs do atrito e atravs de mantas eltricas acopladas no canho. Transporte do polmero desde o funil da extrusora at sair da matriz. Elevao da presso da massa polimrica, para que o perfil extrudado seja compacto e isotrpico.

Parafuso - Parmetros

Figura 3.1

Parafuso Zonas

Os parafusos so divididos em trs zonas em que variam de acordo com a profundidade e funo de cada zona.

Zona de alimentao Zona de compresso Zona de controle de vazo

Figura 3.27

Parafusos - Termoplsticos

As profundidades e o comprimento das zonas variam com o tipo de polmero e sua aplicao. Como exemplo temos alguns termoplsticos: Policloreto de vinila (PVC) Polietileno (PE) Poliestireno (PS) amorfo Poliamida (nilon) Polipropileno tereftalato (PET)

Parafuso para PVC

O PVC pode ser processado para obter produtos rgidos ou flexveis. No caso do PVC rgido, devido a alta viscosidade, o atrito grande gerando energia trmica que pode iniciar o processo de degradao das cadeias. Em funo dessas propriedades, a rosca deve um comprimento entre 18 a 25 dimetros. A compresso deve ser gradual para evitar altas taxas de cisalhamento. Ento a profundidade h deve ser constantemente decrescente at o final e o passo deve ser constante.

Parafuso para PVC

Figura 3.49

Parafuso para PE

O polietileno de baixa densidade (PEBD) e de alta densidade (PEAD) tm alta viscosidade logo acima da temperatura de fuso, devido s foras secundrias. Eles tambm se cristalizam sob quaisquer condies.

Devido estas propriedades, o parafuso deve ter uma razo L/D entre 16:1 e 30:1.
O passo do parafuso deve ser constante e a profundidade h deve ser constantemente decrescente at a zona de controle de vazo, onde h se mantm constante para evitar flutuaes na vazo.

Parafuso para PE

Figura 3.50

Parafuso para PS amorfo

O poliestireno amorfo no possui ponto de fuso. Amolece facilmente com a aplicao de baixos torques e quando amolecidos, possui calor especfico duas vezes maior que na temperatura ambiente.

Por ser amorfo, tem facilidade de ser orientado sob cisalhamento, aumentando sua pseudoplasticidade.
O PS amorfo de fcil processamento sendo utilizado parafusos simples, com razo L/D entre 12:1 e 24:1 e valores de h constantes na ltima zona, para evitar flutuaes.

Parafuso para PS amorfo

Figura 3.51

Parafuso para Poliamida

A poliamida (nilon) um polmero de mdia cristalinidade (30 a 45%), que depende da temperatura e do tempo em que submetido a formao dos cristais. Tem alta temperatura de fuso.

sensvel a umidade por possuir pontes de hidrognio, onde a gua se liga. Devido a este fato ele no pode ser processado mido, sendo re-umedecido aps a extruso para adquirir propriedades mecnicas adequadas. Devido a essas caractersticas o parafuso para poliamida deve ter razo L/D entre 12:1 e 25:1, deve ter RC entre 3,0:1 e 4,5:1, a zona de compresso deve ser o mais curto possvel, em alguns casos com do passo; as outras zonas devem ter profundidades h constantes.

Parafuso para Poliamida

Figura 3.52

Parafuso para PP

O polipropileno no estado fundido tem propriedades semelhantes s do PEAD, ento o parafuso para extruso deve ser semelhante. A otimizao da produtividade de PP mostrada na tabela abaixo:

Parafuso para PP

Figura 3.53

Parafuso para PET

O PET reciclado um material que libera gases durante a extruso, por isso seu parafuso deve ser construdo com degasagem. O PET pseudoplstico na faixa de velocidade da extruso e sua viscosidade no fundido relativamente baixa, sendo utilizado um parafuso com barreira e com um cisalhador intensivo.

Parafuso para PET


Zonas do parafuso: 1- Primeira zona de alimentao, 2- Primeira zona de compresso, 3- Zona de descompresso, 4- Zona de degasagem, 5- Segunda zona de alimentao, 6-Zona de fuso, parafuso com barreira, 7- Zona de alto cisalhamento, 8- Zona de controle de vazo.

Matrizes

Extruso de filmes: Processo tubular

Extruso de filmes - Processo Tubular

Material extrudado atravs de molde anular, expandido na forma de bolha, resfriado por outro jato de ar controlado, achatado entre dois roletes de trao e bobinado; Filmes produzidos transversalmente); so estirados (longitudinalmente e

Adequado para a produo de sacos plsticos (PE).


Aps a produo, o filme pode sofrer tratamento que lhe confere boa adesividade, e tornando possvel impresso sobre a superfcie; Tempo elevado requerido, mas o processo apresenta baixo custo.

BASSO, et. al. Propriedades reolgicas e pticas de filmes tubulares de PELBD

Foi estudada a correlao entre

as propriedades reolgicas e

ticas de filmes tubulares de PELBD, sintetizados pela Braskem e

pela Exxon. Os filmes foram processados numa extrusora de


matriz anelar com abertura de 1,8mm.

Dependendo do tipo de catalisador, tecnologia do reator e


condies de processo, resinas de PELBD de densidades similares podem apresentar quantidades e distribuies de ramificaes curtas (inter ou intramoleculares) diferentes. Essas diferenas em

ordem molecular provocam diferenas em propriedades como


resistncia ao impacto, resistncia fratura, solda quente, extraveis de hexano e cintica de cristalizao.

BASSO, et. al. Propriedades reolgicas e pticas de filmes tubulares de PELBD

Extruso de filmes - Processo Tubular


do grupo:

AKG Polmeros Vinhedo/SP

Implementao de linhas de extruso: Processos: Tubular, Planar, Extruso por Revestimento e Laminao, etc.

Extruso de filmes: Processo de filme plano

Extruso de filmes - Processo de filme plano

Neste processo, um filme chato (plano) produzido extrudando-se material atravs de um molde fenda; Material encaminhado a um banho de gua ou a um cilindro de refrigerao; Filme estirado desejada; longitudinalmente at a espessura

Taxa de resfriamento alta Produto com transparncia superior ao processo tubular. Taxas de produo bem elevadas;

Extruso de filmes processo de filme plano

Processo de filme plano resfriamento gua

Processo de filme plano resfriamento gua

Polietilenos que incorporam aditivos antiestticos a antiescorregamento tem suas caractersticas modificadas e se molham, com o consequente transporte de gua, o que dificulta ou inviabiliza operaes posteriores (ex: impresso). No ocorre no processo dos cilindros de arrefecimento.

Extrusoras de filme plano de alta performance. Para PVC e PC. <www.techfolimited.com.br>. Empresa chinesa com escritrio em Curitiba.

Processo de filme plano resfriamento em cilindro de arrefecimento

Processo de filme plano resfriamento em cilindro de arrefecimento

A temperatura dos cilindros controlada circulandose gua fria atravs dos mesmos;

Cada material possui sua combinao especfica de

parmetros do processo: temperatura de extruso,


produo e distncia ao sistema de arrefecimento.

Extruso-Laminao

Extruso-laminao

Consiste na aplicao de uma camada de polietileno sobre papel, tecidos, filmes metlicos ou quaisquer outros substratos flexveis.

Ampla aplicao na cobertura de produtos como:


a) Papel kraft: na produo de sacos de papel multifolhados para embalagem de fertilizantes e produtos qumicos e outros artigos que requeiram garantia de vedao da umidade e da contaminao pelas fibras do papel; b) Cartolina: Confeco de embalagens para leite, sucos de frutas ou similares; c) Papel alumnio: Confeco de embalagens para sopas e alimentos que requeiram a excluso do oxignio; d) Filme polister: Embalagens que tenham de der reter o aroma do produto ou que tenham que ser aquecidas;

e) Tecidos.

Extruso-laminao

Extruso-laminao

Similaridade com o equipamento de produo de filmes planos. produzido um filme fino que , em seguida, aplicado sobre o material a cobrir;
A espessura da camada aplicada pode ser em parte regulada pela taxa de extruso e pela velocidade do substrato; O cilindro de arrefecimento projetado para remover o mximo de calor do plstico aquecido. Essa condio essencial para garantir a aderncia do plstico ao substrato; Com o PE, a a laminao se passa a cerca de 30C. Se T for mais alta, existe a tendncia de arrancamento da camada de polietileno, e a consequente delaminao parcial.

Extruso-laminao

O Grupo EBR especializado na converso de materiais laminados e autoadesivos e na prestao de servios de revestimento em papis e cartes de at 450 gr/m2. para vrias aplicaes: Etiquetas com alta resistncia temperaturas e mecnica para indstria automotiva. Etiquetas de preo com destaque para o TAG inviolvel homologado pela C&A, Riachuelo e outras.

Extruso de tubos

Extruso de tubos

Na produo de tubos para uso externo geralmente requerido um material com um certo teor de negro de fumo para melhorar as propriedades de exposio ao tempo do produto (estabilidade luz); A extruso feita em uma matriz anular e o tubo plastificado assim produzido levado atravs de um arranjo que visa calibr-lo s dimenses pretendidas. Para controlar o dimetro externo equipamentos de calibragem podem ser: Matriz de calibragem; Placas de calibragem. do tubo, os

Extruso de tubos

Dimetro externo do tubo determinado pela matriz de calibragem, e o dimetro interno pelo torpedo.

Extruso de tubos

Extruso de tubos

A empresa Huasu projetou e desenvolveu uma linha de extruso para tubo corrugado de parede dupla de Polipropileno (PP). A linha de produo inteira adequada para a extruso de alta velocidade de PEAD, PEBD, e PP . A linha de produo completa adota diretamente extruso (duas extrusoras e co-extruso ).

Cobertura de arames

Cobertura de arames

Variante do processo de extruso que consiste, essencialmente, na passagem de um arame atravs de um torpedo montado num cabeote transversal de uma extrusora. O substrato metlico entra em contato com o plstico (geralmente PE) amolecido e removido a uma velocidade pr-determinada, de forma a dar uma espessura desejada de isolante. O condutor recoberto passa por banhos de resfriamento e ento bobinado.

Cobertura de arames

Cobertura de arames

Referncias Bibliogrficas

VIGNOL, L.A. Desenvolvimento de modelos simplificados para estudo da extruso de polmeros. Dissertao de mestrado para obteno do ttulo de mestre em Engenharia Qumica na UFRGS. Porto Alegre, 2005.

BASSO, G.M.; PAULIN, P.I.F.; BRETAS; R.E.S. Correlao entre propriedades reolgicas e pticas de filmes tubulares de polietileno linear de baixa densidade com diferentes distribuies de ramificaes curtas. Polmeros: Cincia e Tecnologia, vol. 16, n 2, p. 149-157, 2006.

You might also like