You are on page 1of 32

TIPOS DE TEXTOS

A linguagem possui um carter eminentemente social, toda ela se perfaz de uma finalidade especfica, a depender dos objetivos do emissor frente a um determinado interlocutor. Tal fato nos remete noo dos chamados gneros textuais, os quais se definem pelas diferentes situaes sociocomunicativas de que fazemos parte no nosso dia a dia, cada um deles com uma inteno, com um propsito discursivo previamente definido.

OS CINCO TIPOS DE TEXTOS


1) TEXTO NARRATIVO 2) TEXTO DESCRITIVO 3) TEXTO ARGUMENTATIVO 4) TEXTO DISSERTATIVO 5) TEXTO INJUNTIVO

TEXTO NARRATIVO

Caractersticas: - Situa seres e objetos no tempo (histria). Estrutura: - Introduo: Apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espao. - Desenvolvimento: Atravs das aes das personagens, constri-se a trama e o suspense que culmina no clmax. - Concluso: Existem vrias maneiras de se concluir uma narrao. Esclarecer a trama apenas uma delas.

Recursos: Verbos de ao, discursos direto, indireto e indireto livre. O que se pede: Imaginao para entreter o leitor, provocando expectativa (estilos: romntico, dramtico ou humorstico). A narrativa deve respondendo algumas das seguintes perguntas: O QU? - o(s) fato(s) que determina(n) a histria; QUEM? - a personagem ou personagens; COMO? - o enredo, o modo como se tecem os fatos; ONDE? - o lugar ou lugares da ocorrncia QUANDO? - o momento ou momentos em que se passam os fatos; POR QU? - a causa do acontecimento.

TEXTO DESCRITIVO
Descrio

A descrio um texto que procura caracterizar uma pessoa, um objeto, um ambiente. uma espcie de fotografia feita por palavras. Na maioria das vezes, a descrio aparece misturada a outras modalidades de texto (narrao ou dissertao), caracterizando uma personagem, ressaltando um pormenor, descrevendo um objeto ou um cenrio.

Caractersticas:
-

ausncia de progresso temporal; presena de adjetivos e locues adjetivas; predomnio de verbos de estado; emprego de figuras de linguagem: metfora, prosopopia, sinestesia, anttese etc.; uso de elementos sensoriais: viso, audio, olfato, paladar, tato; emprego de frases nominais (sem verbo).

Descrio objetiva: A descrio pode ser objetiva, quando uma fiel reproduo da realidade, mostrando de forma concreta como , por exemplo, um objeto. As palavras buscam a exatido, sem sentimentalismos, para que a idia precisa seja passada. Descrio subjetiva: Na descrio subjetiva, o texto procura sensibilizar o leitor atravs da percepo e da interpretao do observador-redator. A redao fica mais potica, mais lrica.

TEXTO ARGUMENTATIVO

Os textos argumentativos tem por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, alm de explicar, tambm persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.

Quando usamos a argumentao? - quando queremos defender um ponto de vista; - quando apresentamos a nossa opinio; - quando propomos uma soluo; - quando queremos convencer os outros a aceder a um pedido nosso.
O que argumentar? persuadir racionalmente.

Quando temos que construir um texto argumentativo? A dissertao, o comentrio, a exposio escrita, mas tambm um simples artigo de opinio ou uma crtica de cinema ou de msica exigem a elaborao de um texto argumentativo bem estruturado, segundo um esquema lgico.

1. Estrutura do texto/Progresso temtica

Introduo: Pargrafo inicial no qual se apresenta a proposio (tese, opinio, declarao). Deve ser apresentada de modo afirmativo, claro e bem definido, sem referir quaisquer razes ou provas. Desenvolvimento: Anlise/explicitao da proposio apresentada; apresentao dos argumentos que provam a verdade da proposio: fatos, exemplos, citaes, testemunhos, dados estatsticos.

Concluso: Pargrafo final, no qual se conclui com uma sntese da demonstrao feita no desenvolvimento.

TEXTO DISSERTATIVO
Dissertao um texto que se caracteriza pela defesa de uma idia, de um ponto de vista, ou pelo questionamento acerca de um determinado assunto.

Em geral, para se obter maior clareza na exposio de um ponto de vista, costuma-se distribuir a matria em trs partes. Introduo - em que se apresenta a idia ou o ponto de vista que ser defendido;
Desenvolvimento ou argumentao - em que se desenvolve o ponto de vista para tentar convencer o leitor; para isso, deve-se usar uma slida argumentao, citar exemplos, recorrer a opinio de especialistas, fornecer dados, etc. Concluso - em que se d um fecho ao texto, coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados. Quanto linguagem - prevalece o sentido denotativo das palavras e a ordem direta das oraes. Tambm so muito importantes, no texto dissertativo, a coerncia das ideias e a utilizao de elementos coesivos, em especial das conjunes que explicitam as relaes entre as ideias expostas. Portanto, a elaborao de um texto dissertativo no est centrada na funo potica da linguagem e sim na colocao e na defesa de idias e na forma como essas idias so articuladas. Quando se usa uma figura de linguagem, ela dever sempre ser utilizada com valor argumentativo, como um instrumento a mais para a defesa de uma determinada ideia.

TEXTO INJUNTIVO
Texto injuntivo aquele no qual predomina a funo conotativa/ apelativa ao se tentar convencer o receptor a tender vontade do emissor.
O "texto injuntivo" usa a funo de linguagem chamada conativa ou apelativa. Visa convencer o ouvinte a obedecer a uma vontade do emissor a fazer ou a no fazer algo, ordenando ou pedindo gentilmente.

ATIVIDADE
Leia os textos a seguir e classifique-os em: Narrativo; Descritivo; Argumentativo; Dissertativo; Injuntivo.

Texto 1:
O casal chegou cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grvida, no se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que no fosse muito caro. No seria muito fcil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel, o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que no havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiana o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que no tinha; na pressa da viagem esquecera os documentos. O viajante tomou a esposa pelo brao e seguiu Adiante, no terceiro hotel tambm no havia vagas. No quarto que era mais uma modesta hospedaria havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. No hotel seguinte tambm no havia vaga, e o gerente, metido a engraado, disse para hospedarem-se ali perto numa manjedoura, pois, apesar de no ser confortvel, no pagariam diria. Para surpresa do gerente, o viajante achou a ideia boa e at agradeceu. No demorou muito, apareceram os trs reis magos, perguntando sobre um casal de forasteiros. E foi a que o gerente comeou a achar que talvez tivesse perdido os hspedes mais importantes j chegados a Belm de Nazar. (SCLIAR, Moacyr. A massagista japonesa. Porto Alegre: L&PM, 1984, p. 49-50)

Qual o tipo do texto?

Texto 2 A moa tinha ombros curvos como os de uma cerzideira. Aprendera em pequena a cerzir. Ela se realizaria muito mais se desse ao delicado labor de restaurar fios, quem sabe se de seda. Ou de luxo: cetim bem brilhoso, um beijo de almas. Cerzideirinha mosquito. Carregar em costas de formiga um gro de acar. Era ela de leve como uma idiota, s que no o era. No sabia que era infeliz. porque ela acreditava. Em qu? Em vs, mas no preciso acreditar em algum ou em alguma coisa - basta acreditar. Isso lhe dava s vezes estado de graa. Nunca perdera a f. (LISPECTOR, Clarice. A Hora da Estrela) Qual o tipo do texto?

Texto 3: HUMOR
Partido apresenta discurso poltico de duplo sentido O nosso partido cumpre o que promete. S os nscios podem crer que No lutaremos contra a corrupo. Porque, se h algo certo para ns, que A honestidade e a transparncia so fundamentais Para alcanar os nossos ideais Mostraremos que grande estupidez crer que As mfias continuaro no governo , como sempre. Asseguramos sem dvida que A justia social ser o alvo de nossa ao. Apesar disso, h idiotas que imaginam que Se possa governar com as manchas da velha poltica. Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que se termine com os marajs e as negociatas. No permitiremos de nenhum modo que As nossas crianas morram de fome. Cumpriremos os nossos propsitos mesmo que Os recursos econmicos do pas se esgotem. Exerceremos o poder at que Compreendam que Somos a nova poltica. Qual o tipo do texto?

Texto 4:
Conhecimento cientfico e tecnologia

Em sentido amplo, conhecimento o atributo que tem o homem de reagir frente ao que o cerca. Dessa forma, podemos distinguir trs tipos de conhecimento: o emprico, o cientfico e o filosfico. Com relao ao primeiro, constatamos que, atravs dele, se apreende a aparncia das coisas. Assim, observamos que o conhecimento emprico est situado na esfera do particular. Quanto ao conhecimento filosfico, percebemos que o mesmo vai buscar a essncia do ser, j que o cientista, permanecendo na faixa di fsico, no consegue atingi-la. Em se tratando, porm, do conhecimento cientfico, observamos que o mesmo orientado, sistemtico e formal. A pesquisa cientfica exige mtodo e ordenao. Conhecer alguma coisa analis-la profundamente, obedecendo a uma srie de etapas e fatores. Essa persistncia na busca que vai permitir ao esprito cientfico equacionar os problemas. Cincia e tecnologia precisam caminhar juntas, pois so dois seres que se completam, formando um todo homogneo que, em ltima anlise, deveria visar ao progresso do homem e ao bem comum. Assim, conclumos que, se o conhecimento emprico insuficiente para chegarmos aos universais, o conhecimento cientfico, embora suporte da tecnologia, apresenta as suas limitaes. E, para se autojustificar, necessita do amparo de um conhecimento mais alto: o filosfico.

Qual o tipo do texto?

Texto 5: Instalando os cartuchos na impressora.


Verifique o contedo da caixa; Aps conectar o cabo de instalao, ligue a impressora; Carregue papel branco comum; Pressione o boto ligar; Abra a porta dos cartuchos e verifique se o carro de impresso est no centro; Remova as fitas adesivas dos cartuchos; Segure os cartuchos com o logotipo para cima; Insira-os nos slots, certificando-se de empurr-los at ouvir um clic; Feche a porta dos cartuchos de impresso; Aguarde alguns instantes at que a pgina de alinhamento seja impressa; Coloque-a voltada para baixo no vidro da impressora e feche a tampa; Pressione o boto digitalizar; Aguarde at que a luz verde pare de piscar. A impressora est pronta para o uso. Qual o tipo do texto?

O QUE SE EXIGE NO ENEM


Redao sobre atualidades AVALIA-SE: coeso e coerncia; a escrita, o entendimento sobre o tema, suas idias e opinies, a forma de pensar, a soluo que voc daria para tal fato (se no caso a redao for dissertativa); e a maneira de como voc coloca no papel todo seu conhecimento

DICAS

ler revistas, livros e jornais, alm de assistir a telejornais, onde so exibidos casos da atualidade. A prova normalmente dissertativa, ou seja, necessrio ter trs princpios bsicos, como introduo, desenvolvimento e concluso. A introduo deve ser clara e objetiva e o que ser tratado no texto, de preferncia, deve ser algo que chame a ateno do leitor. O desenvolvimento a maior parte de uma redao dissertativa, onde ser elaborada a idia da introduo, no entanto tambm deve ser escrita de forma clara e objetiva, sendo que o autor pode at dar a sua opinio. A concluso a parte final, onde precisa acontecer o fechamento do assunto.

No se deve ser nem muito extenso nem muito conciso, muito menos, deve haver repeties de palavras ou usar-se grias.
Outro fator importantssimo a caligrafia, portanto, capriche.

Tero nota zero as redaes que:


fugirem ao tema escolhido; no desenvolverem o tipo de texto proposto no comando do tema; apresentarem acentuada desestruturao e/ou divagao (informaes soltas e desarticuladas) no desenvolvimento do tema e/ou apresentarem mais de 25 linhas ou menos de 17 linhas; apresentarem qualquer identificao no texto, ou nas suas margens, mesmo que seja a lpis; apresentarem caligrafia ilegvel ou desenvolvida em forma de desenhos, nmeros, versos, espaamento excessivo entre letras, palavras e pargrafos, bem como, desenvolvidas em cdigos alheios lngua portuguesa escrita; forem desenvolvidas a lpis ou a tinta em cor diferente da preta ou azul; o ttulo do texto no deve estar includo no limite de linhas.

TEMA 1
No tempo de nossos avs, crianas usavam shorts, subiam em rvores, jogavam futebol, pulavam corda e amarelinha, brincavam de esconde-esconde, de me, de carrinho e de boneca. Todas essas brincadeiras infantis aconteciam pelo menos at os 12 ou 14 anos quando, ento, as meninas tornavam-se mocinhas e os meninos passavam a apresentar os primeiros sinais de que estavam se tornando homens. Hoje, crianas quase no brincam mais. Meninas de minissaia e botinha de salto alto e meninos de tnis e bermudas longas de modelo igual a dos adolescentes brincam com jogos eletrnicos, divertem-se vendo televiso e imitando coreografias de msicas. Essa mudana de comportamento resultou tambm em pelo menos uma alterao fisiolgica importante: a maturidade fsica das crianas de hoje chega em idade mais precoce do que no tempo de nossas avs. Ou seja, as crianas apresentam em idade cada vez menor os caracteres sexuais secundrios, que aparecem na puberdade perodo de transio entre a infncia e a idade adulta. (GUETHS, Maigue. Puberdade cada vez mais precoce. Folha de Londrina, Londrina, 11 jul. 2005. Caderno 1, p. 10.) Com base nessas informaes, produza um texto dissertativo discutindo o contexto que estimula a maturidade precoce das crianas na sociedade atual.

TEMA 2
O tema mais desafiador nas prximas dcadas ser o clima. O Painel Internacional de Mudanas Climticas, entidade que rene a comunidade cientfica, concluiu que a ao da humanidade responsvel pelo aumento da temperatura mdia do planeta, com conseqncias graves como inundaes e enchentes, com repercusso em todo o planeta. [...] A comunidade cientfica brasileira aponta a savanizao da Amaznia como um dos provveis impactos das mudanas climticas, comprometendo um de nossos maiores patrimnios em razo da nossa incapacidade de implantar polticas pblicas adequadas. Como resposta ao tema global temos de inovar criando o conceito de cidadania planetria, assegurando um planeta equilibrado. A operacionalidade desta cidadania est atribuda aos pases, seus governos, bem como aos seus cidados. (FELDMANN, Fbio. Responsabilidade de todos.Isto, So Paulo, n. 1819, 11 ago. 2004. p. 90.) Com base no exposto, produza um texto dissertativo discutindo as possibilidades de interveno dos indivduos, das organizaes pblicas e privadas quanto preservao ambiental.

TEMA 3
O Brasil tem pouco mais de 381 mil ndios de aproximadamente 216 povos. J foram mais de um milho e meio, antes do contato com o branco. E, infelizmente, a contar pelo panorama na sade indgena, a situao no nada animadora. Segundo relatrio da Fundao Nacional de Sade (Funasa), do Ministrio da Sade, cerca de 1,5% dos Xavantes, na regio Centro-Oeste, morreu em 2002 (ltimos dados disponveis). Nada menos do que 74% eram menores de cinco anos. Na maioria, foram crianas vtimas de desnutrio. De acordo com o mesmo documento, a tuberculose e a pneumonia tambm esto entre as principais causas de bitos entre os povos. (TARANTINO, Mnica. Perigo na floresta.Isto , So Paulo, n. 1819, 18 ago. 2004. p. 49.) Com base nessas consideraes, produza um texto dissertativo discutindo as ameaas que pairam sobre os povos indgenas no Brasil e possveis solues para os problemas enfrentados pelos mesmos.

PROPOSTAS DE REDAO ENEM ANOS ANTERIORES

1998: A redao do Primeiro Enem teve como tema Viver e Aprender e teve como base a msica O Que , O Que de Gonzaguinha. 1999: Neste ano, os estudantes tiveram de realizar uma dissertao sobre Cidadania e a Participao Social, na redao o aluno deveria ainda escrever uma proposta de ao social. 2000: Na redao deste ano o tema foi Os Direitos das Crianas e do Adolescentes, no texto, o candidato precisava comentar sobre como enfrentar situaes em que h desrespeito a infncia. 2001: A Redao deste ano tinha como tema A Preservao Ambiental, Nesta redao os candidatos precisavam responder a seguinte questo Como Conciliar os Interesses em Conflito.

2002: Teve como tema O direito de votar: como utilizar-se do voto para promover as transformaes sociais que o Brasil precisa?

2003: A dissertao deste ano teve como tema A violncia na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?. Para realizar a redao, os candidatos tinha recebido diversos textos e dados do Brasil sobre investimento em Segurana Pblica.

2004: Neste ano, o Tema da redao era sobre o A Liberdade de Informao e os Abusos dos Meios de Comunicao.
2005: O redao do Enem deste ano tinha como Tema O Trabalho Infantil. Para realizao da redao foram apresentadas aos candidatos alguns dados sobre o nmero de crianas que trabalhavam no Brasil. 2006: O Tema foi O Poder de Transformao da Leitura. Neste ano o candidato receber diversos textos comentando sobre a importncia de ler.

Respostas Tipos de Textos

2007: A redao deste ano tinha como tema A Diversidade Cultural. Na redao o candidato tinha de refletir de como conviver com as diferenas de crenas, raas, etc. 2008: O Tema foi A Preservao da Floresta Amaznica. na redao o candidato tinha de escolher uma das 3 opes oferecidas e analisar os pontos positivos e negativos de cada uma delas. Entre as possibilidades oferecidas para preservao estavam: Suspender o Desmatamento, Dar incentivo financeiro para proprietrios deixarem de desmatar e a de Maior fiscalizao e aplicao de multas para quem desmatar.

2009: Nesta ltima redao o tema foi A Valorizao da Terceira Idade. Na redao o candidato tinha de escrever uma proposta de ao social.

Texto Narrativo - Exemplo: O casal chegou cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grvida, no se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que no fosse muito caro. No seria muito fcil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel, o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que no havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiana o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que no tinha; na pressa da viagem esquecera os documentos. O viajante tomou a esposa pelo brao e seguiu Adiante, no terceiro hotel tambm no havia vagas. No quarto que era mais uma modesta hospedaria havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. No hotel seguinte tambm no havia vaga, e o gerente, metido a engraado, disse para hospedarem-se ali perto numa manjedoura, pois, apesar de no ser confortvel, no pagariam diria. Para surpresa do gerente, o viajante achou a ideia boa e at agradeceu. No demorou muito, apareceram os trs reis magos, perguntando sobre um casal de forasteiros. E foi a que o gerente comeou a achar que talvez tivesse perdido os hspedes mais importantes j chegados a Belm de Nazar. (SCLIAR, Moacyr. A massagista japonesa. Porto Alegre: L&PM, 1984, p. 49-50)

Texto Descritivo - Exemplo:

A moa tinha ombros curvos como os de uma cerzideira. Aprendera em pequena a cerzir. Ela se realizaria muito mais se desse ao delicado labor de restaurar fios, quem sabe se de seda. Ou de luxo: cetim bem brilhoso, um beijo de almas. Cerzideirinha mosquito. Carregar em costas de formiga um gro de acar. Era ela de leve como uma idiota, s que no o era. No sabia que era infeliz. porque ela acreditava. Em qu? Em vs, mas no preciso acreditar em algum ou em alguma coisa - basta acreditar. Isso lhe dava s vezes estado de graa. Nunca perdera a f. (LISPECTOR, Clarice. A Hora da Estrela)

Texto Argumentativo Exemplo: HUMOR


Partido apresenta discurso poltico de duplo sentido O nosso partido cumpre o que promete. S os nscios podem crer que No lutaremos contra a corrupo. Porque, se h algo certo para ns, que A honestidade e a transparncia so fundamentais Para alcanar os nossos ideais Mostraremos que grande estupidez crer que As mfias continuaro no governo , como sempre. Asseguramos sem dvida que A justia social ser o alvo de nossa ao. Apesar disso, h idiotas que imaginam que Se possa governar com as manchas da velha poltica. Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que se termine com os marajs e as negociatas. No permitiremos de nenhum modo que As nossas crianas morram de fome. Cumpriremos os nossos propsitos mesmo que Os recursos econmicos do pas se esgotem. Exerceremos o poder at que Compreendam que Somos a nova poltica.

Texto Dissertativo Exemplo: Conhecimento cientfico e tecnologia

Em sentido amplo, conhecimento o atributo que tem o homem de reagir frente ao que o cerca. Dessa forma, podemos distinguir trs tipos de conhecimento: o emprico, o cientfico e o filosfico. Com relao ao primeiro, constatamos que, atravs dele, se apreende a aparncia das coisas. Assim, observamos que o conhecimento emprico est situado na esfera do particular. Quanto ao conhecimento filosfico, percebemos que o mesmo vai buscar a essncia do ser, j que o cientista, permanecendo na faixa di fsico, no consegue atingi-la. Em se tratando, porm, do conhecimento cientfico, observamos que o mesmo orientado, sistemtico e formal. A pesquisa cientfica exige mtodo e ordenao. Conhecer alguma coisa analis-la profundamente, obedecendo a uma srie de etapas e fatores. Essa persistncia na busca que vai permitir ao esprito cientfico equacionar os problemas. Cincia e tecnologia precisam caminhar juntas, pois so dois seres que se completam, formando um todo homogneo que, em ltima anlise, deveria visar ao progresso do homem e ao bem comum. Assim, conclumos que, se o conhecimento emprico insuficiente para chegarmos aos universais, o conhecimento cientfico, embora suporte da tecnologia, apresenta as suas limitaes. E, para se autojustificar, necessita do amparo de um conhecimento mais alto: o filosfico.

Texto Injuntivo Exemplo:

Instalando os cartuchos na impressora.


Verifique o contedo da caixa; Aps conectar o cabo de instalao, ligue a impressora; Carregue papel branco comum; Pressione o boto ligar; Abra a porta dos cartuchos e verifique se o carro de impresso est no centro; Remova as fitas adesivas dos cartuchos; Segure os cartuchos com o logotipo para cima; Insira-os nos slots, certificando-se de empurr-los at ouvir um clic; Feche a porta dos cartuchos de impresso; Aguarde alguns instantes at que a pgina de alinhamento seja impressa; Coloque-a voltada para baixo no vidro da impressora e feche a tampa; Pressione o boto digitalizar; Aguarde at que a luz verde pare de piscar. A impressora est pronta para o uso.

You might also like